Chefe de Recepção / Gerente de Recepção

Chefe de Recepção - Gerente de Recepção

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Chefe de Recepção, ou Gerente de Recepção, é a pessoa responsável por coordenar o atendimento ao público em hotéis, alojamentos turísticos e demais espaços com a presença de pessoas. É uma função administrativa, mas que também pode implicar o contacto direto com o público.

A recepção de um hotel é um dos espaços mais importantes deste tipo de espaços de alojamento. É o primeiro ponto de contacto entre os hóspedes e o hotel e, portanto, tudo tem que sair bem para que se sintam bem recebidos.

Assim, o papel do Chefe de Recepção é o responsável por garantir que todos os pormenores são cumpridos. A sua função é supervisionar os profissionais que se dedicam ao atendimento ao cliente, mas pode também ter de fazer ele parte do serviço.

Aliás, nos hotéis mais pequenos, esse cargo de Chefe de Recepção pode nem existir. Nesses casos, o Recepcionista de Hotel será mais autónomo, respondendo, por exemplo, apenas perante o Gerente de Hotel. Contudo, nas unidades maiores e de mais estrelas, o Gerente de Recepção é essencial para que nada falhe.

A área do Atendimento Público está diretamente ligada à satisfação dos hóspedes. Portanto, o Chefe de Recepção é também responsável por garantir a qualidade do serviço.

Mas vem conhecer melhor esta profissão…

O que faz um Chefe de Recepção

O Chefe de Recepção responde perante o Gerente de Hotel, ou do tipo de estabelecimento que esteja em causa. E o seu trabalho passa por coordenar as equipas que estão ligadas ao Atendimento ao Público, como, por exemplo, o Recepcionista, o Concierge e o Mensageiro de Hotel, entre outros.

Assim, assume as rédeas do atendimento aos clientes e, portanto, é também uma espécie de relações públicas. Desse modo, precisa de ser simpático e cordial, mas também de estar atento ao que se passa no mundo e de conhecer bem o tipo de público que passa pela recepção.

A questão da postura é essencial, pois é preciso adequar o tom de voz e a linguagem às pessoas que passarem pelo local. Portanto, mais do que um simples administrativo ou gestor, o Chefe de Recepção é também um comunicador – ou deve sê-lo.

Contudo, além das operações rotineiras de coordenação e recepção dos hóspedes, este profissional também precisa de procurar melhor os resultados de satisfação dos clientes. É uma busca contínua por melhores avaliações e mais clientes.

Como deve ser um bom Gerente de Recepção

Há algumas características que estes profissionais precisam de ter para fazerem um bom trabalho. Ora espreita algumas delas:

  • Ser um ótimo comunicador
  • Boa capacidade de organização
  • Saber resolver problemas
  • Capacidade de mediar conflitos
  • Simpatia e bom humor
  • Dominar Línguas (o Inglês é quase obrigatório)
  • Gostar de trabalhar em equipa.

Quais as suas funções

As funções básicas de um Chefe de Recepção passam pela coordenação e organização das equipas de trabalho. É, portanto, também um trabalho de Recursos Humanos que passa por saber entregar cada tarefa à pessoa mais adequada.

Mas, para lá disso, o profissional tem de conseguir gerir os diversos setores que estão associados ao serviço de recepção. Portanto, as atividades passam desde a área administrativa à qualidade, passando pelos aspetos mais operacionais.

Contudo, para teres uma ideia mais clara do que faz, confirma algumas das funções que são responsabilidade de um Chefe de Recepção:

  • Contratar e demitir pessoal
  • Elaborar escalas de férias e folgas
  • Encaminhar ordens de serviços do dia para as pessoas indicadas
  • Gerir reservas e disponibilidades
  • Verificar e responder a emails de clientes
  • Inspecionar a equipa (por exemplo, a sua aparência)
  • Vistoriar a zona da recepção para que tudo esteja em ordem
  • Preparar recepção especial para clientes VIP
  • Realizar relatórios a pedido dos superiores
  • Fazer outras tarefas do dia a dia conforme seja necessário.

Quanto ganha um Gerente de Recepção

É complicado definir um ordenado médio no âmbito da profissão de Chefe de Recepção, pois os valores mudam muito conforme vários fatores.

O tamanho e o tipo de hotel, bem como a sua localização geográfica são fundamentais para definir o salário deste profissional.

Mas, por outro lado, também é preciso ponderar a experiência e o grau de formação do Gerente de Recepção. Repara que, em alguns locais, se exige formação superior a quem quer ser Chefe de Recepção. Portanto, nesses casos, os ordenados podem ser melhorados.

Assim, há vários dados a ter em conta para saber quanto ganha um Chefe de Recepção. Mas, na verdade, todo o profissional que se entregue, com alma e saber, ao que faz, acabará recompensado.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor do atendimento ao público é cada vez mais valorizado por todo o tipo de empresas, mas sobretudo nas áreas hoteleira e do turismo. Assim, é nestes setores, onde há mais oportunidades para quem quer ser Chefe de Recepção.

Contudo, estes profissionais até podem trabalhar em hospitais, ou em qualquer tipo de local onde exista atendimento ao cliente. Assim, as exigências do ofício estarão diretamente associadas à área de atividade respetiva.

Mas, independentemente do setor, o atendimento ao público é sempre muito exigente. Portanto, também há muitas mudanças de trabalhadores. Assim, as vagas vão aparecendo sucessivamente. Basta saber procurá-las!

Como entrar na carreira de Chefe de Recepção

Há vários caminhos possíveis para entrar nesta profissão. Por um lado, há quem chegue a Chefe de Recepção depois de acumular experiência como Recepcionista, o que faz todo o sentido.

Mas também há quem faça formação superior e acabe a agarrar uma oportunidade, depois de responder a um anúncio de emprego, por exemplo.

Contudo, para quem faz um curso na área, há sempre a possibilidade de entrar no mercado de trabalho através de um estágio. Este é um modo muito comum de chegar ao primeiro emprego, desde que se mostre qualidade durante o período de formação.

Assim, só tens de trilhar o teu caminho. Mas podes, desde já, começar a aprender Línguas, pois é um requisito fundamental para quem quiser trabalhar na área hoteleira e do turismo. Falar Inglês é quase obrigatório nestes casos!

Onde estudar para Chefe de Recepção

Há vários cursos que se podem tirar para seguir uma carreira como Chefe de Recepção.

Muitos desses cursos são na área hoteleira e do turismo e estão vocacionadas para Recepcionistas. Mas, não se pode coordenar todo o setor da recepção, sem entender do que lá se faz. Portanto, podem ser boas escolhas.

Para teres uma ideia, deixamos-te alguns links que te podem ajudar a decidir…

Portugal:

Brasil:

Agora que percebeste tudo sobre o que faz um Chefe de Recepção, ou Gerente de Recepção, bem como sobre tudo o que o rodeia, tens o que é preciso para abraçar esta profissão? Se achas que é este o teu caminho, só podemos dizer-te que te prepares bem para os desafios do trabalho. Desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top