Analista de Desempenho Desportivo

Analista de Desempenho Desportivo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O Analista de Desempenho Desportivo recolhe informações sobre a prestação dos Atletas e/ou das suas equipas. O objetivo é ajudar a melhorar o seu desempenho através das melhores técnicas e táticas dentro do desporto que praticam.

A Análise de Performance ou de Desempenho é uma área cada vez mais importante no universo do desporto de alto rendimento. Os clubes vêm apostando na observação e análise cuidadas para tomarem decisões desportivas.

Assim, entra em campo o Analista de Desempenho Desportivo. Em algumas das equipas de topo, por exemplo no futebol, esse profissional faz parte das equipas técnicas como um dos adjuntos do Treinador. Mas isso depende bastante da estrutura do próprio clube.

Fica connosco para saberes tudo dessa profissão!

O que faz um Analista de Desempenho Desportivo

A Análise de Performance passa por avaliar o desempenho desportivo para melhorar a estratégia de uma equipa ou de um Atleta Profissional. Assim, obtêm-se informações detalhadas sobre a prestação individual e/ou coletiva para ajudar os Treinadores a tomarem decisões.

Essa ajuda pode relacionar-se com questões táticas, por exemplo, quanto ao melhor esquema de jogo frente a um adversário. Mas também pode ter a ver com a escolha de um Jogador de Futebol em detrimento de outro, conforme indicadores de jogos anteriores.

Além disso, o Analista de Desempenho também pode indicar dados para a melhoria da Performance e dos resultados.

Até há pouco tempo, o trabalho, neste âmbito, consistia apenas no registo em vídeo dos treino e dos jogos, bem como na análise isolada dessas imagens. Portanto, era sobretudo um cargo técnico que misturava saberes de futebol com funções de Operador de Vídeo e até de Videomaker.

Contudo, o papel do Analista de Desempenho evoluiu. Hoje em dia, reúne mais competências, por exemplo, para usar as novas tecnologias que existem nesta área.

Há ferramentas que permitem recolher e tratar uma série de dados de forma fácil e rápida. Deste modo, o Analista lida com o chamado Data Analytics para retirar dos números conclusões que ajudem os Treinadores e as suas equipas.

Departamento de Análise de Performance do Manchester City

Espreita como funciona o Departamento de Análise de Performance do Manchester City no vídeo que se segue…

Quais as suas funções

O trabalho de um Analista de Desempenho Desportivo passa por fazer análises quantitativas, mas também qualitativas. Isto significa que lida com números, mas também com imagens.

A sua atuação pode passar por várias áreas, tais como:

  • Análise de jogos da própria equipa
  • Observação de jogos dos adversários
  • Análise de Metodologia de Treino.

Nas estruturas mais organizadas, há elementos diferentes para cada tipo de análise. Mas, em alguns clubes, será preciso que um único Analista acumule várias funções, conforme as necessidades.

Em termos gerais, o Analista de Performance precisa de perceber porque é que certos lances ocorrem num jogo, seja para os repetir, seja para os evitar.

Além disso, procura entender a filosofia e forma de jogar de um rival, para saber como se pode anular. No fundo, trata-se de procurar as falhas e os pontos fortes dos adversários, para definir a melhor estratégia para os defrontar.

A mesma ideia se aplica à própria equipa, sendo que o Analista precisa de revelar ao Treinador quais são os aspetos que precisa de melhorar, bem como as estratégias certas para isso.

O que faz um Analista de Desempenho no futebol

Podemos resumir as funções de um Analista de Desempenho no universo do futebol aos seguintes tópicos:

  • Gravar jogos e sessões de treino
  • Analisar equipas e adversários antes dos jogos
  • Editar imagens para fazer relatórios
  • Atualizar bases de dados para analisar tendências
  • Preparar apresentações e resumos para os Treinadores e/ou Jogadores
  • Fazer análises de dados específicos a pedido do Treinador
  • Fazer relatórios de Performance
  • Observar eventuais reforços a contratar como Scout / Olheiro de Futebol
  • Interpretar, analisar e divulgar dados de Desempenho.

Quanto ganha um Analista de Desempenho Desportivo

Os valores pagos neste domínio podem variar muito conforme a dimensão do clube onde trabalhem, e até o país.

Os profissionais que atuam no mundo do futebol estão entre os que mais ganham. Em clubes como o Manchester City, por exemplo, os valores podem ser bem interessantes!

Contudo, as oportunidades nessa área não são assim tantas. Até porque nem todos os clubes conseguem investir em Departamentos de Performance Desportiva.

Mas é, sem dúvida, uma profissão que pode garantir bons rendimentos – basta ter sucesso!

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Analistas de Desempenho podem trabalhar nas mais diversas modalidades, o que aumenta as hipóteses de encontrar vagas de emprego.

Uma das áreas onde a atividade tem crescido bastante, nos últimos anos, é no futebol profissional. Há uma vaga nova de Treinadores que valorizam a importância da estratégia e que aproveitam as novas tecnologias para melhorar os resultados das suas equipas.

O famoso Pep Guardiola, Treinador do Manchester City, é um deles, com uma forte aposta na perfeição do jogo tático.

Assim, o City tem um forte departamento de Desempenho, com o apoio de vários Analistas e até de Cientistas Desportivos. O foco é reunir o máximo de dados possíveis, para ter um elevado conhecimento do adversário e da própria equipa.

Neste sentido, cada vez mais as equipas técnicas incluem estes Analistas de Performance, a par dos adjuntos e dos Preparadores Físicos.

Portanto, até clubes de divisões inferiores têm estes profissionais nas suas estruturas técnicas. Mas, nestes casos, por vezes, acumulam essa função com a de Treinador. Portanto, o cargo de Analista é, sobretudo, uma paixão que aproveitam para aperfeiçoar, para ganhar currículo e experiência.

Noutro sentido, existem também canais desportivos que contratam Analistas de Desempenho para comentarem os jogos. É uma forma de darem aos espetadores mais e melhor informação.

Outra saída possível são as empresas de Agenciamento de Jogadores, como forma de apoio aos Empresários de Futebol para fazerem as melhores escolhas em termos de apostas de futuro.

Como ser Analista de Desempenho Desportivo

O percurso típico de um Analista de Desempenho Desportivo passa por uma formação académica em Educação Física. Depois disso, tende a fazer especializações em Futebol, Treino de Alta Performance, Metodologia de Treino ou Análise e Observação de Jogo.

Além disso, também pode fazer cursos de Scouting e formações da UEFA para Treinadores.

Contudo, o profissional até pode começar por estudar Engenharia Informática ou Estatística, ou outra área. Nestes casos, terá de complementar essa formação de base com especializações na área específica do Desporto e da Performance.

Para lá do estudo, deves procurar fazer estágios em clubes profissionais. Muitos deles costumam apoiar o seu trabalho de Análise de Desempenho em jovens estagiários, o que permite reduzir alguns custos nos seus Departamentos de Performance.

Mas há alguns Analistas de Desempenho recém-formados que fazem estágios nos grandes clubes e que depois, têm dificuldades em começarem por “baixo”, em equipas menores. Não deves recear esse passo. Pelo contrário, deves pensar nisso como uma oportunidade de te aperfeiçoares e melhorares rumo a voos mais altos!

Neste processo, deves preparar-te para passar alguns sacrifícios nos primeiros anos. Alguns clubes tentarão contratar-te como estagiário não remunerado. Mas, mesmo assim, pode ser uma oportunidade de ganhar experiência e currículo – além do que vais conhecer pessoas da área que te podem abrir as portas.

A participação em eventos desportivos é também uma boa forma de alargar a rede de contactos e de ter acesso a mais oportunidades.

 Que qualidades é preciso ter para ser Analista de Performance?

Nesta área, é preciso ter as qualidades típicas de qualquer Analista, seja Financeiro ou de Business Intelligence. Assim, é importante ter elevada capacidade crítica e de análise, bem como capacidades matemáticas.

Mas, para lá disso, algumas das principais competências de um Analista de Desempenho são as seguintes:

  • Elevado conhecimento do desporto onde atua
  • Ótimas capacidades de comunicação
  • Excelente nas relações interpessoais
  • Saber ouvir para adaptar o trabalho às necessidades
  • Conseguir distinguir entre dados importantes e irrelevantes
  • Apresentar relatórios claros e fáceis de perceber
  • Gostar de Estatística
  • Elevadas capacidades de análise.

Onde estudar para Analista de Desempenho Desportivo

Habitualmente, quem segue esta área faz formação de base em Educação Física ou em Ciências do Desporto. Depois disso, há pós-graduações em Análise de Performance ou cursos na área da Observação e Análise de Treino que são boas alternativas para quem quer seguir essa área.

Vamos deixar-te alguns links, já de seguida, para começares a tua busca pela formação mais certa para o teu perfil…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres percebido o que faz um Analista de Desempenho Desportivo, já entendeste como é uma profissão cada vez mais essencial, nomeadamente no futebol.

Assim, só tens de avaliar se é o que queres para o teu futuro. A resposta é positiva? Deita mãos à obra e lança-te ao sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas e não sabes bem o que queres fazer com a tua vida profissional, faz estes Testes Vocacionais. Vais descobrir que profissões são as mais certas para o ti.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando