Supervisor Musical em Audiovisuais

supervisor musical em audiovisuais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito História da Cultura e das Artes Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O supervisor musical em audiovisuais, também conhecido como supervisor de música em cinema e TV, é o profissional que faz a pesquisa e negociação das bandas sonoras (ou trilhas sonoras) que fazem parte das produções audiovisuais.

As trilhas sonoras nas produções audiovisuais, sejam elas no cinema, na televisão, ou outros meios de comunicação, desempenham um papel importante para as cenas. É com elas que conseguimos dar ênfase às cenas, dar uma definição ao tom da cena, assim como nos permite transmitir emoções.

A escolha das bandas sonoras não é um processo assim tão simples quanto se possa imaginar, exigindo-se um longo trabalho de pesquisa, mas também muito trabalho de negociações, com erros e acertos. O supervisor de música é um dos profissionais que está envolvido nesse processo.

Se és um apaixonado por música, mas és igualmente apaixonado pela área dos audiovisuais, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas!

Segue connosco e descobre como é o trabalho deste profissional e como podes entrar na carreira de supervisor musical em audiovisuais com sucesso.

Vamos?

O que faz um Supervisor Musical em Audiovisuais?

O supervisor musical em audiovisuais é o profissional que supervisiona tudo o que diz respeito à música em diferentes setores do audiovisual, como o cinema, televisão, videojogos, publicidade, entre outros. Ele participa no processo de pesquisa e negociação de trilhas sonoras e está a frente de todas as decisões.

Ele é uma pessoa altamente qualificada, requerendo conhecimentos técnicos em diferentes áreas, como, por exemplo:

  • Pesquisa
  • Jurídica
  • Administrativa

Embora associemos esta profissão a uma atividade criativa, a verdade é que existem muitos elementos burocráticos inerentes ao trabalho de um supervisor de música em audiovisuais.

Para que uma música, ou banda sonora, seja usada numa produção audiovisual, temos de adequá-la à realidade financeira, assim como legal, do projeto. Por isso, ter conhecimentos jurídicos e administrativos é essencial para te tornares um bom supervisor musical.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O supervisor musical em audiovisuais tem como principal função supervisionar tudo o que diz respeito às músicas e trilhas sonoras usadas nas produções audiovisuais.

Além de encontrar as músicas certas para usar nas cenas (podendo ter como objetivo contar a história, contextualizar uma determinada cena, ou então transmitir uma emoção ao público), ele é responsável por ajudar no desenvolvimento do orçamento musical e prestar apoio na área jurídica musical.

Antes de qualquer coisa, o supervisor tem de ler o roteiro, de forma a entender o projeto e conhecer as músicas que já estão pré-definidas. Depois de estudar o roteiro, ele vai ajudar a criar o conceito musical.

A criação deste conceito tem de ser feita com base no orçamento musical. Caso contrário, poderemos ter problemas no futuro, “obrigando-nos” a eliminar músicas ou a cortar noutras despesas.

Depois de escolhidas as músicas, temos de obter a autorização dos titulares dos direitos, como artistas, autores e editoras, por exemplo. O supervisor de música tem como função conduzir esses licenciamentos (daí a necessidade de ter conhecimentos jurídicos e administrativos). Este profissional também poderá querer fazer parcerias com editoras, por exemplo.

Em alguns casos, ele pode indicar e contratar artistas e compositores para criarem a banda sonora da produção audiovisual.

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de supervisor musical em audiovisuais é ainda muito recente no mercado português e brasileiro. Até há bem pouco tempo, este era um trabalho desenvolvido por produtores musicais (embora eles só conseguissem desenvolver a parte criativa).

Com a “invasão” dos serviços de streaming, sentimos uma maior necessidade de termos um profissional de supervisão musical em audiovisual. Sendo assim, os profissionais que agora chegam ao mercado de trabalho com boas qualificações, estão em grande vantagem.

Normalmente, os supervisores musicais são profissionais autónomos, trabalhando por um período determinado (por projeto). No entanto, podes conseguir um trabalho fixo numa emissora de televisão, por exemplo.

Como entrar na carreira de Supervisor Musical em Audiovisuais?

O supervisor musical em audiovisuais nada mais é do que o chefe de departamento de música. Por isso, exige-se que ele seja um profissional qualificado. Antes de mais nada, espera-se que ele tenha grande conhecimento de música, assim como da história da música.

Além disso, ele tem de ter conhecimentos amplos sobre licenciamento e direitos criativos / autorais. Tem de conhecer bem os assuntos legais no que toca ao licenciamento das músicas.

São valorizadas, também, outras habilidades pessoais. Como vai ter de lidar com vários artistas, produtores, e editoras, o supervisor musical terá de ser uma pessoa comunicativa. Ter conhecimentos na indústria musical é também um ponto a favor para quem quer trabalhar na área.

Onde estudar para Supervisor Musical em Audiovisuais?

Não existe um curso dedicado a ensinar-te a ser supervisor musical. No entanto, algumas formações podem mostrar-se muito úteis para o desempenho das tuas funções. Um curso na área da música é, então, a escolha mais acertada para quem quer entrar nesta carreira.

Aqui reunimos alguns cursos que te podem interessar. Ora dá uma olhadela!

 Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser supervisor musical em audiovisuais? Então não deixes de estudar muito ao longo de toda a tua carreira, pois é esse empenho e dedicação que te fará crescer profissionalmente. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top