Estafeta

Estafeta

O estafeta, ou entregador, no Brasil, é a pessoa que faz entrega de todo o tipo de encomendas. Esta é uma profissão cada vez mais procurada, até porque os serviços de estafetagem tem crescido muito nos últimos anos, principalmente quando falamos de microentregas de encomendas feitas a partir de plataformas digitais.

Outros nomes para esta profissão: Entregador

  • Modalidades: Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

Com toda a certeza já ouviu falar numa série de empresas que oferecem os serviços de compra e entrega de produtos, como a Uber Eats ou a Glovo, por exemplo. Os estafetas são as pessoas que fazem com que os produtos que você encomendou cheguem até sua casa com rapidez e simplicidade.

Esta pode não ser uma profissão muito valorizada, nem com um salário aliciante, mas as ofertas de trabalho são muitas, e cada vez mais!

Se ainda estás à procura de um emprego, e se tens carta de condução, então esta pode ser uma boa oportunidade para entrares no mercado de trabalho.

Queres saber mais? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Estafeta?

O estafeta é a pessoa que faz a entrega de encomendas à casa das pessoas, normalmente de motorizada. Sem dúvida, hoje em dia, os serviços de estafetagem são muito procurados, muito pela grande comodidade que oferece às pessoas. Basta escolher o produto na internet e escolher quando quer receber a encomenda.

As compras pela internet são hoje uma realidade, e a tendência é que se tornem ainda mais comuns nos próximos anos. Ora, se por um lado as compras pela internet crescem, também têm de crescer as vagas de trabalho para os estafetas.

As compras não nos chegam a casa do nada! É preciso que alguém nos traga aquilo que compramos. E essa é a função do estafeta.

Num mundo cada vez mais digital, os estafetas vão tornar-se essenciais para que o funcionamento dos serviços de entrega seja eficiente e rápido, que é aquilo que se espera quando se efetuam compras online.

Além das plataformas digitais que oferecem este tipo de serviço, como a Glovo, todas as empresas que oferecem a opção de comprar online têm de ter serviço de estafetas. Normalmente contratam empresas de estafetas para fazerem este tipo de serviço, mas também é possível contratar um estafeta, ou mais, para os quadros da empresa.

Quais as suas funções

O estafeta tem como função principal entregar encomendas de todo o tipo. A maioria dos estafetas trabalham em grandes cidades. Como as grandes cidades têm muito tráfego, é normal que eles façam entregas em motorizada, por ser mais fácil andar na estrada quando está muito trânsito.

No entanto, em empresas de estafetas, como a EuroExpresso, por exemplo, que trabalha com um grande volume de encomendas, as entregas são feitas em carrinhas ou camiões.

O trabalho de entregas inclui várias tarefas, de entre as quais podemos destacar:

  • Ordenar as encomendas de acordo com a localização e com a urgência de entrega
  • Receber telegramas
  • Verificar as moradas
  • Organizar o roteiro das entregas
  • Distribuir as encomendas
  • Preencher documentos comprovativos da entrega
  • Entregar faturas e outros documentos comprovativos
  • Fazer o registo da data e hora da entrega
  • Pedir a assinatura dos clientes na hora da entrega

Em empresas como a Glovo, por exemplo, os estafetas também são responsáveis por fazer as compras. As pessoas pedem na plataforma o que querem, e o estafeta vai à loja, faz a compra, e depois entrega.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os estafetas está cada vez melhor. Com o aumento das compras online, nos famosos e-commerces, o trabalho de entregas é cada vez maior. Então, esta uma boa oportunidade para aquelas pessoas que querem encontrar trabalho facilmente.

A maioria das vagas de trabalho são para empresas de serviços de estafetas, ou seja, empresas que são contratadas por outras empresas para fazer as entregas.

No entanto, as microentregas estão a crescer, e são muitas as vagas também para trabalhar em empresas que oferecem estes serviços, como é o caso da Glovo e da Uber Eats.

Normalmente, as empresas de serviços de estafetas oferecem contrato de trabalho. No entanto, quando falamos de serviços como a Glovo, estes estafetas oferecem serviços a recibos verdes.

Neste último caso, as pessoas escolhem os seus próprios horários, e quantas horas querem trabalhar. Então, é uma boa oportunidade também para aqueles que estão ainda a estudar, ou que querem complementar o salário com um extra.

Como entrar na carreira de Estafeta?

Para entrar na carreira de estafeta não é preciso ter nenhuma formação. A única exigência é ter carta de condução de motorizada, carro, ou camião, dependendo do tipo de empresa para a qual vão trabalhar.

Além disso, como é uma profissão com contacto com o público, é importante saberes comunicar, teres empatia, e educação.

Rapidez, perspicácia, raciocínio rápido e agilidade também são habilidades necessária para fazer um bom trabalho.

Onde estudar para Estafeta?

Como dissemos, não é necessário ter nenhuma formação para te tornares estafeta. No entanto, a maioria das empresas exige que tenhas a escolaridade mínima obrigatória (9º ou 12º ano, dependendo da tua idade).

Se quiseres progredir na carreira, podes investir em cursos de gestão de frotas. Vê onde podes estudar!

Portugal:

Brasil:

Se queres ser estafeta, procura trabalho nas plataformas digitais, porque é lá que encontras a maioria das vagas de trabalho. Se quiseres investir nessa carreira, não deixes de tirar um curso de gestão de frotas, pois pode ser uma mais-valia! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima