Auxiliar de Iluminação

auxiliar de iluminação

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O auxiliar de iluminação, também chamado de assistente de iluminação ou auxiliar de iluminador, é o profissional que trabalha com o designer de iluminação (ou iluminador) e lhe presta apoio na operação e na montagem dos equipamentos e sistemas de luz.

Este profissional atua na área da cultura e dos espetáculos, podendo trabalhar em cinema, televisão, teatro, música, entre outros setores artísticos e culturais.

Sem dúvida, o mundo das artes encanta muitas pessoas e não é difícil perceber porquê. As luzes, o palco, artistas diversos, tornam o meio artístico glamouroso e fascinante.

Se és uma das pessoas apaixonadas por este mundo, mas se não queres ficar sob as luzes da ribalta, então a profissão de auxiliar de iluminação pode ser uma excelente oportunidade de trabalhares na área.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, entre outros detalhes.

Estás curioso para saber mais? Então continua connosco!

O que faz um Auxiliar de Iluminação?

O auxiliar de iluminação, ou auxiliar de iluminador, ajuda o iluminador, ou designer de iluminação, a operar os sistemas de luz, assim como o ajuda na montagem e transporte dos equipamentos.

Além disso, ele é o responsável por manter os equipamentos e outros materiais limpos e bem armazenados, para que estes não se estraguem ou danifiquem.

Este pode ser o primeiro passo para quem quer tornar-se um designer de iluminação. Embora possas iniciar a carreira como iluminador, o mais comum é que comeces como auxiliar, até porque o dia a dia de trabalho é desafiante e a prática permite-te resolver muitos problemas que surgem.

Então, com experiência como auxiliar, e aprendendo com profissionais que já trabalham na área há mais tempo, vais conseguir melhores resultados.

Para entendermos o que faz o assistente de iluminação, é importante olharmos para o trabalho do iluminador.

Este último é responsável pelos projetos de luz nas artes cénicas e espetáculos. Além de operar a mesa de luzes, ele também é a pessoa que desenvolve o projeto de iluminação do espetáculo.

Agora que percebemos um pouco melhor o trabalho destes profissionais, vamos ver as funções que o assistente de iluminação tem no seu dia a dia.

Quais as suas funções

A principal função do auxiliar de iluminador é ajudar o designer de iluminação em todas as suas atribuições. Podemos dizer que este é o braço direito do iluminador e está ali para ajudá-lo em tudo o que for preciso.

Entre as diferentes funções que tem no seu dia a dia, podemos referir aqui, por exemplo:

  • Operar sistemas de luz
  • Transportar equipamentos
  • Montar os equipamentos de luzes
  • Limpar equipamentos, materiais e instrumentos dos sistemas de luz
  • Conservar e fazer manutenção aos equipamentos, materiais e instrumentos

Sendo auxiliar do designer de iluminação, é importante que tenha, pelo menos, conhecimentos básicos na área. Portanto, é desejável que tenha conhecimentos técnicos sobre os diferentes equipamentos (hardware e software).

Durante os eventos, o auxiliar também pode trabalhar com arquitetos, técnico de iluminação e roadies. O gosto pelo trabalho em equipa é, então, essencial para quem quer seguir esta profissão.

Ainda não sabes se esta é a melhor carreira para ti? Então faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

Como auxiliar de iluminação, trabalhas exatamente nos mesmos setores que o designer de iluminação. Sendo assim, vais atuar em todas as áreas que necessitem de projetos luminotécnicos. Vejamos!

  • Teatro
  • Cinema
  • Televisão
  • Espetáculos de música ao vivo
  • Espetáculos de circo
  • Óperas e musicais
  • Bailados
  • Entre outros espetáculos

Embora o mercado profissional da cultura e das artes não seja muito bom, principalmente para os artistas, a verdade é que os profissionais da área técnica encontram boas oportunidades. Não são muitas as pessoas qualificadas na área, o que abre portas para aqueles que tenham uma boa formação.

Apesar de encontrares muitas vagas de trabalho, devemos dizer que a maior parte destas é para trabalhos freelancers. Como sabes, os freelancers são profissionais autónomos.

No mundo do espetáculo, é comum que estes profissionais sejam contratados sazonalmente ou para um projeto isolado. Por isso, um contrato de trabalho é raro.

Ainda não conheces o nosso Simulador? Descobre as profissões que encaixam nos teus gostos!

Como entrar na carreira de Auxiliar de Iluminação?

Para seguires a profissão de auxiliar de iluminação, embora não precises de uma formação, o ideal é que tenhas um curso técnico ou superior na área do som e iluminação. Este curso é ainda mais importante se quiseres crescer na carreira.

Além disso, como vimos antes, há falta de profissionais qualificados no mercado, o que faz com que as pessoas com formação encontrem mais e melhores oportunidades.

Um estágio é sempre uma boa maneira de ingressares no mercado de trabalho. Não podemos deixar de dizer, aqui, que nesta área as recomendações são muito importantes.

A maior parte dos empregadores pede referências a outros profissionais da área. Por isso, quanto mais pessoas conhecerem o teu trabalho, melhor! Um estágio é sempre uma boa porta de entrada, pois, se gostarem do teu trabalho, vão recomendar-te para outros projetos. Então, dá sempre o melhor de ti!

Antes de ires, conhece também a carreira de Diretor Técnico (Espetáculos)

Onde estudar para Auxiliar de Iluminação?

Como vimos, não é obrigatório teres uma formação para seguires a profissão de assistente de iluminação. No entanto, um curso vai trazer-te várias vantagens. Conseguirás um trabalho mais rápido e vais conseguir crescer na carreira.

Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Sempre quiseste trabalhar no mundo artístico? A profissão de auxiliar de iluminação deixou-te entusiasmado? Então investe na tua formação, pois vai fazer toda a diferença. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

1 comentário em “Auxiliar de Iluminação”

  1. Avatar

    Então faz tempo que trabalho com eventos mas trabalho na função de carregador descarregando as keizes as vezes a gente da um apoio também mas devido a paga ser muito pouco pretendo se aprofundar mais no assunto fazer um curso de iluminação entrar na ária como auxiliar de iluminador pra começar eu gosto desse trampo som luz gosto e vou fazer o curso e se souberem uma escola aqui são Paulo e poderem me passarem o endereço eu agradeço ok muito obrigado !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando