Engenharia Civil

Engenharia Civil

A engenharia civil é a área da engenharia que se dedica à projeção e construção de infraestruturas. É também a área que se dedica à manutenção das mesmas, sejam elas residenciais, comerciais, ou de outros tipos, como pontes, túneis, entre outros. O engenheiro civil é aquele que está à frente de todo o projeto, levando a cabo a conceção do projeto, e liderando a equipa de construção.

Outros nomes para esta profissão: Engenheiro Civil

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Geometria Descritiva, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

Para levar a cabo o seu trabalho, os engenheiros civis precisam de conhecimentos profundos de matemática, ciências, assim como de tecnologias e ferramentas.

Nos últimos anos, com a crescente preocupação com o meio ambiente, o engenheiro civil passou também a estudar o impacto ambiental das suas construções. Todas as infraestruturas influenciam o meio em que estão inseridas. Como tal, os engenheiros precisam estudar bem o impacto que terá no meio ambiente, e projetar a construção para que esse impacto seja o menor possível.

Se é interessado na área, fique a saber tudo sobre esta profissão aqui! Descubra o que faz um engenheiro civil no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, como pode entrar na carreira de engenharia civil, e quais as saídas no mercado de trabalho. Confira!

O que faz um Engenheiro Civil?

O engenheiro civil elabora projetos de infraestruturas, faz o planeamento e a gestão das obras. Também está responsável por fiscalizar outros projetos de construção.

As maiores das obras levadas a cabo pelos profissionais de engenharia civil incluem edifícios, estradas, túneis, barragens, aeroportos, pontes, sistemas de esgotos, sistemas de abastecimento de água, entre outros.

Para conseguirem desenvolver obras deste porte, os engenheiros civis necessitam de conhecimentos sólidos na área das ciências exatas. Além disso, é importante que tenham uma boa comunicação, pois precisam liderar grandes equipas multidisciplinares, e de vários níveis.

O engenheiro civil segue sempre um código de ética, até porque o seu trabalho tem de garantir a segurança de todos, além de influenciar diretamente a sociedade em geral.

O profissional da engenharia civil pode trabalhar em diversos locais, dependendo da sua especialidade. No entanto, a maioria dos engenheiros trabalha em empresas de consultadoria, as quais são responsáveis pela criação de projetos de construção.

No seu dia a dia, o profissional visita os locais onde se irão realizar as obras, trabalhando com vários profissionais de diferentes áreas, e comandando várias equipas técnicas.

Nas últimas décadas, com o aumento crescente da urbanização, os engenheiros civis enfrentam o desafio de racionalizar o espaço disponível, fazendo construções que otimizem um espaço cada vez mais ocupado.

Além disso, ele precisa usar os recursos naturais de forma racional, tendo em conta a sua, cada vez maior, escassez. Por isso, os engenheiros civis procuram sempre usar meios de desenvolvimento sustentáveis.

O engenheiro civil também se foca no melhoramento das infraestruturas urbanas, assim como fica responsável pela sua manutenção.

Tendo em conta a preocupação com a qualidade de vida, também se preocupam com o fornecimento de energia, água, assim como estão focados em garantir um descarte dos resíduos de forma eficaz e com um menor impacto ambiental.

Quais as suas funções

As funções de um engenheiro civil variam bastante de acordo com a sua área de atuação, assim como qualquer outra área profissional. Sendo assim, veremos agora, em detalhe, quais as funções de um profissional de engenharia civil para cada uma das mais importantes áreas de atuação.

Recursos Energéticos

O engenheiro civil que trabalha na área dos recursos energéticos está em estreita ligação com os engenheiros ambientais, assim como profissionais das energias renováveis e alternativas.

Além de se preocupar com a conversão e conservação da energia durante o projeto e construção das infraestruturas, ele também leva em consideração os impactos no meio ambiente, assim como a eficiência ambiental.

Construção

O engenheiro a trabalhar na área da construção atua diretamente com a gestão e a execução das obras. É ele que elabora todo o projeto, tendo em conta diferentes fatores, como custos, segurança e eficiência. De entre as várias funções, o engenheiro cria as fundações das infraestruturas, desenvolve acabamentos, constrói túneis, entre muitas outras.

Transportes

A engenharia civil também tem uma área especializada em transportes. O engenheiro fica responsável por desenvolver sistemas de transportes e é ele que faz a sua manutenção. Para desenvolver o seu trabalho, o engenheiro faz o desenho dos sistemas rodoviários, ferroviários, hídricos ou aeroviários, assim como a sua planificação. Ele também fica responsável pela manutenção desses sistemas de transportes.

Estruturas

Neste caso, o engenheiro civil fica responsável por projetar estruturas de diferentes edificações, garantindo a segurança, assim como a eficiência económica.

Mapeamento

Para se desenvolver uma infraestrutura, é necessário que antes se faça um levantamento da área. Este é o trabalho de mapeamento, o qual é desenvolvido pelos engenheiros.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área da engenharia civil varia muito de acordo com o setor da construção civil. Então, quando a construção civil está em alta, a empregabilidade de engenheiros civis é muito grande. E o contrário também se verifica.

A boa notícia é que, embora em alturas de crise este setor sofra bastante, quando a economia começa a reagir, é o primeiro a levantar.

Os engenheiros civis podem atuar em diferentes tipos de empresas, como empresas de construção (construtoras), escritórios de desenvolvimento de projetos, empresas de engenharia civil, indústrias e no setor público.

Como entrar na carreira de Engenharia Civil

Para entrar nesta carreira em Portugal precisa de concluir o mestrado integrado em engenharia civil, disponível em universidades públicas e privadas. O diploma deve ser validado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Além disso, deve estar inscrito da Ordem dos Engenheiros.

No Brasil, tem de ter o diploma superior de um curso de engenharia civil que seja reconhecido pelo MEC, assim como deve estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetira e Agronomia).

Onde estudar Engenharia Civil

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de engenharia civil, invista na sua formação. O mercado de trabalho é muito bom, além de oferecer salários atrativos e acima da média. Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima