Astrónomo

Astrónomo

O astrónomo é o profissional que se dedica ao estudo e exploração do universo. É, sem dúvida, uma área fascinante, mas também intrigante. Quando falamos de astronomia, lembramo-nos logo de filmes que se passam no espaço. Mas será que sabemos o que os astrónomos fazem? A resposta é, muito possivelmente, que não.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

De uma forma geral, o profissional formado em astrologia dedica-se à observação do universo, através de vários tipos de equipamentos, como câmaras, telescópios, entre outros. Apesar da maioria dos pessoais formados na área sonhar trabalhar na NASA, é muito difícil encontrar uma vaga para lá. Mas existem muitas mais oportunidades!

O mundo da astronomia é um verdadeiro mistério, com muito a ser desvendado. Sem dúvida, é uma profissão aliciante, especialmente para os mais curiosos. A ideia de descobrir vida fora do planeta, de descobrir que outros planetas têm água, de descobrir outros sistemas planetários, é algo que deixa qualquer apaixonado pelo universo entusiasmado.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba o que faz um astrónomo,

O que faz um Astrónomo?

O astrónomo, como o nome indica, estuda os astros e o universo como um todo. Geralmente eles trabalham na área da pesquisa, mas também podem seguir uma carreira académica, ou na divulgação das descobertas em observatórios ou museus, por exemplo.

Trabalhar em agências espaciais é o sonho de todos os astrónomos, especialmente quando falamos da NASA. No entanto, por se tratar de uma área muito restrita, com vagas muito exclusivas, para poder entrar neste mercado deve dedicar-se imenso à sua formação, destacando-se entre os melhores do mundo, o que não é uma tarefa propriamente fácil.

Para conseguir ser um profissional de destaque, é fundamental ser uma pessoa persistente, curiosa e muito aplicada nos estudos. Estar familiarizado com softwares é fundamental, pois hoje passa tudo muito pelas novas tecnologias.

Ser fluente em inglês é muito importante para quem quer atuar na área, pois a maioria das publicações são em inglês.

Quais as suas funções

O astrónomo é um verdadeiro especialista em fenómenos espaciais e, por isso, a maior parte do tempo ele passa a observar os astros com câmaras e telescópios. Além disso, ele analisa e investiga imagens que são captadas pelos satélite e, a parte delas, desenvolve as suas teorias.

De entre alguns dos seus objetos de estudo estão:

  • Estrutura dos astros (características, massa, composição química, entre outros)
  • Campo magnético dos corpos

Apesar da pesquisa ser o ponto alto deste profissional, ele pode dedicar-se à exposição dos resultados de pesquisas em palestras, planetários, exposições, museus, entre outros.

Outra área possível para um astrónomo é a carreira académica. Com o seu curso universitário, pode dar aulas de matemática, astronomia e física. Se quiser dar aulas em universidades, necessita concluir uma pós-graduação ou doutoramento.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os astrónomos é muito diverso e abrangente, e encontra-se em expansão, o que significa novas oportunidades para quem está a concluir agora o curso.

A educação é, sem dúvida, uma das áreas que mais contrata estes profissionais, tanto na educação básica e secundária (ensino médio), como no ensino universitário, desde que tenha uma pós-graduação ou doutoramento. Ao atuar em universidades, além de ministrar aulas, faz investigação científica, o que é uma excelente oportunidade para os astrónomos dedicarem-se à pesquisa na área.

Além disso, poderá trabalhar em planetários, observatórios, institutos de pesquisa e museus, dando a conhecer aos outros (sejam profissionais na área, ou não) as novas descobertas.

Atualmente, existe uma procura maior destes profissionais por parte de empresas de telecomunicação, especialmente no que diz respeito a controladores de satélite.

As ofertas de trabalho não são muitas, é verdade, mas também não existem muitos profissionais formados na área. Isso torna o mercado de trabalho suficiente para os profissionais que se formam anualmente.

Como entrar na carreira de Astrónomo

Como qualquer carreira científica, quanto maior o seu nível de escolaridade, melhor. Então, se puder, conclua o mestrado e o doutoramento. Lembre-se que quanto maior a habilitação, melhores serão os cargos e, consequentemente, melhores serão as remunerações.

Em Portugal, a licenciatura tem a duração de 3 anos. No entanto, é sempre aconselhável concluir, no mínimo, o mestrado (mais 2 anos). Se possível, o profissional deve seguir com os seus estudos, concluindo pós-graduações e, obviamente, o doutoramento.

No Brasil, o curso de astronomia é oferecido na modalidade de bacharelado e tem uma duração de 4 anos.

Matemática e física são as disciplinas fortes do curso de formação para astrónomo, mas terá, também, disciplinas mais específicas, como Análise de dados de astronomia, Astrofísica, Sistemas planetários, entre outras.

Onde estudar Astronomia

Portugal:

Brasil:

Gostava de desbravar os mistérios que o universo esconde? Adora a ideia de saber mais e mais sobre aquilo que se passa além da atmosfera terrestre? Se as respostas são afirmativas, então a profissão certa é a de astrónomo! Dedique-se bastante aos estudos e faça o possível para se destacar! Muitas aventuras esperam por si!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima