Greenkeeper

Greenkeeper

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Geologia Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O Greenkeeper é o Operador de Manutenção em Campos de Golfe e, portanto, cuida da manutenção e gestão destes espaços, bem como de relvados ou gramados. É uma tarefa bem exigente, pois é quase uma ciência para deixar tudo perfeito para os praticantes das modalidades. Vem saber tudo sobre essa profissão de futuro…

O Golfe é uma área que continua a crescer e a movimentar milhões de dólares todos os anos. Trata-se, portanto, de um nicho do Turismo com muito potencial lucrativo, pois continua a ser praticado por pessoas de elites ou com boa capacidade financeira.

Deste modo, as profissões do setor estão em alta e assim devem ficar nos próximos anos. O Greenkeeper é, precisamente, uma dessas “profissões de futuro” dentro do golfe, pois estudos feitos na área das qualificações concluíram que vai ter uma boa empregabilidade nos próximos anos.

Mas nota que os profissionais do setor começaram por ser tratados como Groundkeepers, pois tinham também de cuidar de caminhos, parques e da floresta em redor do campo de golfe.

Muitas vezes, eram também golfistas que faziam tudo! Assim, passavam os seus dias no campo, entre jogadas e os trabalhos de manutenção.

Contudo, atualmente, a profissão é altamente especializada e muito importante no domínio do golfe.

É curioso que, nos EUA, o Greenkeeper é um operário de máquinas que trabalha em campos de golfe. Já quem efetivamente faz a manutenção destes espaços é Superintendente ou Gestor de Campo de Golfe. É uma questão de terminologia.

Mas continua a ler para saberes mais sobre este mundo fascinante…

Quanto ganha um Greenkeeper

Os salários iniciais nessa profissão costumam ser baixos e, portanto, ficam pouco acima do valor mínimo permitido por lei.

Contudo, a progressão na carreira vai permitindo aumentar os ganhos. Quando o profissional se torna responsável máximo pelo campo de golfe, pode ter um salário bem interessante.

Em países como Portugal e o Brasil, os valores não são espantosos! Porém, há uma satisfação e um orgulho de fazer bem em quem exerce a profissão.

Mais do que um ofício, é uma paixão que se alia ao gosto pelo golfe ou pelo futebol, uma vez que os gramados esportivos são outra das vertentes onde trabalham…

O que faz um Greenkeeper

O papel de um operador de manutenção de campos de golfe é fundamental para o bom estado desses espaços. Mas não se limita, simplesmente, a cortar o gramado.

As suas tarefas passam também por planear e colaborar com outros colegas no sentido de definir as prioridades do trabalho. A intervenção mais importante passa por resolver problemas da grama, bem como pela manutenção preventiva para evitar quaisquer falhas.

Contudo, é importante ter disponibilidade para por as mãos na massa, aparando, adubando e limpando o gramado.

É uma profissão que se desenrola quase sempre ao ar livre e que requer conhecimentos de Biofísica, Agronomia e até de Hidráulica. Portanto, há boa parte de ciência e de rigor em tudo o que o Greenkeeper faz. Mas também precisa de ter um lado intuitivo.

O seu trabalho é especialmente importante durante os grandes torneios de golfe, quando os greens são cortados e rolados três vezes ao dia. Nessa modalidade, é obrigatório que o gramado esteja uniforme em todos os greens, pois isso interfere com os resultados obtidos.

Para que tudo saia perfeito, os Greenkeepers têm de medir as velocidades do jogo, pois precisam de decidir o que fazer em cada green em função disso.

Assim, é uma profissão muito técnica que requer muita atenção ao detalhe.

Quais as suas funções

A vida de um Greenkeeper pode ser bem dura, sobretudo durante as competições mais importantes. Nos Masters de golfe, por exemplo, podem ter de acordar pelas 4 da manhã para conseguir preparar tudo na perfeição para acolher os jogadores.

É um processo muito rigoroso que passa por detalhes como a posição dos materiais. Pois os árbitros podem sempre achar algum erro ou lacuna, o que precisa de ser reparado para que a prova se realize.

Uma situação comum, por exemplo, é quando um pássaro faz alguma sujidade no campo. Aí, será preciso garantir a sua limpeza imediata, pois, caso contrário, o torneio de golfe terá de parar.

No futebol, por exemplo, um mau gramado pode interferir de forma negativa no desempenho das equipas. Assim, é importante que esteja sempre em ótimas condições.

Portanto, a função principal do Greenkeeper é garantir que as competições se podem realizar na perfeição. Mas confirma quais são as suas principais tarefas do dia-a-dia:

  • Corte adequado do gramado seguindo padrões específicos
  • Manutenção das áreas envolventes ao campo de golfe (por exemplo, jardins, percursos, puting green e pitch)
  • Renovação ou substituição de gramados em más condições
  • Arejamento dos relvados
  • Conservação e reconfiguração de buracos e marcadores
  • Supervisão de zonas de obstáculos (por exemplo, água e bancos de areia)
  • Adubação dos gramados
  • Tratamento contra pestes e pragas
  • Prevenção de pragas
  • Limpeza e manutenção de máquinas e equipamentos
  • Reportar problemas/estragos nos gramados às chefias
  • Definir planos anuais de manutenção.

Pelo meio, o Greenkeeper ainda deve saber como lidar com as condições climatéricas, pois é importante preservar as condições dos gramados.

Agora que já sabes o que faz um Greenkeeper, vem descobrir como entrar neste mundo….

Saídas no Mercado de Trabalho

O golfe é um negócio promissor, sobretudo em termos turísticos, como já vincamos. Assim, a profissão de Greenekeeper pode crescer muito nos próximos anos.

Portugal é um dos países mais procurados por amantes desta modalidade. Vê que foi escolhido como o melhor destino de golfe da Europa por vários anos seguidos.

Desse modo, os Greenkeepers portugueses também são conceituados, pois existem vários campos de golfe de ótima qualidade no país. Repara que Portugal “exporta” profissionais desta área para nações da Ásia à Europa, passando por Austrália e EUA.

O negócio tem de ser encarado no seu todo, não apenas como a prática de golfe. Portanto, o golfer ou praticante da modalidade é um visitante de luxo, disposto a gastar dinheiro para ter acesso a experiências e ambientes exclusivos.

Assim, a maior parte dos lucros dos campos de golfe são oriundos de turistas.

O tratamento do gramado é também essencial no âmbito de outros desportos, como, por exemplo, no râguebi e nas quadras de ténis.

Contudo, é no futebol que é feito um maior investimento, pois é também neste desporto que se movimentam milhões em dinheiro todos os anos.

Na Europa, os grandes clubes gastam milhares de euros no tratamento dos seus gramados.

Como é feito o gramado do futebol

Assim, em termos de saídas profissionais, o Greenkeeper pode trabalhar em campos de golfe ou em resorts e empreendimentos turísticos que disponibilizem deste tipo de estrutura.

Além disso, pode também encontrar emprego em clubes de futebol, de râguebi ou de ténis, bem como em entidades locais ou escolinhas de futebol que utilizem relvados.

Mas, para lá do trabalho direto com os gramados, o Greenkeeper também pode fazer consultoria especializada em golfe ou ainda dar formação na sua área de conhecimento.

Como entrar na carreira de Greenkeeper

Não é necessário um curso específico para entrar nesta área. Contudo, ter formação na área é importante e pode fazer a diferença na hora de agarrar uma oportunidade.

Muitas vezes, os profissionais começam nesta área como assistentes de Greenkeeper depois de terem deixado a escola com o ensino mais elementar.

Assim, vão ganhando experiência e acumulando conhecimentos com os mais velhos, progredindo na carreira. O topo é quando se atinge o cargo de Head Greenkeeper ou Superintendente de Campo de Golfe, onde se assume a responsabilidade por equipas de operadores de manutenção.

Porém, a maioria dos profissionais tem formação nas áreas da Engenharia Agrícola ou da Engenharia Florestal. Mas também há quem tenha chegado ao setor depois de ter feito cursos técnicos em certos domínios associados ao Greenkeeping, como, por exemplo, na área da Rega.

Algumas das entidades empregadoras pedem formação específica em áreas agrícolas e/ou florestais, mas também há as que exigem a formação profissional de Greenkeeper. Portanto, depende muito das próprias empresas.

Mas vê como podes aprender essa profissão…

Onde estudar para Greenkeeper

As possibilidades de estudo na área específica do Greenkeeping não são muitas. Portanto, é necessário procurar formações sobre temáticas da área da Agronomia e da manutenção de espaços relvados.

Assim, o melhor será começar por procurar informações sobre escolas e cursos em entidades da área do golfe.

Mas vamos ajudar-te nesse processo com a indicação de algumas opções para arrancares rumo ao futuro…

Portugal:

Brasil:

Já percebeste o que faz um Greenkeeper? É uma profissão, sem dúvida, excitante, mas também muito exigente e rigorosa. Portanto, deves ter competências adequadas e uma especial paixão pelo trabalho ao ar livre para a abraçares. Daqui só podemos torcer por ti e desejar-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top