Mestre de Bailado

mestre de bailado

O mestre de bailado, ou ensaiador de bailado, é a pessoa que ensina as técnicas de dança aos bailarinos. Eles estão presentes nos treinos e ensaios, assim como no trabalho de manutenção dos bailarinos. 

Outros nomes para esta profissão: Ensaiador, Ensaiador de Bailado, Professor de Bailado, Professor de Ballet

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, História da Cultura e das Artes, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Este é um cargo muito almejado por todos os bailarinos profissionais quando deixam de poder trabalhar como bailarinos nas companhias. 

Como sabemos, a carreira dos bailarinos profissionais é muito curta. Aos trinta e poucos anos já se é um artista “velho” e é preciso encontrar alternativas para viver o resto da vida ativa. Ser mestre de bailado é uma dessas opções. 

Se és bailarino e já estás no fim da tua carreira, então é bom conheceres esta profissão. Além de te poderes manter no mundo da dança, vais encontrar motivos para te sentires realizado e feliz na tua nova profissão. 

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão e como podes entrar nesta belíssima carreira. 

Vamos?

O que faz um Mestre de Bailado?

O mestre de bailado ensina as várias técnicas de dança aos bailarinos da companhia em que trabalham, assim como os bailados que estão no repertório. Ele dirige os ensaios técnicos tendo como objetivo levar ao aperfeiçoamento dos artistas, tanto na execução técnica como na interpretação. 

Este é um trabalho que exige que o mestre, ou ensaiador de bailado, conheça bem a coreografia, mas também é essencial ter um conhecimento profundo das técnicas de dança. Por isso é que esta profissão está destinada aos bailarinos profissionais que se destacaram na sua profissão. 

O seu trabalho não é fazer a coreografia. Esse é o trabalho do coreógrafo. A sua função é treinar com os bailarinos as coreografias dos bailados, assim como aprimorar a técnica de execução de cada um dos bailarinos. 

Quais as suas funções 

A função do mestre de bailado, ou ensaiador, é ensinar as técnicas de dança aos bailarinos, tanto nos treinos e ensaios como no trabalho de manutenção. 

Para isso, ele tem de saber muito bem as coreografias de todos os bailados do repertório da companhia. Ele está à frente dos ensaios técnicos, nos quais trabalha para o aperfeiçoamento da execução técnica dos bailarinos, mas também trabalha para um melhor desempenho na interpretação artística dos bailarinos.

Quando o coreógrafo não está presente, ele também ensaia as coreografias com os bailarinos. Como está apenas a “substituir” o coreógrafo, é essencial manter a identidade deste último. As coreografias têm de ser passadas o mais próximo possível à original, mantendo as indicações do coreógrafo e o “espírito” que ele quer na dança. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para as artes, principalmente para a dança profissional, não é fácil. Quando falamos em bailado, ou ballet, as dificuldades são ainda maiores, até porque o público não é muito. 

Sendo assim, as oportunidades de trabalho para mestres e ensaiadores de bailado não são muitas. Por isso é que só os melhores bailarinos, os bailarinos principais, são chamados a desempenhar estas funções após o fim das suas carreiras como bailarinos.

Não é um mercado de trabalho fácil, mas é uma oportunidade para todos os que se querem manter no mundo da dança, mesmo depois de já não poderem fazê-lo no palco.

Como entrar na carreira de Mestre de Bailado?

Se queres seguir a carreira de mestre de bailado, então tens de, primeiro, destacar-te como bailarino. Como a maioria dos mestres de bailado, ou ensaiadores de bailado, são chamados para esse cargo diretamente, é normal que sejam escolhidos ex-bailarinos profissionais com capacidade técnica exemplar. Daí serem os bailarinos principais os que são chamados para ocupar este cargo. 

Como qualquer profissão artística, começar desde muito novo é essencial. No caso do ballet, ou balé, é muito importante que comeces os treinos em tenra idade, ainda criança. Os treinos têm de ser constantes e devem ser levados a sério.

Nada se consegue sem esforço e dedicação, muito menos quando falamos de carreiras artísticas. O desenvolvimento de um talento não é algo que se consiga do dia para a noite. Por isso, se o que queres é fazer sucesso no mundo da dança, os treinos têm de ser diários, de várias horas por dia.

Quando conseguires um trabalho como bailarino, não deixes de trabalhar muito. Tem um estilo de vida regrado, com boa alimentação, horários bem definidos e horas de sono suficientes para recuperar. É essencial para teres sucesso na profissão. 

É o destaque como bailarino que te vai abrir portas, posteriormente, para a profissão de mestre de bailado.

Onde estudar para Mestre de Bailado?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é seguir a carreira de bailarino e continuares no mundo da dança mesmo após deixares os palcos? Então não deixes de ponderar a profissão de mestre de bailado. Vais manter-te no mundo da dança e vais encontrar motivação para evoluíres sempre, a cada dia mais. Por isso, luta sempre pelos teus sonhos e nunca desistas deles. Acredita, porque nós também acreditamos em ti!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top