Artista Urbano

Artista Urbano

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O artista urbano, também chamado de artista de arte urbana ou street designer, é um profissional das artes que faz pinturas em edifícios urbanos (abandonados, ou não, podendo ser muros, paredes de casas, entre outros).

Em Portugal, a arte urbana tem tido um crescimento tremendo nos últimos anos, com um reconhecimento cada vez maior por parte da população em geral.

No Brasil, a arte urbana, ou street art, também tem crescido bastante, sendo mesmo um movimento artístico que manifesta várias causas sociais. Esta arte brasileira já foi mesmo considerada a vertente de arte urbana mais significativa em todo o mundo.

Não falamos de grafitis vulgares, realizados por amadores (os chamados grafiteiros)! Falamos, sim, de verdadeiras obras de arte que devolvem a vida a construções devolutas e trazem a arte para o centro da cidade.

Se és um amante de artes e se o teu sonho é viver de pintura, então tens de conhecer a profissão de artista urbano. Além de estar a ser muito valorizada, esta carreira está em alta e a tendência é que continue a crescer nos próximos tempos.

Vem connosco e descobre tudo sobre esta profissão das artes visuais.

Arte Urbana (Street Art)

A arte urbana, também designada de arte de rua, street art ou urbanografia, é uma forma de expressão artística, geralmente com manifestações cultural, social, política ou religiosa como base (inspiração). Vincadamente urbana, esta arte atua, muitas vezes, como forma de protesto ou então como um meio de expor problemas sociais.

Foi considerada, durante muito tempo, uma arte marginal, até porque era considerada vandalismo e esta não estava associada a um padrão estético. Sem dúvida, a arte urbana é uma expressão livre.

Podemos dizer que a street art é a expressão máxima do cidadão, enquanto parte integrante e ativa da sociedade, capaz de expressar os seus protestos e manifestações através da arte.

Sem dúvida, a arte urbana brasileira é uma das mais marcantes neste sentido, muito pelos grandes problemas sociais que se vivem (racismo, machismo, homo e transfobia, desigualdades de classes, entre tantos outros) e pela grande consciência da sociedade perante esses mesmos problemas.

Além deste “tom” de protesto, a arte urbana pode ter apenas como objetivo estimular o gosto pela arte da sociedade em geral, para estimular a criatividade ao seu redor, ou então para tornar a cidade mais bela e atraente.

Arte Urbana em Portugal

Em Portugal, a arte urbana é já reconhecida e acabou por se tornar um atrativo turístico em algumas cidades, principalmente Lisboa, Porto, Setúbal, Ponta Delgada (Açores) e Funchal (Madeira).

A câmara municipal do Porto criou o Programa de Arte Urbana, o qual promove intervenções artísticas e contou já com a participação de grandes talentos locais, como Hazul, por exemplo.

No Funchal, temos a iniciativa Arte de Portas Abertas, a qual transformou a Rua de Santa Maria numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. Em Ponta Delgada, a arte urbana é tão distinguida que temos o festival anual Walk & Talk.

Em Lisboa, a street art é tão valorizada que se criou a Galeria de Arte Urbana (GAU), a qual promove iniciativas legais para o desenvolvimento desta arte pela capital portuguesa. Podemos apreciar verdadeiras obras de arte em fachadas de prédios e muros em vários bairros, como Marvila e Graça, por exemplo.

Vhils e Arte Urbana em Lisboa

Um dos autores mais consagrados em street art – Vhils (Alexandre Farto) – já tem a sua “marca” um pouco por toda a cidade.

Este pintor e “grafiteiro” português é muito apreciado em todo o mundo, tendo já produzido um videoclipe para os U2 (Raised by Wolves) e chegou a ser apontado como um dos artistas de maior sucesso com menos de 30 anos de idade pela Forbes.

Algumas das obras de arte urbana mais emblemáticas em Lisboa são, por exemplo:

  • Marielle Franco (Benfica, Monsanto)
  • Barreiro (Bairro de Santa Bárbara)
  • Universal Personhood (realizou a segunda metade do mural de Obey Giant. Está localizado na Rua da Senhora da Glória)
  • Edifício GS1 (Campus do Lumiar)
  • Calçada (Rua de São Tomé)
  • Honorato do Chiado (Chiado)
  • Teatro Nacional D. Maria II (Rossio)
  • Fábrica Braço de Prata (Marvila)
  • Polo Cultural Gaivotas (Rua das Gaivotas)

O que faz um Artista Urbano?

O artista urbano faz obras de arte nas ruas, muros, fachadas de edifícios, painéis nos centros urbanos, assim como noutras edificações. Essas obras podem ser pinturas, grafitis, obras em azulejos, entre outras formas de expressão artística.

Ao contrário de outros artistas plásticos e artistas visuais, o artista de arte urbana não expõe em galerias de arte, museus, ou outros espaços fechados. Este artista trabalha na rua e desenvolve as suas obras de arte aos “olhos de todos”.

O trabalho do artista de arte urbana não faz apenas grafitis em edifícios. Este artista também faz trabalhos de design, realização e produção de vídeos, por exemplo.

Quais as suas funções

O artista urbano realiza obras de arte urbana. Sem dúvida, o grafiti (graffiti ou grafito) é uma das expressões de arte urbana mais conhecidas. Este consiste em pinturas realizadas com sprays e marcadores em muros, fachadas de edifícios, túneis, assim como outros espaços urbanos.

Outra forma de arte urbana é o stencil (estêncil). Esta técnica consiste em fazer um desenho em papel, acetato, plástico ou metal, posteriormente recortado para depois aplicar esse desenho em superfícies. A ideia é preencher o desenho com tinta.

Cartazes, assim como pósteres de rua, fazem parte, também, da arte urbana. Estes cartazes podem ser impressos ou feitos manualmente. O artista urbano desenvolve estes cartazes com técnicas gráficas distintas.

As projeções de vídeo (video mapping) são cada vez mais requisitadas pelas autarquias e espaços comerciais. Estas são, igualmente, uma forma de arte de rua e consistem em projetar vídeos e efeitos de luzes em edifícios ou paredes.

Mais recentemente, a arte urbana aglomerou também as instalações de rua (krafts), as quais são compostas por diferentes elementos dispostos num espaço (podendo ser temporário, ou não).

Saídas no Mercado de Trabalho

Com toda a certeza, o artista urbano encontra um mercado de trabalho “quente”, com tendência a crescer muito nos próximos anos.

O mundo da arte urbana abre imensas portas profissionais, desde convites e contratos para fazer workshops, participar de festivais de arte e de eventos, fazer a decoração de espaços e estabelecimentos, ou até para criar murais nos centros urbanos de todo o mundo.

Como artista de arte urbana, serás um profissional autónomo, ou seja, vais realizar trabalhos freelancers. Como tal, deverás ter uma visão comercial da arte. Tens de saber publicitar os teus trabalhos e valorizar o teu talento.

Como entrar na carreira de Artista Urbano?

Para seguires a profissão de artista urbano, ou artista de arte urbana, não precisas ter nenhuma formação. No entanto, terás mais ferramentas se tiveres conhecimentos de artes visuais e design.

Sendo assim, se tiveres aspirações maiores e se queres realmente investir na carreira, o conselho do Guia das Profissões é que faças um curso superior em Design ou em Artes Visuais.

Além de aprenderes muito sobre arte, vais conhecer várias pessoas do meio. Estes contactos são importantes para trocar várias ideias, trabalhar a criatividade, mas também podem ser uma alavanca para uma carreira de sucesso.

Onde estudar para Artista Urbano?

Como dissemos, não precisas ter uma formação para seguires uma carreira de artista urbano. No entanto, os cursos de Artes Visuais e Design podem ser bastante interessantes para ti.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te um artista urbano de sucesso, então não desistas e investe na tua formação. Acredita em ti, no teu talento e no teu potencial. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top