Angariador de Seguros

Angariador de Seguros

O angariador de seguros é a pessoa que trabalha para uma seguradora ou corretora e fica responsável pela angariação de novos clientes. O objetivo do angariador é, como o nome indica, encontrar novos clientes.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Direito, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta profissão é idêntica à do agente de seguros, mas o angariador trabalha apenas para uma seguradora, ou para um corretor. Já o agente de seguros pode trabalhar com uma ou várias seguradoras.

Tal como qualquer outra profissão ligada à área dos seguros, a do angariador tem um futuro risonho, pois as oportunidades de trabalho são muitas. Sem dúvida, se existe um negócio que nunca passa por grandes dificuldades é o dos seguros. As pessoas precisam de seguros para uma série de coisas.

Se temos um carro, somos obrigados a ter um seguro automóvel. Se queremos comprar uma casa, ao fazer o empréstimo à habitação temos de fazer um seguro de vida e um seguro da casa.

Sendo assim, a empregabilidade neste setor é alta, ainda mais com uma procura maior por profissionais com formação na área.

Gostas da área das vendas? És um comunicador nato e adoras lidar com pessoas? Então continua a ler este artigo porque esta pode ser, sim, a profissão certa para ti!

Vem connosco!

O que faz um Angariador de Seguros?

O angariador de seguros trabalha para uma seguradora ou corretor com o intuito de conseguir novos clientes, apresentado propostas de seguros vantajosas para eles. Os angariadores de seguros trabalham em regime de exclusividade e estão inscritos na categoria de mediador de seguros ligado.

Estando inscrito nesta categoria, ele atua em nome de uma empresa de seguros, ou com a sua autorização. Poderão atuar em nome de várias empresas de seguros, mas desde que os produtos não sejam concorrentes.

Este cargo é pago em comissões sob os contratos / clientes angariados. No entanto, algumas companhias de seguro oferecem contrato de trabalho e comissões, embora neste último caso as comissões sejam mais baixas.

Para teres sucesso como angariador de seguros, tens de ser uma pessoa com:

  • Espírito empresarial
  • Ambição
  • Disponibilidade
  • Proatividade
  • Gosto pela área das vendas
  • Boa comunicação

Quais as suas funções

A principal função do angariador de seguros é atrair novos clientes para a seguradora, apresentando as melhores propostas de seguros para os clientes. Na prática, o angariador faz prospeção de mercado para conseguir novos contratos de seguros para a seguradora para a qual trabalha e tenta encontrar o melhor seguro para cada um dos clientes.

Como o angariador trabalha em nome de uma seguradora, é a entidade que fica responsável pelos atos praticados pelo trabalhador perante os beneficiários e segurados, assim como por possíveis omissões por parte deste.

No entanto, a seguradora pode pedir o reembolso de tudo o que pagou aos beneficiários e segurados ao mediador que foi responsável pela falha grave.

Como as consequências de qualquer erro ou omissão podem ser, sem dúvida, pesadas, é importante que sejas uma pessoa responsável e consciente dos teus atos. Esta é uma profissão de grande importância e de muita responsabilidade.

Por isso, tens de ser uma pessoa séria e comprometida com os teus clientes, para que os contratos estejam alinhados com aquilo que foi acordado com o cliente.

Saídas no Mercado de Trabalho

Se estás à procura de uma profissão que tenha boa empregabilidade, a área dos seguros é uma boa escolha. Sem dúvida, com a modernização e internacionalização do setor, a procura de profissionais qualificados tem aumentado muito.

Nesse sentido, os jovens que agora queiram ingressar nesta carreira têm de ter formação específica que lhes permita exercer funções na área da mediação de seguros, seja como angariador de seguros, como de agente de seguros ou corretor de seguros.

Enquanto angariador, podes trabalhar em:

  • Companhias de seguros
  • Corretoras

Como entrar na carreira de Angariador de Seguros

Para entrar na carreira de angariador de seguros, assim como qualquer cargo relacionado com o setor da mediação de seguros, é obrigatório ter uma formação em mediação que seja reconhecida pelo Instituto de Seguros de Portugal. Também precisas ser aprovado nos exames de mediação que o ISP promove.

É o ISP que aprova, ou não, os mediadores de seguros, e precisas dessa aprovação para trabalhar na área. Para teres essa aprovação, além do que foi dito antes, também precisas de:

  • Ter mais de 18 anos
  • Ser uma pessoa idónea e com boa reputação, com o registo criminal limpo, sem casos de crimes contra a propriedade e sem infrações relacionadas com as regras legais da atividade de seguros
  • Não exercer funções em órgãos sociais, ISP, seguradoras, ou outro cargo que possa interferir diretamente com o trabalho de mediação de seguros, como, por exemplo, a peritagem de sinistros

Onde estudar Mediação de Seguros?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de angariador de seguros, investe no teu curso de mediação de seguros! Sem dúvida, esta é uma profissão que está em alta no mercado, até porque existem poucos profissionais capazes. Sendo assim, esta é uma boa oportunidade de carreira para todos os que procuram uma profissão na área dos seguros! Acredita, porque vai valer a pena todo o esforço!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima