Técnico de Serviços Educativos

Técnico de Serviços Educativos

técnico de serviços educativos é um género de mediador entre as coleções e os museus, ou outras instituições culturais. Ele assegura que aquilo que a instituição quer transmitir é compreendida e bem interpretada. 

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, História da Cultura e das Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta profissão é perfeita para os que gostam de história, de arte, de património e de manter a memória de um povo bem viva. 

Apesar de poder trabalhar em diferentes instituições culturais, a maior parte dos técnicos de serviços educativos atuam em museus. Embora não seja uma profissão muito famosa, é de grande importância para a sociedade como um todo. O trabalho com cultura e arte é essencial e não podemos esquecer-nos que dele depende a nossa identidade.

Muitas vezes, ao desprezarmos a cultura, estamos a desvalorizar o nosso país, a nossa história, os nossos antepassados. Por isso, quando falamos em identidade, em sabermos quem somos, não nos podemos esquecer de todos os aspetos culturais e artísticos.

Portanto, se gostas deste tipo de ambiente, se adoras história e património, e tens um amor incondicional pela arte, não deixes de ler este artigo e vem conhecer um pouco mais sobre a profissão de técnico de serviços educativos. 

Vamos?

O que faz um Técnico de Serviços Educativos?

O técnico de serviços educativos dá a conhecer e entender os conteúdos que a instituição cultural quer transmitir. Os serviços educativos presentes nos espaços culturais são muito importantes para conseguirmos promover a consciência crítica, mas também para unir atividades de lazer e aprendizagem.

Sem dúvida, a área dos serviços educativos em qualquer espaço cultural, seja ele um museu, um monumento, um palácio, é um espaço onde convivem a negociação e a discussão, promovendo a consciência crítica.

Este trabalho pretende criar novos públicos para a instituição cultural, mas também visa criar  relacionamentos diferentes com estes públicos. 

Podemos dizer que os serviços educativos são uma peça central para promover o conhecimento, tanto em espaços culturais, como em espaços de ciência, como museus temáticos, por exemplo. 

Sendo assim, o técnico de serviços educativos trabalha com públicos muito diferentes, comunidades com as suas particularidades, e pessoas de diferentes contextos sociais e faixas etárias. 

Quais as suas funções

O técnico de serviços educativos tem como principal função assegurar que os conteúdos que a instituição cultural quer passar seja recebida e compreendida pelo público. Além disso, ele também tem de:

  • Orientar visitas guiadas a públicos diferentes, desde crianças, adultos, assim como a turistas estrangeiros
  • Idealizar e colocar em prática atividades educativas na instituição cultural
  • Receber de forma especializada os visitantes e garantir que tem todas as informações importantes
  • Criar materiais pedagógicos
  • Levar a cabo oficinas de expressão plástica
  • Sessões de contos
  • Organizar espetáculos de música, dança ou teatro
  • Organizar seminários e workshops

Saídas no Mercado de Trabalho

A cultura, arte e património são áreas que não são muito valorizadas na sociedade. A verdade é que existe também falta de apoio por parte do Estado, o que leva a uma “deterioração” destas áreas.

Sem dúvida, se houvesse um maior apoio a estas áreas, a cultura, a arte e o património conseguiriam manter-se vivos e mais fortes na nossa sociedade, fazendo com que as pessoas fizessem mais visitas aos espaços culturais e, consequentemente, no futuro, seriam áreas capazes de gerar lucro. 

Mas como esse não é o cenário atual, só nos resta dizer que o mercado de trabalho não é favorável e as oportunidades de trabalho não são muitas. 

No entanto, se gostavas mesmo de ser um técnico de serviços educativos, não desistas. As oportunidades são poucas, mas elas existem. 

Como entrar na carreira de Técnico de Serviços Educativos?

Para seguires a carreira de técnico de serviços educativos tens de ter uma formação superior em História, Antropologia ou História da Arte. Qualquer uma destas licenciaturas e mestrados permitem que trabalhes nesta área. 

Como falamos de um espaço que recebe diferentes públicos, é essencial que tenhas domínio do idioma inglês e, preferencialmente, francês e espanhol também. 

Este é um trabalho que tem de ser feito em equipa, por isso é importante que tenhas muita facilidade em relacionares-te com os outros e sejas capaz de interagir com eles em prol de um bem comum.

Também é essencial saber trabalhar bem com as ferramentas do Office. 

Onde estudar para Técnico de Serviços Educativos?

Portugal: 

Brasil:

Trabalhar com cultura e arte é um privilégio de poucos. Este trabalho é muito maior do que se pensa e envolve muitas questões de identidade de uma nação. Fazer com que o nosso património cultural e artístico chegue às pessoas é um trabalho mais do que louvável. É de grande importância, de grande valor, e merece toda a nossa admiração.

Nós sabemos que este não é um caminho fácil. Seria bem mais fácil seguir uma profissão da área da engenharia, ou da medicina. Mas o que seria da nossa nação sem cultura e sem arte? Seríamos um povo sem história, sem vínculos. E é por isso que nós, do Guia das Profissões, não podemos deixar de dizer o quão orgulhosos nos sentimos destes profissionais.

Viver para a cultura e arte, e viver por elas, é digno de todos os aplausos do mundo. Por isso não nos cansamos de dizer que se esse é o teu sonho, não desistas. Fazes falta ao nosso país e ao mundo.

Gostavas de seguir a profissão de técnico de serviços educativos? A cultura e a arte sempre te atraíram? Então não desistas de lutar pelos teus sonhos. O caminho pode ser difícil, às vezes pode parecer quase impossível, mas tudo na vida é possível quando se quer realmente. Sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top