Lavadeiro e Engomador de Roupa

Lavadeiro e Engomador de Roupa

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O lavadeiro e engomador de roupa lava e passa peças de roupa (à mão ou em lavandarias, dependendo do tipo de tecido e do serviço contratado). A profissão de lavadeira é muito antiga, sendo considerada mesmo uma das profissões tradicionais.

Embora as lavandarias e máquinas de lavar roupa tenham “afastado” as figuras das tradicionais lavadeiras, esta é uma função que ainda permanece ativa (embora com procura cada vez mais reduzida).

Se, por um lado, a figura da lavadeira tem perdido destaque no mercado de trabalho, o mesmo não se pode dizer do engomador de roupa. As pessoas têm procurado cada vez mais estes serviços e, por isso mesmo, hoje incluímos lavadeiro e engomador de roupa como uma única atividade.

Para pessoas que gostam de lavar e passar a roupa, que preferem uma profissão fora da rotina de um escritório ou de um computador, esta pode ser uma carreira bastante interessante.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta profissão e entrar no mercado de trabalho com toda a força.

Confere!

O que faz um Lavadeiro e Engomador de Roupa?

O lavadeiro e engomador de roupa lava e passa roupas para fora, ou seja, oferece estes serviços às pessoas. Assim, ele recolhe as roupas que as pessoas querem lavar e passar, leva para sua casa ou para a lavandaria (neste último caso, as pessoas podem levar até ao local), separa as peças de acordo com a cor e o tipo de tecido, lava-as e engoma-as.

A lavagem da roupa pode ser à mão, à máquina ou a seco, dependendo do tipo de tecido. Depois de lavadas, ele coloca as roupas para secar (podem secar ao sol ou na máquina de secar). Assim que estiverem secas, ele passa a ferro as pelas, sempre com atenção à temperatura usada para não danificar os tecidos.

Em alguns casos, este profissional também pode fazer pequenas reparações na roupa, como substituir ou pregar botões, por exemplo.

Estás à procura de outras profissões? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O lavadeiro e engomador de roupa tem como principais funções lavar e engomar peças de roupa de outras pessoas. Embora antes estas profissões pudessem existir em separado, hoje, o mais comum é que este profissional ofereça os dois serviços em simultâneo (ou apenas o serviço de engomar vestuário).

Assim, o dia a dia deste trabalhador envolve diferentes tarefas, como, por exemplo:

  • Recolher peças de roupa para lavar e passar (quando oferece o serviço de recolha e entrega ao domicílio)
  • Separar as peças que são para lavar (tem de ter em conta a cor, o tipo de tecido e o grau de sujidade para dar o melhor tratamento às roupas)
  • Lavar as peças de roupa à mão (quando não é possível lavar à máquina ou lavar a seco) ou colocar para lavar na máquina (seguindo sempre as recomendações de lavagem de acordo com o tipo de tecido)
  • Colocar as peças de roupa para secar (ao sol ou em máquinas de secar, sempre seguindo as orientações dadas nas próprias peças, pois algumas delas não podem ser colocadas na máquina de secar)
  • Separar as peças de roupa que precisam ser engomadas, também sempre de acordo com o tipo de tecido, pois as temperaturas usadas no ferro de engomar variam de acordo com as especificações da peça de vestuário
  • Fazer pequenas reparações nas peças de tecido, como substituir botões e fazer bainhas, por exemplo

Saídas no Mercado de Trabalho

O lavadeiro e engomador de roupa pode trabalhar em lavandarias, mas também pode oferecer os seus serviços como profissional autónomo. Sem dúvida, esta segunda opção é a mais comum, pois nas lavandarias atuais, a maior parte dos funcionários são operadores de máquinas de lavandaria, não procedendo a lavagens à mão, por exemplo.

Como o custo das lavandarias é ainda muito elevado, oferecer estes serviços pode ser uma oportunidade de começar um negócio próprio. Além disso, as lavandarias não oferecem serviços de recolha e entrega das peças de vestuário ao domicílio, o que pode ser uma vantagem para quem quiser seguir esta carreira como autónomo.

As famílias valorizam, cada vez mais, o tempo que têm e procuram passá-lo com o máximo de qualidade. Nesse sentido, se alguém oferece um serviço completo, as hipóteses de ser contratado aumentam bastante.

Como é óbvio, na hora de dar um orçamento, deverás fazer contas a todos estes gastos. Além da deslocação, tens de perceber quanto deves cobrar por cada peça.

Conhece também a profissão de Operador de Máquinas de Lavandaria

Como entrar na carreira de Lavadeiro e Engomador de Roupa?

Para trabalhares numa lavandaria como lavadeiro e engomador de roupa, não te é exigida nenhuma formação na área. Sem dúvida, as únicas exigências é que saibas lavar e engomar peças de vestuário diversas.

No entanto, se estás a pensar abrir o teu próprio negócio, tens de ter noções básicas de gestão empresarial e marketing.

Como dissemos, tens de definir bem os preços que irás cobrar. Além de incluir o valor da recolha e entrega das peças de vestuário (caso queiras oferecer esse serviço), tens de pensar em quanto irás cobrar pelo serviço de lavar e engomar roupa.

Existem alguns lavadeiros e engomadores de roupa que cobram pelo quilo de roupa para lavar e passar, outros preferem dar o orçamento por número de peças e ainda existem aqueles que dão orçamentos pela quantidade e tipo de peça (por exemplo, 10 camisas, 2 calças, etc).

Além de definires os preços, tens também de fazer a divulgação dos teus serviços. Atualmente, com a internet, este trabalho está muito mais facilitado (e com um custo bem mais baixo). Hoje, não precisas entregar milhares de panfletos nas caixas de correio. Podes fazer um anúncio nas redes sociais, por exemplo, com uma segmentação do público para a tua zona de residência.

Onde estudar para Lavadeiro e Engomador de Roupa?

Como dissemos, não te é exigida nenhuma formação para seguires a profissão de lavadeiro e engomador de roupa. No entanto, se queres tornar-te um empreendedor e abrir o teu próprio negócio, é fundamental teres conhecimentos em gestão de empresas e marketing.

Sendo assim, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a carreira de lavadeiro e engomador de roupa? Então não desistas e começa já a procurar trabalho na área. Se a tua ideia é abrir o próprio negócio, não deixes de investir numa formação que te traga boas ferramentas para a gestão e publicidade da tua empresa. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando