Auxiliar de Iluminação

auxiliar de iluminação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O auxiliar de iluminação, também chamado de assistente de iluminação ou auxiliar de iluminador, é o profissional que trabalha com o designer de iluminação (ou iluminador) e lhe presta apoio na operação e na montagem dos equipamentos e sistemas de luz.

Este profissional atua na área da cultura e dos espetáculos, podendo trabalhar em cinema, televisão, teatro, música, entre outros setores artísticos e culturais.

Sem dúvida, o mundo das artes encanta muitas pessoas e não é difícil perceber porquê. As luzes, o palco, artistas diversos, tornam o meio artístico glamouroso e fascinante.

Se és uma das pessoas apaixonadas por este mundo, mas se não queres ficar sob as luzes da ribalta, então a profissão de auxiliar de iluminação pode ser uma excelente oportunidade de trabalhares na área.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, entre outros detalhes.

Estás curioso para saber mais? Então continua connosco!

O que faz um Auxiliar de Iluminação?

O auxiliar de iluminação, ou auxiliar de iluminador, ajuda o iluminador, ou designer de iluminação, a operar os sistemas de luz, assim como o ajuda na montagem e transporte dos equipamentos.

Além disso, ele é o responsável por manter os equipamentos e outros materiais limpos e bem armazenados, para que estes não se estraguem ou danifiquem.

Este pode ser o primeiro passo para quem quer tornar-se um designer de iluminação. Embora possas iniciar a carreira como iluminador, o mais comum é que comeces como auxiliar, até porque o dia a dia de trabalho é desafiante e a prática permite-te resolver muitos problemas que surgem.

Então, com experiência como auxiliar, e aprendendo com profissionais que já trabalham na área há mais tempo, vais conseguir melhores resultados.

Para entendermos o que faz o assistente de iluminação, é importante olharmos para o trabalho do iluminador.

Este último é responsável pelos projetos de luz nas artes cénicas e espetáculos. Além de operar a mesa de luzes, ele também é a pessoa que desenvolve o projeto de iluminação do espetáculo.

Agora que percebemos um pouco melhor o trabalho destes profissionais, vamos ver as funções que o assistente de iluminação tem no seu dia a dia.

Quais as suas funções

A principal função do auxiliar de iluminador é ajudar o designer de iluminação em todas as suas atribuições. Podemos dizer que este é o braço direito do iluminador e está ali para ajudá-lo em tudo o que for preciso.

Entre as diferentes funções que tem no seu dia a dia, podemos referir aqui, por exemplo:

  • Operar sistemas de luz
  • Transportar equipamentos
  • Montar os equipamentos de luzes
  • Limpar equipamentos, materiais e instrumentos dos sistemas de luz
  • Conservar e fazer manutenção aos equipamentos, materiais e instrumentos

Sendo auxiliar do designer de iluminação, é importante que tenha, pelo menos, conhecimentos básicos na área. Portanto, é desejável que tenha conhecimentos técnicos sobre os diferentes equipamentos (hardware e software).

Durante os eventos, o auxiliar também pode trabalhar com arquitetos, técnico de iluminação e roadies. O gosto pelo trabalho em equipa é, então, essencial para quem quer seguir esta profissão.

Ainda não sabes se esta é a melhor carreira para ti? Então faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

Como auxiliar de iluminação, trabalhas exatamente nos mesmos setores que o designer de iluminação. Sendo assim, vais atuar em todas as áreas que necessitem de projetos luminotécnicos. Vejamos!

  • Teatro
  • Cinema
  • Televisão
  • Espetáculos de música ao vivo
  • Espetáculos de circo
  • Óperas e musicais
  • Bailados
  • Entre outros espetáculos

Embora o mercado profissional da cultura e das artes não seja muito bom, principalmente para os artistas, a verdade é que os profissionais da área técnica encontram boas oportunidades. Não são muitas as pessoas qualificadas na área, o que abre portas para aqueles que tenham uma boa formação.

Apesar de encontrares muitas vagas de trabalho, devemos dizer que a maior parte destas é para trabalhos freelancers. Como sabes, os freelancers são profissionais autónomos.

No mundo do espetáculo, é comum que estes profissionais sejam contratados sazonalmente ou para um projeto isolado. Por isso, um contrato de trabalho é raro.

Ainda não conheces o nosso Simulador? Descobre as profissões que encaixam nos teus gostos!

Como entrar na carreira de Auxiliar de Iluminação?

Para seguires a profissão de auxiliar de iluminação, embora não precises de uma formação, o ideal é que tenhas um curso técnico ou superior na área do som e iluminação. Este curso é ainda mais importante se quiseres crescer na carreira.

Além disso, como vimos antes, há falta de profissionais qualificados no mercado, o que faz com que as pessoas com formação encontrem mais e melhores oportunidades.

Um estágio é sempre uma boa maneira de ingressares no mercado de trabalho. Não podemos deixar de dizer, aqui, que nesta área as recomendações são muito importantes.

A maior parte dos empregadores pede referências a outros profissionais da área. Por isso, quanto mais pessoas conhecerem o teu trabalho, melhor! Um estágio é sempre uma boa porta de entrada, pois, se gostarem do teu trabalho, vão recomendar-te para outros projetos. Então, dá sempre o melhor de ti!

Antes de ires, conhece também a carreira de Diretor Técnico (Espetáculos)

Onde estudar para Auxiliar de Iluminação?

Como vimos, não é obrigatório teres uma formação para seguires a profissão de assistente de iluminação. No entanto, um curso vai trazer-te várias vantagens. Conseguirás um trabalho mais rápido e vais conseguir crescer na carreira.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Sempre quiseste trabalhar no mundo artístico? A profissão de auxiliar de iluminação deixou-te entusiasmado? Então investe na tua formação, pois vai fazer toda a diferença. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top