Assistente de Cenografia

Assistente de Cenografia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Desenho Educação Física Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de cenografia, ou então auxiliar de cenografia, é a pessoa que ajuda o cenógrafo durante o trabalho. É o seu braço direito e está disponível para ajudar em todas as suas tarefas.

No cinema, e audiovisual em geral, principalmente em produções maiores, é comum que existam assistentes, pois a carga de trabalho é muito grande e as tarefas exigem não duas, mas quatro mãos.

Ser assistente não é algo que possa ser visto como um desmérito. Antes pelo contrário! É apenas o primeiro passo que se dá numa carreira que pode, sem dúvida, transformar-se em algo grandioso.

Portanto, se gostas de cenografia, é importante que leias este artigo e conheças a profissão de assistente de cenógrafo. Aqui, vamos mostrar-te o que faz um auxiliar de cenografia, quais as funções que tem no seu dia a dia, como está o mercado de trabalho, assim como o caminho que podes fazer para entrar nesta carreira.

Curioso, não é mesmo?

Então segue connosco!

O que faz um Assistente de Cenografia?

Tal como o próprio nome indica, o assistente de cenografia presta assistência ao cenógrafo nas tarefas que este tem de desempenhar. O auxiliar de cenografia recolhe dados para um projeto cenográfico, mas também faz pesquisas que estejam relacionadas com o projeto.

Esta é uma profissão muito comum para aqueles que acabaram de se formar em cenografia, até porque este início é uma fase de aprendizagem em campo, ao ver os outros trabalharem.

Podemos dizer que a profissão de assistente de cenógrafo é o primeiro passo dado na profissão, quase como um estágio remunerado e com direito a categoria profissional.

Quais as suas funções

A principal função do assistente de cenografia é ajudar o cenógrafo em tudo o que ele precisar. O auxiliar está ali para dar auxílio, prestar apoio. Por isso, ele deve obediência e respeito ao cenógrafo.

Além de ajudar em todas as tarefas de cenografia propriamente ditas, ele também ajuda noutras atividades, como de pesquisa e ensino, por exemplo.

Para ficares com uma ideia mais clara do que é pedido ao assistente de cenografia, vamos ver agora algumas das funções mais comuns para este cargo. Temos, então:

  • Fazer pesquisa de materiais e preços
  • Desenvolver desenhos técnicos
  • Acompanhar a montagem/desmontagem dos cenários, mas sempre na presença do cenógrafo, o qual assegura que o trabalho está a ser bem feito

Como podes perceber, este é um cargo ainda muito “jovem”, sem responsabilidades assumidas. Portanto, se entrares numa vaga de assistente de cenografia, aprende o máximo que conseguires para, mais tarde, quando te tornares um cenógrafo, seres capaz de fazer coisas incríveis com os cenários.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de cenografia trabalha em produções audiovisuais que impliquem a construção e montagem de cenário. Tendo isto em conta, a maior parte das vagas de trabalho encontram-se no teatro, cinema e televisão.

No entanto, devemos referir que a quantidade de vagas não é muita em Portugal. Sem dúvida, as artes e a cultura ainda precisam de um grande investimento para conseguirem oferecer boas perspetivas de emprego, assim como bons salários.

Sendo assim, não vai ser uma tarefa assim tão simples conseguires uma colocação, mas também não é impossível. Se é isso que queres para a tua vida, se o teu sonho é seguir uma carreira em cenografia, então não desistas!

No Brasil o cenário é diferente. A taxa de empregabilidade é bastante alta, mesmo para os recém-formados. A quantidade de produções audiovisuais é muito superior, incluindo aqui a indústria cinematográfica, teatral, assim como das novelas.

Como assistente de cenografia, podes trabalhar em diferentes espaços, não só no cinema, TV e teatro. Ora vê todas as possibilidades!

  • Teatros
  • Estúdios de Tv
  • Produtoras televisivas
  • Empresas de vitrinismo
  • Companhias teatrais e óperas
  • Produções de Cinema
  • Empresas de montagem de expositores
  • Empresas de criação de conteúdos publicitários
  • Agências de designer

Como entrar na carreira de Assistente de Cenografia?

Se queres seguir a profissão de assistente de cenografia e, mais tarde, tornares-te um bom cenógrafo, então tens de ter uma formação em Cenografia. Em Portugal, o curso de Cenografia dura 5 anos (mestrado integrado). No Brasil, o curso tem a duração média de 4 anos.

Vais aprender de tudo um pouco, desde cenários, a figurinos, design cenográfico, oficina de teatro, entre tantas outras coisas interessantes e relacionadas com artes.

Onde estudar para Assistente de Cenografia?

Brasil:

Portugal:

O teu sonho é seres um grande cenógrafo no futuro? Então não deixes de investir muito na tua carreira como assistente de cenografia primeiro. Acredita, porque é essa aprendizagem que te vai fazer um melhor profissional. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top