Gerente de Restaurante

Gerente de Restaurante

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O/A Gerente de Restaurante é a pessoa que trata de gerir todos os aspetos relacionados com a vida diária destes espaços de alimentação. Este profissional pode também ser o dono do local, ou simplesmente, substituir o dono perante os funcionários e na organização das rotinas.

A gestão de um restaurante é uma atividade muito exigente que requer conhecimentos vários, bem como qualidades pessoais únicas.

Assim, precisa de ter conhecimentos de todas as operações rotineiras, como o serviço de mesa, o serviço da cozinha e o processo geral de atendimento ao cliente. Mas também tem de perceber de Finanças e Administração para gerir esses aspetos mais burocráticos.

Por outro lado, o/a Gerente de Restaurante tem de ter boas capacidades de comunicação pessoais, bem como tato para fazer a gestão de Recursos Humanos. Vê que liderar pessoas é sempre desafiante e requer muito cuidado.

Mas continua a ler para saberes tudo desta profissão tão abrangente.

O que faz um Gerente de Restaurante

O Gerente de Restaurante representa o dono na orgânica do espaço. Assim, tem de zelar pelos interesses financeiros, mas também de reputação do local.

Na verdade, há donos que assumem também a função de Gerente de Restaurante. Mas, cada vez mais, o cargo é entregue a profissionais, pois exige qualificações específicas e formação adequada.

O seu trabalho passa por coordenar todas as equipas do restaurante, desde a cozinha ao salão de refeições. Assim, tem de lidar diretamente com todos os colaboradores, desde o Chefe de Cozinha aos Empregados de Mesa, passando pelo Sommelier ou Escanção.

Conforme as estruturas de organização, pode haver responsáveis de cada departamento, pelo que tratará então de tudo com estes colegas.

Por exemplo, no caso dos espaços de gama alta, é comum haver o Maître de Restaurante que trata de tudo o que esteja relacionado com o serviço de sala. Nessa situação, o Gerente lidará diretamente com o Maître e não com os Empregados de Mesa.

Mas a principal missão do Gerente de Restaurante é assegurar o bom funcionamento do espaço. Para isso, têm de coordenar as operações diárias. Contudo, tem ainda de prever os próximos dias, preparando tudo para que nada falte.

Deste modo, lida também com fornecedores, para assegurar o abastecimento da despensa.

Por outro lado, tem funções administrativas e relacionadas com a Gestão de Empresas. Portanto, tem de manter as boas receitas e precisa de estar focado na melhoria dos lucros. Ao mesmo tempo, precisa de cuidar da qualidade do serviço.

Quais as suas funções

Já ficou evidente que o Gerente de Restaurante trata de todos os aspetos da operação de um espaço destes. Mas o que faz ao certo?

Para entenderes melhor, deixamos-te de seguida uma lista de algumas das suas funções:

  • Organizar os turnos e as férias dos funcionários
  • Contratar novos empregados
  • Avaliar a performance das equipas e ver como a melhorar
  • Definir o Menu com o Chefe de Cozinha
  • Controlar os custos e ver como reduzir despesas
  • Melhorar os lucros
  • Fazer as encomendas junto dos fornecedores
  • Negociar com novos fornecedores
  • Cuidar do stock de produtos e bebidas
  • Zelar pelas normas de segurança alimentar e higiene
  • Responder às queixas dos clientes
  • Fazer relatórios financeiros
  • Resolver conflitos entre funcionários
  • Prever necessidades futuras de produtos e equipamentos
  • Promover a imagem do Restaurante
  • Captar mais e novos clientes.

Quanto ganha um Gerente de Restaurante

O Gerente de um Restaurante costuma receber mais do que os restantes funcionários destes espaços. Trata-se de um cargo de maior responsabilidade e que exige, até, a confiança do dono. Portanto, tudo isso tem de ser compensado.

Mas o valor do ordenado em si depende muito do tipo de Restaurante que esteja em causa. Como é evidente, nos espaços mais famosos e mais caros, os salários são mais altos.

No fim de contas, tudo depende da estrutura do Restaurante e da realidade do mercado onde atua.

Contudo, a experiência e a formação do profissional também são relevantes.

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de Gerente de Restaurante tem sido valorizada ao longo dos últimos anos.

O setor da Restauração tem vindo a profissionalizar-se, pois esse é o caminho para aumentar a qualidade. E a qualidade, no setor alimentar, é o grande diferencial que assegura o sucesso de um estabelecimento.

Portanto, as saídas profissionais também têm vindo a aumentar. Mas as oportunidades dependem muito das qualidades do candidato a emprego.

Assim, na mesma medida em que a Restauração está mais profissional, também os Gerentes de Restaurante precisam de estar mais bem preparados. Assim, vale a pena apostar numa boa formação e em especializações contínuas.

Como entrar na carreira de Gerente de Restaurante

Para se ser um Gerente de Restaurante é preciso saber muito bem como funciona um espaço destes. Assim, ter experiência na Restauração é essencial para agarrar uma boa oportunidade. Mas não é absolutamente necessário ter esse perfil.

É possível entrar na profissão através de cursos nas áreas da Administração de Empresas e até da Gestão Hoteleira. Ou ainda por via de uma formação numa Escola de Gastronomia.

Deste modo, não há um caminho único para conseguir entrar neste mundo. Contudo, é essencial ter gosto e talento para o Atendimento Público, bem como capacidades de liderança de pessoas.

Além disso, é preciso ter conhecimentos de gestão financeira. E saber trabalhar com softwares de gestão de Restaurantes é uma mais-valia.

Por outro lado, ter uma boa formação específica em Gestão de Restaurantes é um passo ainda mais em frente na carreira.

Dicas de como ser Gerente de Restaurante

  • Procura formação profissional
  • Tenta ganhar experiência na Restauração
  • Aprende a gerir pessoas
  • Aposta em formações de resolução de conflitos
  • Aprender a tomar decisões de forma rápida e sob pressão
  • Desenvolve uma visão de futuro do negócio
  • Mantém um bom relacionamento com os fornecedores
  • Faz formações sobre Normas de Segurança e Higiene
  • Melhora a qualidade do atendimento ao público.

Onde estudar para Gerente de Restaurante

Os cursos na área da Restauração têm aumentado muito nos últimos anos, por via da preocupação crescente com a melhoria da qualidade no setor. Assim, é uma questão de procurares a melhor opção para o teu perfil.

Pensa bem no que desejas para o futuro e avalia se será melhor apostar num curso profissional, ou num curso superior.

Por outro lado, se já tiveres formação em Gestão de Empresas, ou no setor da Restauração, podes procurar especializações adicionais para melhorares as tuas hipóteses de seres Gerente de Restaurante.

Para te ajudar nessa procura, fica com as seguintes opções…

Portugal:

Brasil:

Agora que já conheces o que faz um Gerente de Restaurante tens as ideias claras sobre a profissão. É uma área que envolve conhecimentos de Administração e de Finanças, mas também da vida rotineira no mundo da Restauração. Portanto, adivinham-se muitos desafios, muitos problemas, mas também muitos sucessos. Estás preparado/a? Estamos a torcer por ti!

Se ainda não é bem isto o que procuras, experimenta fazer os nossos Testes Vocacionais. São gratuitos e dão dicas de profissões ajustadas ao teu perfil.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top