Antropologia

Antropologia

A Antropologia é a ciência que estuda as culturas e as linguagens dos povos. Os antropólogos procuram conhecer, de verdade, as diferentes culturas, estudando-as. O respeito profundo pelas diferenças culturais e sociais é fundamental para o exercício desta profissão.

Outros nomes para esta profissão: Antropólogo

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Antropologia, Biologia, Geografia, Geologia, História, Sociologia
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Esta é uma área de extrema importância, até porque é ela que demonstra que não existe uma superioridade cultural ou social. Podemos dizer que os antropólogos lutam pela tolerância mundial para com a diferença e, assim, lutam contra o preconceito que existe de uma sociedade para outra.

Nos dias atuais, onde a intolerância é grande, onde o preconceito perante o outro, o diferente, é cada vez mais latente, este profissional torna-se necessário e essencial!

Quer saber mais sobre esta profissão? Então, continue a ler este artigo e descubra quais as funções dos antropólogos, como é a rotina de trabalho deste profissional, quais são as saídas no mercado de trabalho e como pode entrar na carreira de Antropologia!

O que faz um Antropólogo?

O profissional de Antropologia é aquele que estuda as culturas humanas, com todas as suas características, assim como estuda as mudanças que as sociedades sofreram ao longo do tempo.

Sendo assim, o antropólogo estuda o homem inserido na sociedade, num contexto cultural. Por isso, a maior parte do seu trabalho é de investigação e trabalhos de campo.

Este profissional dedica-se a entender e conhecer de forma aprofundada uma sociedade, em todos os sentidos, como por exemplo:

  • Cultura
  • Hábitos
  • Costumes
  • Leis
  • História
  • Crenças
  • Linguagem
  • Entre outros

Devemos aqui distinguir a Antropologia Física da Cultural ou Social. A primeira diz respeito ao estudo dos aspectos biológicos e da evolução enquanto espécie. Já a segunda diz respeito ao estudo da cultura dos povos. Tem ainda a Antropologia Linguística, a qual se dedica ao estudo do relacionamento dos humanos com a linguagem.

Para que possa entender todos estes aspectos, o antropólogo apoia-se em livros, registos orais, fotografias, depoimentos de outras pessoas, entre outras fontes que possam dar a conhecer a cultura de um povo.

Além disso, o antropólogo também observa as relações humanas dentro de uma sociedade, dando especial atenção à cultura e linguagem. Para absorver essa cultura e linguagem, ele costuma viver durante algum tempo com o povo que está a estudar. Ele convive com as pessoas de forma a inserir-se na comunidade e na cultura.

Quais as suas funções

Os antropólogos podem exercer várias funções, dependendo da sua área de atuação. O antropólogo que atua na área social faz pesquisas e estudos sobre as tendências sociais. É ele, igualmente, que apoia os órgãos públicos no planeamento de políticas culturais e sociais.

Ao atuar na área cultural, o profissional é responsável por estudar costumes, crenças, assim como manifestações culturais em determinados grupos sociais.

Optando por exercer funções na Antropologia Biológica, ele trabalha com arqueólogos, pois são responsáveis por fazer a análise de materiais arqueológicos.

Já na área da linguística, este profissional estuda as relações entre os povos e as linguagens.

Podemos, também, destacar outras funções, como por exemplo:

  • Fazer análises socioculturais – Geralmente fazem este trabalho para órgãos públicos e governamentais, ONG’s e Empresas Privadas
  • Fazer pesquisas científicas, publicar artigos científicos e orientar teses de mestrado – Para instituições de ensino universitário
  • Dar aulas no ensino secundário e universitário
  • Fazer análise de materiais arqueológicos, linguagem, por exemplo

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria dos antropólogos trabalham em universidades, até porque o seu trabalho está muito relacionado com pesquisas e análises de dados. Por isso, também são muito procurados para institutos de pesquisa, como é o caso do Instituto Nacional de Estatística (Portugal) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil).

Organizações não governamentais e fundações também são uma opção para os antropólogos.

Museus e acervos culturais (sejam eles públicos ou privados) também procuram estes profissionais para fazerem parte da sua equipa.

Os Departamentos de Recursos Humanos também podem contratar estes profissionais, embora sejam muito poucas as vagas para este cargo, dando-se preferência a outros profissionais, como os Sociólogos, por exemplo.

A carreira académica é, igualmente, uma opção. Além de dar aulas sobre ciências sociais, este profissional também desenvolve pesquisas, publicando posteriormente artigos científicos.

Infelizmente, em Portugal, as vagas de emprego para os antropólogos são muito poucas, o que leva a que muitos alunos acabem por desistir da área. Esta falta de emprego deve-se, em grande parte, ao desconhecimento geral das áreas de atuação do antropólogo, assim como existe um desconhecimento da aplicabilidade prática da Antropologia.

No entanto, este é um cenário que tem mudado, embora lentamente, e existem mais vagas disponíveis do que há alguns anos.

Como entrar na carreira de Antropologia

Para ser antropólogo, tem de concluir o curso universitário de Antropologia. Em Portugal, a licenciatura tem a duração de 3 anos e o mestrado mais 2 anos. Depois de Bolonha, é bom ter o Mestrado.

No Brasil, tem de concluir o bacharelado, o qual tem uma duração aproximada de 4 anos. Também é possível entrar no curso de Ciências Sociais, e depois tirar Antropologia.

Ao longo do curso, vai desenvolver bastante a sua reflexão sobre o Homem. Este é um curso com uma grande vertente teórica, como a maioria dos cursos das Ciências Humanas e Sociais.

Onde estudar Antropologia

Portugal:

Brasil:

Está decidido em seguir Antropologia? Então não deixe de investir na sua formação. Escolha a melhor faculdade para tirar o seu curso e aproveite as melhores oportunidades. Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima