Apresentador

Apresentador

O apresentador é a pessoa que dá a cara em programas de televisão, entre outros meios de comunicação. Os apresentadores têm, hoje, mais oportunidades com a internet, podendo ter o seu próprio programa em diferentes plataformas digitais. Sem dúvida, uma das profissões mais desejadas pelos jovens que sonham com as luzes da ribalta.

Outros nomes para esta profissão: Apresentador de Televisão

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Os apresentadores são as pessoas que fazem a condução dos programas, ou de alguns segmentos de um programa, podendo incluir entrevistas a convidados. Apesar de inicialmente serem pessoas formadas em jornalismo, hoje em dia, muitos dos apresentadores que conhecemos são celebridades de outras áreas.

Então, para entrar nesta carreira, não é obrigatório ter uma formação como jornalista. É claro que uma formação é sempre uma mais-valia para qualquer pessoa, e no mundo da televisão, onde a concorrência é muito forte, pode fazer toda a diferença, com toda a certeza!

Se o teu sonho é ser apresentador, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta profissão!

Curioso? Então segue connosco!

O que faz um Apresentador?

O apresentador é a pessoa que conduz um programa, tanto na televisão, como em qualquer outro meio de comunicação. Existem vários tipos de apresentadores, dependendo do programa que vão conduzir.

Podem ser apresentadores de telejornal e, neste caso, atuam também como jornalistas; podem ser apresentadores de programas da manhã, da tarde, ou de reality shows, e aqui já atuam mais como entrevistadores e oradores; ou podem ser apresentadores de programas de comentários políticos, desportivos, entre outros, e aqui já atuam mais como mediadores.

Estes são apenas alguns exemplos. Como podemos perceber, a cara que vemos à frente de cada tipo de programa tem um estilo próprio e diferente, o qual se adequa mais ao perfil do programa.

Numa fase inicial da profissão, o perfil do apresentador era mais formal, clássico e rígido. No entanto, com o passar dos anos, este perfil foi ficando mais descontraído. Hoje encontramos apresentadores divertidos, que não hesitam em soltar uma grande gargalhada no meio de uma entrevista.

Sem dúvida, existem hoje vários atores, humoristas, divulgadores, entre outros profissionais, à frente de programas televisivos e de outros meios de comunicação.

A internet veio alterar ainda mais o panorama da profissão, abrindo as portas para todas as pessoas. Hoje, qualquer um pode criar um programa próprio na internet, em diferentes plataformas, como o YouTube, por exemplo.

É claro que grandes personalidades, como atores, músicos, ou outras caras conhecidas do grande público, conseguem maior audiência nos seus canais de internet do que anónimos num primeiro momento. Mas a verdade é que a internet permite que qualquer pessoa possa abraçar um projeto do zero e, se as pessoas gostarem, podem, sim, tornar-se grandes apresentadores.

Quais as suas funções

O apresentador tem várias funções, as quais variam de acordo com o tipo de programa que conduz, como já conseguimos perceber no ponto anterior.

No entanto, podemos referir algumas funções comuns a todos os apresentadores. Ora vejamos!

  • Fazer comunicações e transmitir notícias na televisão ou outros meios de comunicação
  • Apresentar artistas e outras celebridades ou personalidades
  • Entrevistar convidados
  • Estudar informações relevantes para o programa
  • Preparar o programa

As rotinas são muito variadas. Enquanto alguns apresentadores passam a maior parte do tempo num estúdio, outros viajam bastante para preparar o programa, ou para gravar em diversos locais do país e do mundo.

Características de um bom apresentador

Para se ter sucesso como apresentador, é preciso ter uma série de características pessoais. Gostar daquilo que se faz é fundamental e o mais importante, sem dúvida, para se ter sucesso.

A coragem é essencial para quem quer seguir esta profissão. Além de não ser uma carreira fácil, estamos a falar de exposição pública. Isso quer dizer que vão haver sempre pessoas que nos vão amar, e outras vão odiar o nosso trabalho.

Além disso, é preciso seres muito rigoroso e competente. Falamos de uma das profissões mais competitivas que existem. São poucos os lugares para tantas pessoas que sonham apresentar um programa.

A organização também é uma das características importantes, com toda a certeza. Os apresentadores não podem entrar “no ar” se não estiverem devidamente preparados e com tudo muito bem organizado.

Outro aspeto importante é o sorriso. Estar diante de uma câmara sem sorrir é impossível, nem mesmo os apresentadores de telejornal! Então, se queres ter sucesso nesta profissão, tens de ter um belo sorriso. Claro que o sorriso tem de ser sempre adaptado às circunstâncias!

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os apresentadores não é muito animador. As vagas de trabalho são muito escassas e normalmente os apresentadores têm de percorrer um longo caminho na área da comunicação para conseguir chegar às luzes da ribalta.

A boa notícia é que a internet veio trazer novas oportunidades para quem quer trabalhar com comunicação. Com toda a certeza já te deparaste no YouTube com várias pessoas que têm o seu próprio programa, seja ele diário ou semanal. Esta é uma excelente forma de criares o teu próprio emprego, além de poderes ter visibilidade para as estações de televisão nacionais.

Como entrar na carreira de Apresentador?

O melhor é começar na rádio como locutor. Os programas de rádio são um bom ponto de partida e dão-lhe visibilidade. Além disso, vais poder treinar as diferentes técnicas jornalísticas e de comunicação.

Depois podes procurar trabalho em estações de televisão locais, como a Porto Canal, por exemplo. Quanto mais contactos dentro do meio conseguires, melhor. O apresentador consegue, na maioria das vezes, trabalho nas grandes estações televisivas através de indicações.

Onde estudar para Apresentador?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser apresentador, então não desistas dos teus sonhos. Eles podem tornar-se realidade, mas tens de trabalhar muito! Por isso, estuda, evolui, e trabalha muito. Vais ter o teu esforço recompensado! Acredita!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima