Gerente de Agência de Turismo

Gerente de Agência de Turismo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Geografia História História da Cultura e das Artes Línguas Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O gerente de agência de turismo é responsável pela gestão de uma agência de viagens. Este é o cargo mais elevado dentro de uma agência (excetuando a presidência da agência, mas esta diz respeito aos proprietários e, por essa mesma razão, têm poder de decisão final).

A área do turismo atrai muitos jovens atualmente. O gosto por viajar tem crescido, também pelos maiores rendimentos da família, os quais permitem que as viagens sejam mais regulares.

Sem dúvida, esta é uma carreira fantástica para os amantes de viagens. Se esse é o teu caso, então este artigo é perfeito para ti.

Vais descobrir, por exemplo, o que o gerente de agência de turismo faz na sua rotina de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações úteis para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Gerente de Agência de Turismo?

O gerente de agência de turismo faz a gestão de uma agência de viagens. Além da gestão financeira, também faz a gestão administrativa da agência. Sendo assim, ele fiscaliza e gere todos os movimentos financeiros da empresa, assim como é o responsável por fazer estudos de mercado e desenvolver ações funcionais que contribuam para o bom funcionamento da agência.

Quando a agência de viagens é muito grande, existe a separação entre o gerente financeiro e o gerente administrativo. No caso da gestão financeira, este profissional tem de, por exemplo:

  • Controlar as contas a pagar, assim como as contas a receber
  • Fiscalizar a movimentação financeira
  • Controlar o pagamento dos fornecedores
  • Desenvolver estratégias para aumentar a rentabilidade da empresa
  • Fazer cobranças de clientes

Já se estiver a atuar na gestão administrativa, ele tem de, por exemplo:

  • Determinar ações funcionais para melhorar o desempenho da empresa
  • Fazer estudos de mercado
  • Desenvolver ações de promoção e divulgação da agência
  • Realizar pesquisas para avaliar a satisfação dos clientes

Quando é sócio-gerente de agência de turismo, ele tem responsabilidades máximas, controlando toda a empresa e com poder de decisão final. Neste caso, é ele que define qual a política comercial da agência.

Quais as suas funções

O gerente de agência de turismo tem como principal função fazer a gestão financeira e administrativa de uma agência de viagens. A rotina de trabalho varia muito de agência para agência.

Em empresas grandes, por exemplo, este profissional fica responsável apenas pela gestão financeira ou pela gestão administrativa. Mas se a agência for pequena, ele tem de tratar de toda a gestão.

Assim, o seu dia a dia inclui, por exemplo:

  • Controlar as contas a pagar e receber
  • Gerir orçamentos
  • Fiscalizar a movimentação financeira
  • Fazer estudos de mercado e pesquisas com o intuito de determinar o grau de satisfação dos clientes
  • Desenvolver ações de promoção e divulgação da agência
  • Desenvolver o marketing digital da agência (trabalhar as redes sociais, assim como o site da empresa)
  • Supervisionar o trabalho de todos os outros funcionários (supervisores, analistas, agentes de viagens e assistentes).

Em alguns casos, este profissional é responsável por selecionar e contratar novos funcionários.

Conhece ainda a carreira de Gestão de Turismo

Saídas no Mercado de Trabalho

O gerente de agência de turismo encontra oportunidades de trabalho em agências de viagens. Esta é uma carreira que oferece um salário fixo alto e algumas empresas oferecem também comissões sobre as vendas realizadas.

Este é um setor que está em alta em Portugal, assim como no Brasil. Além de termos mais turistas, temos mais pessoas a quererem viajar e conhecer outros locais. Por isso, existem boas ofertas de emprego nesta área.

No que respeita ao cargo de gerente, devemos dizer que as vagas são poucas. Este é um cargo superior e geralmente é conseguido pelos supervisores de agência de turismo por meio de uma promoção.

Embora possas trabalhar para uma empresa, podes optar, também, por ter um negócio próprio (com, ou sem, funcionários). Neste caso, além de todas as funções de gerente que mencionamos acima, tens também de acumular as funções de supervisor, analista e de agente de viagens (caso não contrates esses profissionais).

Como entrar na carreira de Gerente de Agência de Turismo?

Se queres seguir a profissão de gerente de agência de turismo, então primeiro tens de concluir o curso universitário de turismo. Sem dúvida, esta formação é indispensável para quem quer crescer na carreira de gestão de turismo.

Para entrares na carreira, primeiro tens de passar por todos os postos hierarquicamente inferiores:

Para conseguires progredir na carreira, o ideal é que procures sempre mais conhecimentos, realizando o mestrado, pós-graduações, ou até doutoramento. Assistir a palestras da área e fazer cursos livres é também importante para estares a par de tudo o que acontece de novo no setor do turismo.

Para o cargo de gerente de agência de turismo, ter uma formação em gestão também é importante. Afinal, não é porque foste um bom agente ou bom supervisor que serás um bom gerente. Assim sendo, investe também num bom curso de gestão financeira e administrativa.

Onde estudar para Gerente de Agência de Turismo?

Para chegares a gerente de agência de turismo, tens de ter, antes de qualquer coisa, o curso de turismo. Sendo assim, nós reunimos aqui algumas opções interessantes. Não deixes de procurar fazer sempre mais formações ao longo da tua carreira, pois será fundamental para a tua progressão.

Portugal:

Brasil:

Queres ser gerente de agência de turismo? Então dedica-te nos estudos e ao longo de toda a tua vida profissional. Com toda a certeza, vais conseguir conquistar todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top