Analista de Business Intelligence / Analista BI

Analista de Business Intelligence - Analista BI

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O Analista de Business Intelligence ou Analista BI é responsável por transformar os dados recolhidos por uma empresa em conceitos fáceis de entender. Assim, dá uma ideia clara do estado do negócio e aponta caminhos para o seu futuro, com vista a melhorar os resultados.

Os dados são, hoje em dia, o centro da tomada das decisões dos grandes negócios. As novas tecnologias permitem recolher e tratar todas as informações coletadas pelas empresas de uma forma “inteligente”. Estamos, assim, no domínio do Business Intelligence, ou BI.

Os dados revelam detalhes essenciais do negócio e, portanto, são a base das grandes opções estratégicas. Mas é preciso colocar esses dados a “falar”, ou seja, a revelarem o que é importante. Só assim será possível responder a dúvidas e descobrir novos caminhos.

É, neste âmbito, que surge o Analista de Business Intelligence como um profissional essencial. O seu papel ajuda na performance do negócio e, portanto, contribui para os resultados financeiros.

Mas continua a ler para saberes tudo desta profissão!

O que é Business Intelligence

Business Intelligence, ou BI, é, em português, Inteligência de Negócio. Portanto, trata-se de aplicar métodos e ferramentas que permitem extrair dos dados informações valiosas para um negócio. Estamos, por isso, a falar de dados “inteligentes”.

A grande vantagem do BI é transformar dados brutos em informações que mostram a realidade do negócio. Assim, pode abrir a porta a melhorias e a avanços significativos, nomeadamente para aumentar os lucros.

A análise de dados numa perspetiva de Business Intelligence tem especial aplicação em áreas como o Marketing, o E-commerce e o setor financeiro. Assim, o Analista BI pode trabalhar em parceria com profissionais como o Analista Financeiro ou o Analista de Marketing Digital.

Neste âmbito, o Analista de Business Intelligence ajuda a entender o comportamento dos clientes e dos consumidores. Além disso, abre a porta a uma avaliação cuidada do desempenho da própria empresa.

Mas também ajuda a entender melhor o que a concorrência anda a fazer e os resultados disso.

O que faz um Analista de Business Intelligence

Um Analista de Business Intelligence usa os dados para ilustrar o caminho ideal a ser seguido por uma empresa ou organização. Esta será, em resumo, a principal missão desse profissional.

Mas podemos resumir o papel do Analista BI em três vertentes principais:

1. Tratar, limpar e analisar dados

Pelas suas mãos podem passar dados brutos como, por exemplo, as receitas de um negócio, as vendas ou métricas sobre o comportamento dos clientes.

Assim, o seu trabalho passa por tratar esses dados, estruturando-os e “limpando-os” do ruído desnecessário, para serem analisados.

2. Interpretar os dados

O Analista BI também tem de descobrir padrões ou tendências nos números, pois podem ser indicadores de que há algo a melhorar ou a aproveitar de forma mais eficiente.

Repara que uma boa parte do trabalho de um Analista de Business Intelligence é contribuir para melhorar a performance do negócio. Assim, pode ter de estudar uma tendência particular do mercado para entender como é que a empresa se deve adaptar a ela.

3. Partilhar conclusões

Outra parte muito importante do trabalho de um Analista BI é a apresentação visual das conclusões da sua análise. É essencial conseguir comunicar as ideias de forma clara, pois os gestores de negócio devem ter uma perceção exata do que está em causa.

Neste reporte dos resultados da sua análise, também pode fazer recomendações, ou apresentar ideias, de como é que o negócio pode crescer.

Analista de Business Intelligence vs Data Analyst

A função de Analista BI cruza-se com outras neste âmbito do chamado Big Data ou da Data Science. Assim, têm pontos em comum com profissões como Engenheiro de Dados, Cientista de Dados ou Engenheiro de Analytics.

Mas pode ser mais facilmente confundida com a atividade do Analista de Dados / Data Analyst. Contudo, são funções algo distintas.

Deste modo, um Analista de Dados identifica e resolve problemas através de modelos estatísticos e analíticos para ajudar à tomada de decisões numa organização.

Nesse processo, recolhe os dados necessários, “limpa-os”, analisa-os e apresenta as suas conclusões num formato visual fácil de ler.

Já o Analista de Business Intelligence descobre informações valiosas para o negócio através de “armazéns” de dados, ou data warehouses, e usando ferramentas de BI. A sua abordagem é, portanto, mais focada no negócio em si e têm de compreender quais são as necessidades do mesmo.

Após juntar as informações de várias bases de dados e retira os devidos insights, ou seja, as informações importantes, o Analista BI também tem de os apresentar num relatório de fácil leitura.

Assim se vê que têm uma missão semelhante, mas formas diferentes de atuação.

Quais as suas funções

O Analista BI faz a ponte entre os dados e os gestores de uma empresa. Isto quer dizer que é ele que mostra “o retrato” do negócio, apontando as suas falhas e problemas. Mas também identifica o que se pode aproveitar para melhorar.

Quando chega a uma empresa, a primeira tarefa de um Analista de Business Intelligence será fazer uma pesquisa de mercado. Porém, também terá de estudar a própria empresa, bem como os seus clientes.

No fundo, o seu objetivo passará por analisar as forças e fraquezas da empresa, mas também descobrir oportunidades e ameaças do mercado.

Assim, conseguirá apresentar soluções para os eventuais problemas detetados, bem como fazer sugestões do que se pode melhorar.

Desta forma, podemos resumir as funções de um Analista BI ao seguinte:

  • Coletar dados a partir de várias fontes
  • Organizar e filtrar os dados
  • Analisar o que indicam os dados
  • Procurar tendências e padrões nos dados
  • Analisar o mercado
  • Monitorizar a concorrência
  • Avaliar a performance e os resultados internos.

O profissional deve ter aptidões matemáticas e de estatística para detetar padrões e mapear os dados. Mas também precisa de saber usar ferramentas de BI para extração e tratamento dos dados.

Além disso, deve saber apresentar os resultados através de gráficos e mapas que demonstrem de forma clara as conclusões retiradas.

Quanto ganha um Analista BI

A área da análise de dados está em alta no mercado, sobretudo em setores como o financeiro e o do Marketing. Assim, os profissionais de Business Intelligence podem ganhar bem.

Mas tudo depende de vários fatores, incluindo o tipo de empresa onde trabalhe e a sua localização.

Além disso, a experiência do profissional também conta. Um Analista Sénior pode ter um ordenado bem generoso enquanto, no início da carreira, poderá receber valores mais modestos.

As áreas onde esses profissionais são mais bem pagos é na Banca, em outras instituições financeiras e em empresas de Recursos Humanos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Analistas de Business Intelligence podem trabalhar em todo o tipo de empresas e setores de atividade.

Mas as principais oportunidades serão em médias e grandes empresas com uma visão estratégica do negócio. Contudo, até pequenas empresas e start ups estão a contratar estes profissionais.

Repara que os dados são o “petróleo” dos nossos tempos e as empresas já entenderam que é preciso saber interpretá-los da forma certa. Portanto, a procura por Analistas BI tem vindo a crescer, mas deve reforçar-se ainda mais nos anos que aí vêm.

As empresas de Marketing, bancos, seguradoras e outras instituições financeiras estão entre as principais empregadoras de Analistas BI.

Como entrar no Business Intelligence

O Analista BI precisa de ter uma formação multidisciplinar e, portanto, não há um caminho evidente a seguir para chegar a esta profissão.

Há profissionais de Business Intelligence que têm graduação em Engenharia, Economia e até Administração ou Gestão de empresas. Mas também há Analistas autodidatas que foram aprendendo ao logo do seu percurso, seja com cursos livres, seja com a experiência profissional.

Contudo, é cada vez mais importante ter formação adequada. As graduações da área das Tecnologias de Informação são sempre uma boa opção para quem quer seguir a profissão.

Além disso, é uma área onde é preciso estar sempre a estudar porque as mudanças, no mundo das tecnologias, acontecem a grande velocidade.

Por outro lado, é necessário gostar de números e ter jeito para os entender. Mas ter conhecimentos de programação e saber bastante de bancos de dados também são mais-valias.

Principais competências de um Analista BI

  • Conhecimentos de bancos de dados (por exemplo, SQL)
  • Perceber de cubos OLAP (on-line analytical processing), ou seja, dados multidimensionais
  • Entender de ETL (isto é, de extração, transformação e carga de dados)
  • Ter noções de programação
  • Dominar conhecimentos de Estatística
  • Saber usar ferramentas de BI (por exemplo, SaaS ou software como serviço)
  • Dominar ferramentas como DataStudio
  • Ter experiência com Excel
  • Saber Inglês
  • Boas capacidades de comunicação
  • Saber trabalhar em equipa
  • Ter pensamento crítico
  • Ser organizado
  • Ter atenção ao detalhe.

Onde estudar Business Intelligence

A formação é essencial para que o Analista de Business Intelligence se apresente no mercado de trabalho como um profissional qualificado. Repara que é uma área bem exigente, o que requer conhecimentos técnicos sólidos.

Contudo, existem ainda poucas graduações focadas no Business Intelligence. Assim, podes optar por fazer formação em alguma área mais abrangente, como Engenharia, Economia ou até Marketing. Mas depois disso, deves procurar fazer especializações em Data Analytics e em Business Intelligence.

Mas também é fundamental que saibas de assuntos como bancos de dados, programação e visualização de dados. Portanto, concentra-te em cursos que tenham essas componentes.

Para te ajudar, deixamos alguns links por onde podes começar a tua busca…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que faz um Analista de Business Intelligence, já entendeste os desafios da profissão e o que precisas de fazer para seguir esta área. Estás preparado para ser um Analista BI? Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Contudo, se ainda tens dúvidas, usa o nosso Simulador de Profissões para encontrares outras alternativas adequadas às tuas preferências. Não te demores! O futuro é já amanhã.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top