Homem de Área (Roustabouts)

Homem de Área (Roustabouts)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Homem de Área, chamado também de Roustabouts, é a profissão de base para a maior parte dos profissionais que querem trabalhar em plataformas de extração de petróleo e gás natural.

O trabalho em plataformas de extração e perfuração de poços de petróleo e gás natural é desgastante e exige grande esforço físico.

Em plataformas off-shore (no mar), terás de ficar temporadas longe de casa (geralmente passas 15 dias seguidos na plataforma e 15 dias em terra). Os turnos de trabalho podem ser de até 12 horas por dia, o que se torna em algo muito cansativo.

Apesar de ser um trabalho estafante e que nos obriga a ficar temporadas longe da família, é também muito recompensador. Quem trabalha nestas plataformas afirma ser como ter uma segunda família, na qual todos os integrantes têm a mesma paixão: a do “ouro negro”.

Se adoravas trabalhar nesta área, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de Homem de Área e como podes entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Homem de Área (Roustabouts)?

O Homem de Área, ou Roustaboust, é quase como um “faz tudo” dentro de uma plataforma. São eles que movimentam a carga nas plataformas (trabalhando com o Guindasteiro), sempre seguindo as orientações dadas pelo Contramestre de Movimentação de Cargas, fazem serviços de limpeza e de manutenção no convés e ajudam a equipa do Sondador nos trabalhos de sonda de perfuração.

Esta é, regra geral, a porta de entrada para quem quer fazer uma carreira numa plataforma de extração de petróleo e gás natural como Plataformista, Sondador, Mecânico, Guindasteiro, entre outras.

Além de não requerer tanto conhecimento específico, é uma excelente forma de conheceres a rotina de uma plataforma e aprenderes com outros profissionais, pois terás a oportunidade de atuar com várias equipas.

Quais as suas funções

O Homem de Área tem como principais funções tratar da limpeza e manutenção geral no convés, assim como movimentar cargas na plataforma. Embora possa ser olhada como uma profissão menor, a verdade é que todos os profissionais dentro de uma plataforma de extração de petróleo ou gás natural são fundamentais e todos desempenham um papel fulcral.

A limpeza e manutenção do convés é essencial para garantir a segurança de todos os profissionais da plataforma. Da mesma forma, a movimentação de carga numa plataforma pode acarretar riscos para os outros quando não é bem feita.

Por isso, por muito que penses que ser Homem de Área não é algo fascinante, deves ter em mente que esta é uma profissão de grande responsabilidade.

Além das funções que mencionamos anteriormente, o Roustabouts, como também pode ser chamado, pode ajudar nos trabalhos na sonda de perfuração, junto com a equipa do Sondador.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal não existem vagas de trabalho para Homem de Área (Roustaboust), até porque não há indústria de extração de petróleo e gás natural no país. Pelo contrário, o Brasil oferece várias oportunidades de carreira, pois é um dos maiores extratores e produtores de petróleo do mundo.

Existem outros países que oferecem excelentes oportunidades de emprego nesta área, como o Canadá, países do Médio Oriente e Noruega, por exemplo.

Como entrar na carreira de Homem de Área (Roustaboust)?

Embora a profissão de Homem de Área não exija tantos conhecimentos técnicos quanto outras carreiras dentro de uma plataforma de extração de petróleo e gás natural, a maior parte das empresas exige que o candidato tenha o 12º ano completo (ou ensino médio no Brasil), mas também dão preferência para aqueles com cursos de segurança a bordo (CBSP) e treinamento de Homem de Área.

Regra geral, esta é a profissão de entrada em qualquer plataforma. Por isso, mesmo que o teu sonho seja ser Torrista, Encarregado de Sonda, ou Guindasteiro, por exemplo, é normal que comeces como Homem de Área.

Nesse sentido, deves mostrar sempre as tuas capacidades e aproveitar para aprender o máximo que puderes durante o trabalho. Desta forma, vais conseguir conquistar outros patamares mais rápido.

Onde estudar para Homem de Área (Roustaboust)?

Em Portugal não existem muitas formações específicas para quem quer trabalhar como Homem de Área. Já no Brasil, existem dezenas de formações específicas para quem quer atuar em plataformas.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

  • Curso Básico de Segurança de Plataforma – CBSP – Salvatagem – Shelter
  • Curso de Homem de Área – Shelter

Se gostavas de ser Homem de Área (Roustaboust), ou se o teu sonho é ter uma carreira numa plataforma de extração e produção de gás natural e petróleo, então não deixes de investir numa formação que te ajude a conquistar a vaga de emprego que tanto procuras. Nós desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top