Fotógrafo de Dança

fotógrafo de dança

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O fotógrafo de dança é um fotógrafo especializado em fotografar espetáculos e apresentações de dança. Este é um trabalho muito difícil, até porque o fotógrafo e o bailarino têm de “viver” o mesmo em cada fração de segundo.

Este profissional vive a dança quase da mesma forma que o bailarino. O sentimento é o mesmo, mas um expressa-o através dos movimentos do corpo, enquanto outro capta essa emoção atrás da lente de uma câmara fotográfica.

Se gostas de dança e se és um apaixonado por fotografia, então esta profissão pode ser aquela que tanto procuras.

Aqui, vais descobrir, por exemplo, o que faz um fotógrafo de dança, como é o seu dia a dia de trabalho, entre outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Curioso? Então segue connosco!

O que faz um Fotógrafo de Dança?

O fotógrafo de dança tira fotografias de bailarinos durante as suas apresentações e espetáculos. Este profissional é capaz de se entrar na “cabeça” do bailarino, captando aquilo que eles querem transmitir. Ter sensibilidade artística é fundamental, mas é também importante que este fotógrafo entenda os movimentos de dança.

Atualmente encontramos muitos fotógrafos que se têm dedicado a fotografar bailarinos (muito pela ascensão das redes sociais, as quais valorizam esse tipo de fotografia). No entanto, são poucos aqueles que têm tato para captar a imagem perfeita.

A dança é uma arte e, por consequência, os fotógrafos de dança são também eles artistas, sabendo exatamente quando dar o “clique” e captar a imagem perfeita.

Como essa sensibilidade para a dança é fundamental, os grandes fotógrafos de dança são, ou foram em tempos, bailarinos.

Little Shao é um dos mais famosos fotógrafos de dança e ele começou precisamente como bailarino de break dance.

Quais as suas funções

O fotógrafo de dança tem como principal função fotografar bailarinos durante as suas atuações. Esta pode parecer uma tarefa simples, mas não é! O fotógrafo tem de saber o que captar naquela fração de segundo (a expressividade no rosto do bailarino, a perna esticada e as linhas perfeitas do corpo, a energia dos movimentos…).

Para saber o momento exato de captar uma imagem, este profissional tem de viver aquilo que o bailarino está a sentir. Ele tem de sentir cada movimento, cada expressão… Tem de sentir as mesmas emoções que os bailarinos, e ao mesmo tempo…

Sem dúvida, não é fácil e requer paixão pela arte da dança, mas também muita prática e muitas horas a assistir espetáculos de dança.

O dia a dia de trabalho inclui viagens e conhecer pessoas novas a cada passo. Estas são características que atraem muitos jovens para o mundo da fotografia, mas que inclui uma certa dose de sacrifício, até porque significa ficar longe da família por alguns períodos.

A procura pela fotografia perfeita exige que os fotógrafos conheçam bem a arte da dança, mas também o bailarino. Quanto mais conhecemos o bailarino, mais nos conseguimos colocar na sua “pele”. Assim, mais fácil será prever os seus movimentos e captar o melhor que nos oferece.

Conhece também a profissão de Fotógrafo de Cena

Saídas no Mercado de Trabalho

O fotógrafo de dança é, regra geral, um profissional autónomo que vive da sua arte de fotografar bailarinos. Além de fazer exposições com as suas fotografias, pode também ser contratados como freelancers para fotografar um espetáculo ou apresentação.

Em alguns casos, o fotógrafo pode ser contratado por uma companhia de dança ou por um artista para fazer o acompanhamento de uma turné, por exemplo.

Como qualquer artista e profissional autónomo, é fundamental que saibas divulgar o teu trabalho.

Hoje, com a grande relevância da internet e das redes sociais, é essencial que tenhas um bom site, onde divulgas os teus trabalhos e ofereces os teus serviços, assim como um perfil profissional nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Como entrar na carreira de Fotógrafo de Dança?

Se queres seguir a profissão de fotógrafo de dança, tens de fazer um curso de fotografia antes de qualquer outra coisa. Tens de dominar as técnicas fotográficas para conseguires tirar boas fotografias e, por isso, fazer um bom curso de fotografia é uma mais-valia (além de enriquecer o teu currículo).

Embora muitos fotógrafos tenham aprendido a arte sozinhos, ter conhecimentos técnicos ajuda bastante e dão-te uma base muito boa para evoluíres o teu trabalho ao longo de toda a tua carreira.

Para fotografar bailarinos, precisas também conhecer o mundo da dança. Ser, ou ter sido, bailarino é, com toda a certeza, uma vantagem e pode fazer toda a diferença no resultado das fotografias.

Portanto, se nunca dançaste, talvez seja hora de fazeres algumas aulas de dança também. Desta forma, vais conseguir “estar na pele” do bailarino quando estiveres a fotografá-lo.

Onde estudar para Fotógrafo de Dança?

Para te tornares um bom fotógrafo de dança, teres um curso de fotografia é essencial. Existem muitos cursos de Fotografia (profissionais, universitários e até cursos livres) e deves optar por um curso bom que vá ao encontro das tuas aspirações e expectativas.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que talvez te possam interessar, mas não deixes de pesquisar outras entidades que ofereçam esta formação e analisa bem qual a que melhor encaixa naquilo que pretendes.

Portugal:

Brasil:

Adoras fotografia e dança? O teu sonho é fazer uma carreira como fotógrafo de dança? Então vai em frente e nunca desistas daquilo que realmente desejas. Investe numa boa formação, estuda e treina bastante. Com toda a certeza, vais alcançar todos os teus objetivos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top