Analista de Agência de Turismo

Analista de Agência de Turismo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Geografia História História da Cultura e das Artes Línguas Matemática

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O analista de agência de turismo é o profissional que gere os serviços de viagens de uma agência. Esta é uma das profissões ligadas ao turismo e está presente na hierarquia de carreira em gestão de turismo. Para chegar a este posto, o profissional já passou por assistente de agência de turismo e por agente de viagens.

Para os amantes de viagens e turismo, esta é uma carreira desafiante. Se esse é o teu caso, então tens mesmo de ficar connosco e descobrir tudo sobre a profissão de analista de agência de turismo.

Aqui, vamos mostrar-te o que o analista de agência de turismo faz no seu dia a dia, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para seres bem-sucedido nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Analista de Agência de Turismo?

O analista de agência de turismo é o responsável por gerir todos os serviços de viagens de uma agência de viagens. É ele que trabalha contactos, negoceia com os diferentes fornecedores, assim como cria parcerias importantes para a agência de turismo.

Além de estar em contacto com fornecedores e parceiros, tem de acompanhar os indicadores e preços dos atuais e possíveis fornecedores para conseguir melhores resultados.

Este analista também tem de desenvolver e aplicar a política de viagens. Assim, ele também precisa de se assegurar que todos os outros profissionais de uma agência de turismo aplicam essa política. Portanto, ele acaba por supervisionar a atuação do agente de viagem e do assistente de agência de turismo.

Os objetivos principais do analista de agência de viagens é melhorar os processos da agência, assim como obter melhores resultados financeiros.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

O analista de agência de turismo gere os serviços de viagens dentro de uma agência de turismo. Já o turismólogo, também chamado de analista de turismo, analisa e estuda o turismo de uma região.

A confusão entre estas duas profissões dá-se pela similaridade dos nomes. No entanto, vale a pena aqui dizer que estas são carreiras distintas e com funções bem diferentes.

O analista de turismo, ou turismólogo, promove um determinado destino turístico, desenvolve guias de turismo dessa região, procura estratégias para atrair mais turistas para a região, organiza eventos, entre tantas outras coisas para promoção do turismo numa região.

O analista de agência de turismo pode trabalhar com o turismólogo no sentido de criar roteiros na região em que o analista de turismo atua.

Quais as suas funções

O analista de agência de turismo é o grande responsável por fazer a gestão de parcerias e fornecedores de uma agência de viagens. Assim sendo, o seu dia a dia de trabalho passa muito por estabelecer contactos com várias entidades, tanto parceiras, como potenciais fornecedores, até para garantir uma melhoria de processos e melhores resultados financeiros.

Como qualquer empresa, uma agência de turismo procura fornecedores com uma boa relação qualidade/preço. Da mesma forma que os preços mais baixos podem não ser a escolha acertada, também a qualidade máxima pode não compensar ou fazer tanto sentido.

Por isso, encontrar um equilíbrio entre estes dois fatores é essencial para oferecer um bom serviço e a um preço justo, que permita cobrar aos clientes um valor aceitável.

Desta forma, o analista tem de avaliar os serviços das empresas, acompanhando os indicadores dos fornecedores, mas também tem de pesquisar preços e serviços oferecidos por outros fornecedores, pedindo propostas comerciais e avaliando todas elas.

Conhece também a profissão de Guia de Enoturismo

Saídas no Mercado de Trabalho

Tal como o nome indica, o analista de agência de turismo encontra vagas de emprego em agências de turismo (agências de viagens). Além de poder trabalhar para uma empresa, também pode seguir uma carreira por conta própria, trabalhando como autónomo.

Neste caso, além de ter de contactar fornecedores e estabelecer parcerias, tem também de desempenhar as funções de agente de viagens.

É importante dizer aqui que, antes de decidires seguir uma carreira como autónomo, deves colocar na “balança” os prós e contras de seres o patrão de ti mesmo.

Embora os rendimentos obtidos sejam todos para ti, tens de ter em consideração que os encargos (inclusive fiscais) são muito superiores. Todos os custos são da tua responsabilidade e a carga fiscal é bem superior para o profissional liberal.

Como entrar na carreira de Analista de Agência de Turismo?

Se queres ser analista de agência de turismo, deves apostar numa boa formação académica na área do turismo. As profissões ligadas ao turismo têm tido uma procura muito grandes nos últimos anos, tanto em Portugal, como no Brasil. Por isso, se queres destacar-te no mercado de trabalho, teres nas mãos um bom currículo académico é essencial.

Embora existam cursos profissionais na área do turismo, se a tua ideia é progredir na carreira e chegar a analista, não podes dispensar um curso universitário em turismo.

Se o requisito mínimo é uma licenciatura, devemos alertar para o facto de haver muitos jovens à procura de uma oportunidade. Nesse sentido, o nosso conselho é que prossigas nos estudos e concluas o mestrado, faças uma pós-graduação ou até um doutoramento.

Antes de ires, descobre a carreira de Gestor de Turismo Rural

Onde estudar para Analista de Agência de Turismo?

Se queres seguir a profissão de analista de agência de turismo, então não podes deixar de fazer um curso de turismo. Aqui, deixamos-te alguns cursos em Portugal e no Brasil que podem interessar-te. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser analista de agência de turismo? Então investe em conhecimento, procura uma boa formação, pois vai fazer toda a diferença na hora de conseguires uma oportunidade de emprego na área. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top