Assentador de Tacos

assentador de tacos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O assentador de tacos e afagador de madeira, colocador de tacos e raspador de tacos, no Brasil, é o profissional que faz a colocação de tacos em pisos de madeira, assim como faz a reparação deste tipo de pisos.

Esta é uma profissão que faz parte da construção civil, mas é pouco procurada por jovens. As empresas do setor falam da falta de profissionais qualificados para desenvolver este ofício e, por isso, é uma excelente oportunidade para todos os que procurem uma profissão na área.

Se gostas de te manter ativo durante todo o dia e queres um trabalho que não seja rotineiro, então esta carreira pode ser aquela que tanto procuras.

Neste artigo, vais descobrir o que faz um assentador de tacos e afagador de madeira, quais as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como o que tens de fazer para entrar nesta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Assentador de Tacos?

O assentador de tacos e afagador de madeira é o profissional que coloca os tacos de madeira nos pavimentos e faz a reparação dos pisos em tacos que estejam estragados.

É preciso, antes de mais nada, isolar o pavimento para não sofrer com a humidade. Depois espalha um produto fixador e só depois assenta os tacos no pavimento, seguindo as orientações e especificações do gestor do projeto.

É preciso ter muita atenção na colocação dos tacos para a decoração dos pavimentos ficar de acordo com o projeto. Por isso, devemos verificar sempre a qualidade do trabalho à medida que o vamos fazendo.

No que diz respeito à reparação dos pisos de tacos, precisamos, antes de mais nada, verificar qual a qualidade do trabalho que foi feito e avaliar o grau de degradação e estragos. Depois raspamos os pavimentos, polimo-los e faz-se o acabamento com envernizamento ou enceramento.

Embora os riscos associados a esta profissão não sejam grandes, é importante cumprir com todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Tens dúvidas se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais.

Quais as suas funções

O assentador de tacos, ou colocador de tacos, tem como função colocar os tacos nos pavimentos. No entanto, como já vimos neste artigo, ele desempenha outras funções no dia a dia, como fazer o restauro destes pisos.

Para executar estas funções, ele tem uma série de tarefas a seu cargo, como, por exemplo:

  • Preparar o local onde vai trabalhar, assim como os equipamentos e materiais que irá usar
  • Dar lustre aos revestimentos de madeira
  • Fazer medições de áreas
  • Calcular a quantidade de materiais necessários para o projeto
  • Preparar a base onde se vai colar os tacos ou laminados de madeira
  • Cortar peças de madeira
  • Fazer correções no pavimento que vai ser revestido
  • Preparar a cera e argamassa
  • Lixar e raspar madeira
  • Encerar e envernizar madeiras

Trabalhar em equipa é essencial nesta profissão. Tratando-se de um projeto que envolve vários trabalhos, é importante que se estabeleça uma boa comunicação entre as diferentes equipas, assim como dentro da mesma equipa de trabalho.

Conhece também a profissão de Técnico de Obra (Técnico em Edificações)

Saídas no Mercado de Trabalho

O assentador de tacos e afagador de madeira pode atuar em empresas de construção civil ou em empresas especializadas em pisos e pavimentos, incluindo empresas de pavimentos de madeira ou restauro de pisos de madeira.

Embora, atualmente, as casas não usem muito tacos nos pavimentos, casas antigas precisam sempre de manutenção e restauro dos seus pisos de madeira. Portanto, podemos dizer que existe, sim, espaço para quem quer seguir esta profissão.

De facto, não é um dos serviços de construção civil mais pedidos, mas a verdade é que há falta de profissionais na área. Por isso, não será difícil entrares no mercado de trabalho.

Podes ainda atuar como profissional autónomo. Algumas pessoas preferem contratar este serviço a um profissional a contratar uma empresa, até porque os orçamentos costumam ser bem mais baixos.

Se quiseres seguir este caminho, deves ter ainda mais cuidado com o teu trabalho. Os resultados têm de ser perfeitos e deves zelar pelo cuidado de todos os materiais e pela limpeza do ambiente de trabalho.

Lembra-te que as recomendações e indicações são o segredo do negócio. Por isso, clientes satisfeitos são sinónimo de mais clientes.

Como entrar na carreira de Assentador de Tacos?

Se queres seguir a profissão de assentador de tacos, então deves aprender o ofício antes de qualquer outra coisa. Como não existe um curso específico para ensinar a assentar / colocar tacos, é normal que entres no mercado de trabalho como aprendiz.

Sem dúvida, é no dia a dia e no convívio com outros trabalhadores experientes que vamos aprendendo os meandros de uma profissão. Por isso, quando conseguires uma vaga de trabalho, aproveita para aprenderes tudo o que puderes.

Se quiseres e sentires necessidade de uma formação, podes procurar cursos da área da construção civil. A vantagem é que esses cursos envolvem um estágio, o qual é uma excelente oportunidade para entrares no mercado de trabalho.

Se mostrares ser uma pessoa competente e profissional, com vontade de aprender, a empresa onde vais estagiar pode contratar-te. Portanto, pode ser uma hipótese a ponderar.

Vejamos agora alguns cursos que te podem interessar.

Onde estudar para Assentador de Tacos?

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de assentador de tacos e afagador de madeira? Então não deixes de investir na tua formação, pois pode fazer toda a diferença na hora de conseguires uma oportunidade de trabalho e até encontrares outras especialidades na área da construção civil que gostes. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top