Administrador

Administrador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia História Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O administrador, ou administrador de empresas, é um profissional que trabalha no setor da administração de uma organização (privada ou pública).

Ele tem um cargo de grande responsabilidade, até porque dele depende a análise e gestão financeira de uma empresa e, consequentemente, a produtividade e lucratividade da mesma.

Se gostas de gestão de empresas, se tens facilidade com números, mas se também adoravas liderar equipas de trabalho, esta é uma profissão muito aliciante.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de administrador. Vais descobrir, aqui, o que faz este profissional, como é o seu dia a dia, quais as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Administrador?

O administrador de empresas faz a gestão e o controlo dos recursos internos de uma organização. Estes recursos incluem as finanças da empresa, recursos materiais, recursos humanos, entre outros.

Embora a administração de uma empresa passe muito pelo setor financeiro, este profissional atua em vários departamentos, de forma a garantir que a produtividade e o lucro aumentem.

Assim, quando não existem profissional dedicados a isso (como gerentes administrativos e diretores de loja), ele também atua diretamente com os funcionários, liderando as equipas, organizando o trabalho e distribuindo as tarefas por cada um dos funcionários.

Pensar em soluções para problemas da organização é também uma função do administrador. Ele tem como objetivo principal aumentar o lucro da empresa, fazê-la crescer e aumentar a produtividade. Por isso, identificar e corrigir problemas organizacionais é uma das suas prioridades.

Atualmente, questões de sustentabilidade e responsabilidade social são muito importantes dentro de uma empresa. Por isso, o administrador é uma peça-chave quanto à adoção de medidas e práticas que assegurem esses quesitos.

Vamos deixar-te aqui um vídeo que explica melhor como é o trabalho do administrador. Ora vê!

Quais as funções do Administrador de Empresas?

O administrador de empresas tem como principais funções planear estratégias e ações dentro de uma organização, organizar e coordenar os recursos (materiais e humanos) para que as metas sejam alcançadas, liderar e supervisionar o trabalho desenvolvido por outros funcionários.

Este profissional trabalha diretamente com diretores e gerentes administrativos, de forma a definir qual o rumo que a empresa irá tomar. Juntos, definem as metas da empresa, assim como as estratégias que serão levadas a cabo para alcançá-las.

Não basta definirmos metas e estratégias para a empresa crescer. O mais importante, sem dúvida, é perceber os recursos humanos e materiais que temos na organização e distribuir esses recursos para obtermos resultados otimizados.

Assim, o administrador tem de distribuir as atividades e tarefas às pessoas mais capacitadas para tais, assim como tem de perceber quais os recursos materiais necessários para que essas tarefas sejam feitas.

Um bom profissional tem também de liderar as equipas para que todos os funcionários trabalhem motivados por um objetivo comum.

Além disso, tem de supervisionar e acompanhar todo o trabalho, com o objetivo de assegurar que os funcionários estão a seguir com aquilo que foi definido, mas também com o intuito de corrigir erros e desvios nos processos implementados.

Dependendo do departamento em que trabalha, ele tem também funções específicas. Vejamos quais são os departamentos em que um administrador pode atuar e quais as tarefas que lhe “cabem”.

Financeiro

O departamento financeiro é aquele mais procurado pelos administradores. Se trabalhares no setor financeiro, serás responsável por tratar de todos os processos de entrada e saída de valores.

O dia a dia de trabalho envolve diferentes tarefas, como, por exemplo:

  • Pagar a fornecedores
  • Receber valores de clientes
  • Controlar o fluxo de caixa
  • Analisar os dados e indicadores financeiros
  • Desenvolver relatórios regulares para demonstrar a saúde financeira da organização
  • Trabalhar com outros gestores para que se criem processos para rediz custos

Recursos Humanos

O departamento deDiretor de Recursos Humanos (RH) recursos humanos é um dos mais importantes quando falamos de estratégia organizacional. Por isso, a procura por administradores para este setor é muito alta.

Estando a trabalhar neste departamento, o administrador é responsável por contratar novos profissionais, dar formação aos funcionários, analisar e avaliar o desempenho das equipas de trabalho e distribuir os funcionários pelas diferentes tarefas.

Marketing

O departamento de marketing é cada vez mais importante dentro de uma organização. No entanto, se pensas que aqui só entram profissionais criativos, estás enganado! Como as ações deste departamento têm influência direta no lucro da empresa, o administrativo ocupa aqui um papel muito importante.

Assim, se seguires administração e fores trabalhar em marketing, serás responsável por desenvolver estratégias para a promoção e divulgação dos serviços e produtos da empresa.

Esse trabalho envolve, por exemplo:

  • Divulgar a imagem da marca de forma positiva
  • Ajudar e apoiar ações para prospeção de clientes
  • Apoiar eventos de projeção da marca
  • Desenvolver projetos e processos que melhorem o departamento comercial

Logística

O departamento de logística também contrata vários administradores, até porque estes profissionais dominam técnicas de gestão e organização relacionadas com a compra, transporte e armazenagem de recursos materiais.

Se vieres a trabalhar neste departamento, serás responsável por fazer a gestão dos veículos e dos equipamentos usados para transportar e mover os produtos. Além disso, irás definir os melhores trajetos para o transporte (tendo em conta a rapidez, custos eficientes e qualidade nos prazos de entrega) e organizar a armazenagem dos produtos.

Vendas

O departamento de vendas, ou departamento comercial, é um dos mais importantes numa organização, até porque dele depende a maior parte dos recursos que entram na empresa.

O administrador que trabalhe neste departamento ficará responsável por desenvolver e levar a cabo estratégias voltadas para o aumento das vendas (aumento da conversão) e aumento da prospeção de clientes.

Além destas tarefas, ele tem também de treinar e formar os vendedores para que a sua abordagem aos potenciais clientes seja mais eficaz. É também responsável por motivar a equipa de vendedores.

Produção

Ao atuar no departamento de produção, o administrador organiza os processos de confeção, assim como controla a equipa envolvida nesses processos. Se quiseres trabalhar neste departamento, encontrarás muitas ofertas em indústrias.

A rotina de trabalho envolve liderar e motivar as equipas, dar formação aos funcionários e desenvolver rotinas de produção eu se tornem mais eficientes e produtivas.

Além destas tarefas, ele também é responsável por:

  • Gerir as atividades financeiras
  • Procurar tecnologias e ferramentas que diminuam os gastos dos processos de produção e aumentem a produtividade
  • Fazer a gestão dos funcionários e supervisionar o trabalho

Consultoria

O administrador pode também atuar como consultor. Aqui, ele vai procurar soluções que ajudem o negócio, aumentem a produtividade e diminuam os custos.

Este profissional vai ajudar os donos de negócios a investirem da melhor forma os recursos da empresa, para que se consigam resultados otimizados.

Assim, este consultor vai procurar propostas inovadoras que tornem o negócio mais rentável, mas também formam os empreendedores sobre a área financeira e sobre o mercado. Além disso, vão ajudar os donos de negócios nos processos de tomada de decisão.

Administração Hospitalar

Sem dúvida, o setor da saúde é um dos que oferece mais oportunidades de emprego na área da administração. Ao trabalhares neste setor, serás responsável por assegurar a organização dos processos em estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas, entre outros).

De entre as várias tarefas, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Organizar e planear a manutenção dos equipamentos médicos, com o intuito de prevenir que estes deixem de funcionar corretamente
  • Definir o número de profissionais de saúde do estabelecimento
  • Fazer o controlo de stock
  • Gerir a limpeza do edifício hospitalar

Saídas no Mercado de Trabalho

Como viste ao longo deste artigo, o administrador atua numa grande variedade de setores empresariais, não só no setor privado, como no público. Podes trabalhar em empresas de diferentes setores, indústrias, e organizações estatais e de saúde.

Sem dúvida, as oportunidades de trabalho são muitas. No entanto, devemos dizer, também, que a concorrência é forte.

Embora a maior parte dos jovens sonhe em ter um cargo em administração numa empresa de grande porte, não podemos esquecer que as pequenas e médias empresas têm tido uma relevância cada vez maior no mercado.

Assim, é possível que nos próximos anos exista uma procura crescente por administradores nestas organizações.

Como entrar na carreira de Administrador?

Se estiveste atento a tudo o que te contamos, percebeste que a carreira de administrador, embora com muita procura por parte das empresas, é também muito concorrida. Por isso, deves apostar fortemente na tua formação universitária.

Sem dúvida, um bom currículo é fundamental para quem quer entrar no mercado de trabalho com toda a força. Nesse sentido, não só deves procurar um curso superior, como deves estar sempre atento a formações ao longo da tua carreira, as quais te vão mantendo a par das novidades do setor.

Assim, o primeiro passo é fazer o curso de Administração, Economia, ou similar. Depois deves fazer especializações, pós-graduações, mestrados e MBAs.

É claro que este é um caminho que vais fazendo ao longo da carreira. No entanto, tens de ter ciente que a tua vida profissional não pode deixar de lado a formação contínua, até porque o mercado está cada vez mais exigente.

Onde estudar para Administrador?

Como vimos, a formação de um administrador não se limita a uma licenciatura. Se queres seguir esta profissão, tens de apostar em formação contínua ao longo de toda a tua vida profissional.

Aqui, vamos deixar-te algumas instituições que oferecem formação em Administração que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser um grande administrador de empresas? Então aposta na tua formação e não deixes de lutar pelo que desejas. Pode ser um caminho longo, mas vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top