Art Handler

Art Handler

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Química

Idiomas:

Português

O art handler, também chamado de preparador ou manipulador de arte, é o responsável por manusear e armazenar as obras de arte em monumentos e galerias de arte.

Esta profissão requer muito cuidado e atenção aos detalhes. Afinal de contas, estamos a falar de obras de arte, as quais devem ser manipuladas de acordo com as normas e procedimentos corretos, para que estas não sejam danificadas.

Se és estudante de artes visuais e plásticas, se és um artista, ou se apenas tens uma paixão por obras de arte, então esta carreira pode ser muito interessante para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz o art handler, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como outras informações importantes para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Art Handler?

O art handler, também chamado de manipulador de arte, ou preparador de arte, desembala e embala obras de arte, instala as diferentes obras nos locais adequados para a exposição e trata do seu correto armazenamento. Assim, ele é essencial para a conservação e manutenção das obras de arte.

Este profissional lida diretamente com objetos muito valiosos em museus, galerias de arte, ou até para colecionadores particulares, por exemplo. Por isso, ele tem de ser alguém treinado para esta tarefa, capaz de perceber os riscos de danificar uma peça.

É comum que os manipuladores de arte atuem com outros profissionais do ramo, como gerentes de coleção, restauradores, curadores de museus, entre outros. Esta união de forças tem como objetivo assegurar que todas as peças são movimentadas com o máximo de segurança.

Quais as suas funções

O art handler, ou preparador de arte, tem como principal função assegurar a segurança de obras de arte. Para prezar pela manutenção e conservação das peças, ele segue uma série de procedimentos sempre que tem de movê-las, guardá-las, expô-las e transportá-las.

Sempre que uma obra de arte sai de um museu, galeria ou coleção, para outro lugar, o manipulador de arte tem de embalar com todo o cuidado, colocar numa caixa com materiais adequados para a proteção e segurança da obra (esta caixa pode ter de ser feita de propósito para a obra em questão) e levar para o veículo de transporte de obras de arte.

Quando chegam obras de arte ao local, este profissional tem de retirá-las do veículo, transportá-las até ao interior do museu ou galeria e desembalar os objetos com cuidado, tendo sempre em consideração a forma como estes foram embalados e colocados na caixa.

Caso os manipuladores de arte estejam a atuar no transporte, eles têm de acompanhar as peças de arte durante toda a viagem, assegurando-se de que elas estão bem seguras e presas às paredes e chão do veículo. Têm de estar presentes, também, enquanto estas são desembaladas.

Trabalhando num museu ou galeria de arte, o art handler tem de colocar as obras de arte nos locais adequados para a exposição das mesmas. Também podem ficar responsáveis por fotografas as obras de arte e artefactos, assim como escrever relatórios sobre o estado e condições de cada peça.

Outra das suas responsabilidades é fazer o controlo das condições ambientais do espaço de armazenamento e exposição, garantindo que as peças não são danificadas e se mantêm preservadas e conservadas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O art handler, ou manipulador de arte, pode encontrar trabalho em diferentes instituições (privadas e públicas), como, por exemplo:

  • Museus
  • Galerias de Arte
  • Empresas de transporte de arte
  • Colecionadores particulares
  • Empresas de armazenamento de obras de arte

Quanto ao mercado de trabalho, não se encontram muitas vagas de trabalho para os preparadores de arte. No entanto, também não existem muitos jovens a procurar seguir esta carreira.

Sendo assim, a concorrência não será grande e tens grandes chances de conseguir uma oportunidade de trabalho assim que concorreres a uma entrevista para o cargo.

Como entrar na carreira de Art Handler?

Para seguires a profissão de art handler tens de ter conhecimentos sobre o manuseio de obras de arte. Existem procedimentos e normas que devem ser seguidos ao pegar em qualquer peça de arte e deves saber como atuar antes de começares a trabalhar.

É certo que é possível aprender todos esses procedimentos com a prática, mas, como as vagas de trabalho não são muitas, é fundamental que tenhas essa formação anterior.

Se olharmos para as vagas já ocupadas, podemos perceber que a maior parte dos profissionais são, ou foram, artistas plásticos e visuais ou estudantes de arte. Por isso, podemos afirmar que ter essa formação mostra-se indispensável para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Onde estudar para Art Handler?

Para seguires a profissão de art handler, tens de saber como manusear objetos de arte. Por isso, o nosso conselho é que procures uma formação em artes visuais e plásticas, história da arte, restauro e conservação, ou um curso similar.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que podem ser muito interessantes para quem quer seguir esta carreira. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser art handler? Então não desistas e procura uma boa formação. Com toda a certeza, com esforço e dedicação, vais conquistar todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando