Assistente de Direção (Animação)

assistente de direção animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de direção na área da animação é o braço direito do diretor de animação. Ele ajuda o diretor em todas as suas atividades e é ele que, muitas vezes, põe a “mão na massa”.

Da mesma forma que podemos dizer que uma boa equipa não se faz sem um bom chefe, podemos dizer aqui, também, que um bom diretor não se faz sem um excelente assistente. Sem dúvida, é ele que “salva o barco” em muitos momentos.

Para quem gosta do mundo da animação, esta é uma profissão desafiante e muito entusiasmante. Se esse é o teu caso, então não poderias estar num lugar melhor!

Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão de assistente de direção em animação. Vais aprender o que faz este profissional, as possibilidades no mercado de trabalho e como podes entrar na carreira.

Estás curioso para saber mais? Então vem connosco!

O que faz um Assistente de Direção (Animação)?

O assistente de direção de animação é a pessoa que ajuda o diretor de animação em todas as suas atividades. Numa produção, o diretor é muitas vezes requisitado pela equipa. A verdade é que todos os artistas vão “pedinchar” a atenção do diretor em algum momento.

A questão é que ele não consegue estar em todo o lado, nem estar a par de tudo o que acontece, principalmente quando falamos de uma grande produção.

Por isso, o assistente é o seu grande apoio. Este vai ficar responsável pelas questões operacionais da produção, ou seja, vai ocupar-se do processo de criação da animação. Desta forma, liberta o diretor para se ocupar da parte criativa e artística.

Para perceberes melhor como é o trabalho do assistente, vamos ver quais as funções que ele tem no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O assistente de direção ajuda o diretor em todas as suas atribuições. No entanto, ele vai estar mais focado na execução das etapas de animação, para que o diretor de animação se possa concentrar no trabalho criativo e artístico.

Apesar de estar responsável por essa parte operacional, ele tem de reportar ao diretor tudo o que acontece ao longo do processo. Sendo assim, podemos dizer que este profissional faz a ponte entre a produção e a direção artística e criativa.

Vejamos agora algumas outras funções que ele tem no seu quotidiano!

  • Organizar as tarefas e distribuí-las pelos diferentes profissionais (este trabalho é feito em parceria com o produtor de linha)
  • Ajudar o diretor de animação a definir as estratégias de direção criativa e ajudar a implementá-las
  • Gerir o fluxo de feedbacks
  • Fazer a interação entre a equipa e o diretor
  • Apoiar a equipa com o intuito de melhorar e otimizar o trabalho
  • Assegurar a qualidade do trabalho da equipa e garantir que este corresponde às expectativas do diretor
  • Realizar animações, quando possível e se necessário

Ele tem de liderar e organizar a equipa de trabalho, assim como estar a par de tudo o que a equipa está a fazer. Portanto, é essencial que este profissional seja capaz de comunicar muito bem, assim como deve ter perfil de liderança.

Como trabalha diretamente com animadores, coloristas, cenaristas, entre outros profissionais da animação, é imprescindível que ele mesmo tenha conhecimentos de animação.

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora o mercado de trabalho em animação esteja em alta, as vagas para diretor de animação e para assistente de direção de animação não são assim tantas. E não é difícil perceber a razão. Tratando-se de cargos superiores, as vagas são muito menores e mais difíceis de alcançar.

Para conseguires destacar-te dos candidatos, é muito importante que tenhas experiência na área da animação, assim como habilidades de liderança. Um assistente tem de ser um profissional completo, ou então não conseguirá fazer um bom trabalho.

Poderás encontrar trabalho em diferentes setores do mercado, entre os quais destacamos aqui, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Estúdios de animação
  • Estúdios de videojogos
  • Produtores de internet
  • Agências de marketing e publicidade

Como entrar na carreira de Assistente de Direção (Animação)?

Para seguires a profissão de assistente de direção em animação, tens de ter experiência noutras áreas do processo de produção, exercendo atividades como colorista, cenarista, animador, assistente de animação, assistente de animador, entre outras.

Quando queremos ocupar um cargo superior, não podemos deixar de desenvolver as nossas habilidades noutras áreas específicas, até porque seremos nós a liderar a equipa e a coordenar o seu trabalho.

Além disso, nunca iremos ajudar a nossa equipa a melhorar se não soubermos como se executam as suas funções.

Portanto, se queres chegar ao cargo de assistente de direção, e até diretor de direção, o nosso conselho é que concluas um curso superior na área da animação, ou um curso profissional em animação 2D e 3D, e procures trabalho como animador, ou outro cargo inferior.

Depois de teres experiência em outras áreas da produção, e quando te sentires capaz de estar à frente de uma equipa, então deverás procurar uma oportunidade de trabalho como assistente.

Onde estudar para Assistente de Direção (Animação)?

Como dissemos, para seguires esta profissão, o ideal é teres uma formação na área da animação. Por isso, reunimos aqui algumas opções de formações que podem interessar-te. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um assistente de direção em animação de excelência? Então não deixes de procurar um curso que te ofereça boas ferramentas para conseguires crescer na profissão. Com toda a certeza, vai fazer a diferença no teu percurso. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top