Copywriter

copywriter

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Copywriter é o profissional que escreve textos persuasivos para que os leitores tomem uma determinada ação imediata, quer seja para vender um produto ou serviço, para convencer os outros num discurso político, ou em qualquer outro setor que tenha necessidade deste nível de persuasão.

Esta é uma profissão ainda muito recente, tendo crescido muito com a Internet, e com a importância da Internet no nosso dia a dia. As oportunidades de emprego são muitas, principalmente no que diz respeito ao Inbound Marketing, área que tem escoado a maioria destes profissionais.

Este profissional tem de ser bom com as palavras e com a comunicação escrita e oral. Por isso, além de ser um escritor (redator) criativo, tem de saber usar as palavras para persuadir o leitor, de forma a que este último atue em conformidade com aquilo que a empresa deseja.

Se queres saber mais sobre esta profissão, então continua a ler este artigo e descobre como é a rotina deste profissional, quais as suas funções em cada área de atuação, as melhores saídas no mercado de trabalho, e como podes entrar na carreira de copywriting.

Vamos?

O que faz um Copywriter?

O copywriter é, no fundo, um redator que tem conhecimento de técnicas específicas que levam os leitores a agir de forma imediata de acordo com as suas sugestões. Ou seja, ele encaminha o leitor para agir de determinada forma, mas sempre de forma consciente.

Ele não mente, nem faz com que o leitor tome uma decisão sem pensar! Com a aplicação das técnicas de copy, consegue com que o leitor tome a ação que ele quer, mas de forma plena, consciente de que é realmente aquilo que ele quer e precisa para a sua vida.

É também o responsável por transformar textos banais em verdadeiras máquinas de conversão. Por isso, estes profissionais precisam, além de criatividade, de um grande poder de persuasão com as palavras.

Ainda não sabes se esta profissão é a melhor para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O profissional de copywriting tem funções distintas, dependendo da área em que trabalha. Sendo assim, aqui vamos mostrar as principais áreas de atuação, detalhando as suas funções em cada uma delas. Ora vê!

Qual o trabalho do Copywriter em Publicidade e Marketing?

Ao trabalhar na área da publicidade e marketing, o copywriter é o profissional que desenvolve os textos que envolvam algum tipo de persuasão. Aqui incluímos, por exemplo, textos para anúncios, panfletos, material a ser entregue ou divulgado em eventos, e-mails, páginas de vendas (internet), mensagens de auto-resposta no site ou e-mail, roteiros para vídeos e podcasts, e banner ads.

No que diz respeito ao trabalho a ser desenvolvido para a internet, é importante que o profissional tenha conhecimentos sólidos de Search Engine Optimization, mais conhecido por técnicas de SEO.

Discursos

Muitos copywriters trabalham para executivos e políticos, desenvolvendo discursos para apresentações em público, como reuniões, eventos ou jantares, por exemplo. Tendo em conta que os discursos têm uma linguagem muito própria, nem todos os escritores são capazes de desenvolvê-los.

O copywriter, por usar técnicas de persuasão, é o profissional perfeito para desenvolver este tipo de trabalho.

O Copywriter em Relações Públicas

O copywriting também é uma técnica usada na comunicação de relações públicas, as quais podem dirigir-se a colaboradores, público em geral, ou clientes de uma empresa.

Neste setor, o copywriter precisa desenvolver vários tipos de textos, como artigos gerais, press kits, cartas ou e-mails com as novidades, ou comunicados de imprensa, por exemplo.

Audiovisual

Estes profissionais podem também trabalhar na área do audiovisual, desenvolvendo os scripts para anúncios (de rádio, televisão, ou canais da Internet).

Material Colateral

Se é verdade que a maioria das empresas não atribui este trabalho ao copywriter, também é verdade que é de extrema importância que este material seja feito por alguém que tenha conhecimentos da técnica de copy.

Por olharem para este tipo de material como algo secundário, a verdade é que a maior parte das empresas apresenta estes materiais com baixa qualidade, precisamente por não ter ninguém capacitado para desenvolvê-lo.

Aqui, podemos incluir, por exemplo, relatórios de contas, relatórios anuais, newsletters, cartas comerciais, booklets, case studies, entre outros.

Material Técnico

Neste caso, os copywriters precisam ter uma formação mais técnica, como engenharia, informática, entre outros, para que consigam escrever sobre temas complexos dentro da área, mas usando as técnicas de copy.

Neste tipo de material, podemos incluir: relatórios, sales sheets, data sheets, white papers, livros de instruções, entre outros.

Saídas no Mercado de Trabalho

O copywriting é, sem dúvida, uma das profissões de futuro em todo o mundo, incluindo em Portugal e no Brasil. Sabendo que estes profissionais têm habilidades e capacidades persuasivas muito fortes, com conhecimentos para que os outros atuem da forma que querem, são fundamentais para qualquer tipo de negócio.

Além disso, com o aumento dos suportes digitais, a necessidade de conteúdos diversos é maior, o que implica o trabalho de um copywriter nos mais diversos sentidos, seja em artigos para sites, páginas de vendas, e-mails, roteiros para vídeos, entre tantos outros.

É possível fazeres parte de uma equipa de marketing e criação de conteúdos numa empresa. No entanto, a maior parte dos profissionais opta por seguir uma carreira freelancer, desenvolvendo projetos para vários clientes.

Como profissional autónomo, tens a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, desde que tenhas uma ligação à Internet. Se estiveres a trabalhar para uma empresa, é possível também adotar o teletrabalho, mas pode haver a exigência de deslocações à empresa.

Como entrar na carreira de Copywriter?

Uma das grandes vantagens da profissão de copywriter é que não precisas ter um curso superior para poderes exercer. No entanto, é fundamental que tenhas gosto pela escrita, e que consigas, realmente, desenvolver bons textos.

Apesar disso, é importante que os futuros profissionais estudem aprofundadamente as técnicas de copywriting. Ninguém se pode intitular de copywriter se não souber essas técnicas e se não souber aplicá-las.

Como tal, se queres seguir esta profissão, é importante tirares alguns cursos com profissionais qualificados.

Onde estudar Copywriting?

Portugal:

Brasil:

Se estás a pensar seguir esta profissão, então sabe, desde já, que o teu futuro está garantido. É olhada já como a profissão mais promissora para os jovens e recém-formados. Não deixes de investir em conhecimento, porque sem ele será difícil tornares-te um bom profissional. Estuda e conquista um brilhante futuro!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top