Animador Cultural

Animador Cultural

O animador cultural, ou animador sociocultural, cria e trabalha em eventos de animação cultural ou atividades artístico-culturais. O objetivo é sempre a valorização educativa, social e cultural da sociedade. Este é um trabalho que está diretamente ligado à comunidade, tendo em conta o objetivo do trabalho dos animadores culturais.

Outros nomes para esta profissão: Animador Sociocultural

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Antropologia, Filosofia, História, História da Cultura e das Artes, Oficina de Artes, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

É uma profissão dentro da área artística, mas tem um caráter recreativo, social e educativo ao mesmo tempo. É uma forma de levar a cultura até todas as pessoas, mesmo as mais desfavorecidas, até porque essas são aquelas que mais dificuldades teriam em ter acesso a ela.

Se a área social e artística te interessa, então continua a ler este artigo porque vais encontrar tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vamos?

O que faz um Animador Cultural?

O animador cultural, ou sociocultural, é um agente cultural que atua como um promotor da cultura motivando os grupos sociais na participação de atividades culturais, com intuito educativo, e interage com as pessoas desses grupos, ou comunidades, fazendo com que consigam resgatar valores e culturas. 

Sendo assim, este é um profissional que atua tanto na atmosfera cultural como na pedagógica. Portanto, ele pode intervir em várias esferas sociais, assim como em diferentes circunstâncias, sempre com o objetivo de fazer mudanças na realidade de um grupo ou comunidade.

Para tal, ele tem um papel de árbitro cultural, fazendo com que a sociedade se torne mais solidária e integrante.

É claro que este papel do animador sociocultural implica que seja uma pessoa tolerante e respeitadora, aceitando as diferenças de todos, e fazendo com que este espírito de respeito e aceitação esteja implementado no grupo ou comunidade.

É precisamente este espírito de aceitação e acolhimento das diferenças que faz com que todo o potencial criativo se desenvolva e evolua.

Além disso, esta forma de estar em sociedade estimula também uma postura crítica, a qual é tão importante para o bom relacionamento, mas também para a evolução pessoal e social.

O animador cultural também faz projetos de autogestão na comunidade, os quais são a base para a manifestação artística, cultural e expressiva que vive naturalmente nos grupos.

Perfil do Animador Sociocultural

Para desenvolveres este trabalho, tens de ter algumas características e qualidades essenciais. Antes de mais nada, tens de ser uma pessoa bastante dinâmica e expansiva.

A comunicação é essencial para conseguires chegar a todas as pessoas da comunidade em que estás a trabalhar. Vais encontrar diferentes pessoas, com diferentes graus académicos, com diferentes formas de estar e ver o mundo, e vais ter de adaptar-te a todas essas pessoas e encontrar uma linguagem comum a elas.

É importante que consigas interagir com as pessoas de forma autêntica e natural. É certo que vais trabalhar com muitas pessoas de escolaridade mais baixa, que estão excluídas da sociedade, mas elas não deixam de perceber quando estás ali de corpo e alma, e quando estás a ser verdadeiro.

Tens também de ter uma capacidade muito grande de autocontrolo, principalmente em situações de conflito e confronto. Nestes casos, tens também de ser uma pessoa diplomática, para conseguires resolver estas situações da melhor forma.

Quais as suas funções

A principal função do animador cultural é promover e desenvolver várias atividades culturais, recreativas ou desportivas, desde que estas sejam de caráter educativo. O foco está na educação permanente, e as ações podem dirigir-se a um grupo específico, ou poderão ser abertas a toda a comunidade.

Sendo assim, o animador sociocultural:

  • Organiza e desenvolve atividades culturais de animação
  • Promove a integração social
  • Desenvolve relatórios de atividades
  • Desenvolve atividades desportivas, educativas e culturais
  • Incentiva as comunidades, ou grupos sociais, na participação destes projetos culturais
  • Transmite conhecimentos culturais e, ao mesmo tempo, educativos
  • Ajuda no desenvolvimento da criatividade, autonomia e iniciativa em comunidades, assim como em grupos
  • Intervém em grupos de risco

Saídas no Mercado de Trabalho

O animador cultural trabalha tanto na esfera pública como na privada. Se há uns anos o foco era o trabalho na esfera pública, de há algum tempo para cá temos assistido a um crescimento da procura deste profissional em várias empresas privadas, principalmente no setor dos serviços, com foco no turismo de lazer.

Sendo assim, o animador sociocultural pode trabalhar em: 

  • Autarquias
  • Coletividades culturais
  • Coletividades recreativas
  • Associações de desenvolvimento regional e local
  • Museus
  • Instituições de Reinserção Social
  • Empresas do ramo turístico
  • Instituições de terceira idade
  • Centros de formação social
  • Campos de férias
  • Centros de formação profissional

Como entrar na carreira de Animador Cultural?

Para entrares na carreira de animador cultural, ou animador sociocultural, tens de tirar o curso de animação sociocultural. Para entrares no curso precisas de fazer a prova de acesso ao ensino superior de filosofia, geografia ou então português.

Ao longo do curso vais aprender a intervir nos diferentes domínios culturais, sociais, educativos e de desenvolvimento, vais ficar preparado para atuar na prática, com compromisso com a realidade atual, incluindo aqui os direitos humanos e valores democráticos.

O comportamento e espírito crítico e criativo, assim como a atuação ética, são valorizados e trabalhados ao longo do curso, mas também é um trabalho que se espera ser permanente e contínuo.

No Brasil, o animador cultural tem de ter, pelo menos, o ensino médio, assim como um curso de especialização na área da animação cultural. São valorizados aqueles que tenham graduação em educação física, artes cênicas, administração, comunicação ou turismo.

Onde estudar para Animador Cultural?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser animador cultural, então estuda bastante para teres o máximo de conhecimento possível. Garanto que vais ser muito feliz a fazer o que mais gostas.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top