Coordenador de Armazém

coordenador de armazém

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia Matemática Materiais e Tecnologias Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O coordenador de armazém, também chamado de coordenador de equipa de armazém ou supervisor de armazém, é o profissional que faz a gestão de uma equipa no armazém.

Esta profissão é perfeita para quem gosta de conviver e lidar com muitas pessoas e para quem tem perfil de liderança. O gosto por gestão e análise de dados é também importante.

Se te identificas com este perfil, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de coordenador de armazém.

Vens connosco?

O que faz um Coordenador de Armazém?

O coordenador de armazém, ou supervisor de armazém, faz a coordenação de uma área específica no departamento de armazém. Sendo assim, ele pode atuar na receção, na preparação ou na expedição de materiais.

Ele tem responsabilidade de gestão operacional, mas também atua na gestão de recursos humanos. Ele é o grande responsável por fazer com que o ambiente de trabalho seja positivo e cheio de motivação, mas também tem de organizar a equipa e distribuir tarefas.

Além destas responsabilidades, o supervisor de armazém tem ainda de fazer uma gestão e análise de alguns indicadores referentes à sua equipa. Desta forma, ele consegue implementar medidas que otimizem o trabalho da equipa, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Os dados da sua análise devem ser apresentados ao Warehouse Manager (Chefe de Armazém), pois este tem dados de todos os departamentos.

Tratar da manutenção das máquinas e equipamentos também faz parte do seu trabalho. Por isso, o supervisor de armazém tem de estar sempre atento e pedir a manutenção de uma máquina assim que um funcionário alertar para algum problema.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O coordenador de armazém tem como funções principais a gestão de recursos humanos, operacional e de indicadores. O seu principal objetivo é conseguir bons resultados da equipa. Para tal, ele tem uma série de tarefas a seu cargo.

No que diz respeito à gestão operacional, o supervisor de armazém tem de ajudar na implementação de novos processos e procedimentos. Com os avanços tecnológicos, as empresas dispõem de mais ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir os custos do processo de armazenagem.

O coordenador de equipa de armazém, por lidar com a equipa, é uma peça central na implementação de todos os procedimentos.

Ainda na gestão operacional do armazém, este profissional coordena a área pela qual está responsável (pode ser a receção, preparação ou expedição de mercadorias). Por fim, ele também faz a gestão e o tratamento das reclamações.

Já como gestor de recursos humanos, este profissional dá formação aos vários funcionários da equipa, organiza e distribui as diferentes tarefas e faz com que a equipa se sinta motivada para alcançar os objetivos. Além disso, ele ajuda na contratação de novos funcionários.

Por fim, no que diz respeito à gestão de indicadores, o coordenador de armazém tem de analisar vários indicadores da equipa e dos custos, assim como implementar novas medidas que favoreçam o alcance dos objetivos traçados e preparar inventários.

Saídas no Mercado de Trabalho

O coordenador de armazém atua em empresas que tenham na sua organização um armazém, ou vários. Nesse sentido, a maior parte das vagas de emprego encontram-se na indústria e no setor do comércio de varejo (varejista).

Como poderás atuar em vários mercados, as vagas de trabalho são diversas. Não são tantas quanto as vagas para operador de armazém ou rececionista. No entanto, como este cargo implica uma formação universitária, terás menos concorrência.

Os salários são bons, pois falamos de um cargo de supervisão e gestão. No entanto, devemos dizer que será difícil começares a trabalhar como coordenador de armazém. É comum que comeces em cargos “menores”.

Antes de ires, usa o nosso Simulador para encontrares profissões que te agradem!

Como entrar na carreira de Coordenador de Armazém?

Embora muitos coordenadores de armazém cheguem a esse posto por meio de uma promoção, é essencial que tenha uma boa formação que lhe dê as ferramentas certas para gerir um armazém e as equipas com que trabalha.

Assim, deves ter uma licenciatura na área de gestão de stock, recursos humanos, administração ou similar.

Além do currículo académico, tens de mostrar ser uma pessoa com gosto em trabalhar em equipa, capaz de motivar e atingir objetivos. Sendo assim, deves ser uma pessoa focada, determinada, com excelente capacidade de análise e ser orientado para os resultados.

Como o trabalho em armazém implica, muitas vezes, trabalhar por turnos (fins de semana e noites), tens de demonstrar ter flexibilidade nesse sentido.

Onde estudar para Coordenador de Armazém?

Como o coordenador de armazém tem de fazer a gestão operacional e de recursos humanos de um armazém, ter uma formação em gestão de stock, administração ou gestão de recursos humanos é fundamental.

Aqui, vamos deixar-te alguns cursos que se enquadram nesta carreira para poderes ver algumas das opções disponíveis. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é trabalhar como coordenador de armazém, então não deixes de procurar um bom curso e investe no desenvolvimento dos teus conhecimentos e capacidades. Nós desejamos-te todo o sucesso do mundo.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top