Promotor Musical

Promotor Musical

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O promotor musical é a pessoa responsável pela comunicação no meio artístico. Por isso mesmo, ele também pode ser chamado de responsável de comunicação. Ele também pode tratar de assessoria de imprensa e publicidade. Resumindo, ele é a pessoa que faz com que um artista chegue até ao público.

A carreira artística faz-se muito do que é passado nos meios de comunicação social. Basta pensar nos artistas que fazem mais sucesso. Todas as revistas lutam por conseguir uma entrevista, a primeira fotografia do filho, o primeiro clique da lua-de-mel…

Ora, se é verdade que a comunicação social vive muito da vida dos artistas, também é verdade que os artistas não vivem sem os mídia.

Então, é preciso ter alguém que saiba gerir da melhor forma esta dualidade entre necessidade dos mídia e exposição da vida pessoal.

Se esta é uma profissão que te interessa, continua a ler este artigo, porque vamos contar-te o que faz um promotor musical, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e qual o percurso que tens de fazer para conseguires entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Promotor Musical?

O promotor musical trabalha diretamente com o manager musical para definirem juntos qual é o plano de comunicação. A partir daí ele desenvolve uma estratégia para fazer com que a comunicação social divulgue os trabalhos dos artistas para os quais trabalha.

Podemos dizer que os promotores musicais são assessores de imprensa no ramo da música, pois eles são os responsáveis pela comunicação.

Mas eles não fazem só trabalho de assessoria de imprensa. Eles trabalham no desenvolvimento de todos o tipo de publicidade, fazem a gestão da comunicação com os fãs e dos canais digitais dos artistas.

Qual o perfil do promotor musical?

Para te tornares um bom promotor musical, é essencial que sejas um bom comunicador. Tens de exercer uma certa influência nos outros, mas tens de passar confiança ao mesmo tempo. Sem dúvida, o teu trabalho vai passar muito por manter contactos produtivos com os agentes dos meios de comunicação social.

Além de precisares comunicar bem oralmente, também o precisas fazer bem por escrita. Muitos contactos, principalmente os primeiros, são feitos a partir de e-mails, press releases, entre outros documentos que chegam até à mídia. Sendo assim, saberes escrever bem é imprescindível para teres bons resultados.

A organização e a criatividade também são muito importantes para conseguires fazer um bom trabalho. Já imaginaste se não tivesses as tuas tarefas organizadas? O mais provável era esqueceres-te de ligar para alguém, ou então enviavas o mesmo e-mail várias vezes para a mesma pessoa.

Ora, isso não pode, nunca, acontecer.

Um outro aspeto muito importante é a disponibilidade. Esta é uma vida muito corrida, com muito stress. Não há horários de trabalho fixos, até porque os contactos se fazem até altas horas da madrugada.

O telemóvel tem de estar sempre com som (nunca no modo silencioso) para atenderes sem demoras as chamadas que te fazem.

É fácil? Pois não! Mas isto faz parte do trabalho e se realmente queres seguir a profissão de promotor musical, tens de estar preparado para isso.

Quais as suas funções

O promotor musical trabalha na divulgação do trabalho dos artistas / bandas junto dos meios de comunicação. Mas ele tem outras funções ao longo do dia. Ora vejamos quais são elas.

  • Elaborar os materiais de comunicação, como cartazes e flyers, sempre de acordo com a imagem que a banda quer transparecer
  • Encomendar os materiais de comunicação para depois enviar para empresários, produtores de eventos, entre outros
  • Gerir a comunicação com os fãs
  • Enviar newsletters
  • Selecionar e contactar os diferentes meios de comunicação social para divulgar o artista / banda
  • Gerir os canais digitais do artista / banda, como redes sociais e e-mail, por exemplo

O promotor musical também tem funções de assessoria de imprensa, ou assessoria mediática. Neste caso, ele tem de:

  • Contactar a imprensa
  • Elaborar o press kit para apresentar aos diferentes agentes de imprensa
  • Colecionar notícias que foram publicadas sobre os artistas (clipping)

Os promotores musicais também atuam na publicidade da marca, ou seja, do artista ou da banda. Sendo assim, eles têm de:

  • Definir o plano de divulgação de um evento
  • Comprar espaços de publicidade que tenham sido pensados dentro de uma estratégia de divulgação
  • Criar e gerir anúncios e campanhas no YouTube, Facebook, Google, entre outras plataformas digitais

Saídas no Mercado de Trabalho

O promotor musical trabalha com artistas a solo no meio musical, ou então bandas. Sendo assim, vais trabalhar diretamente com os músicos. Alguns artistas, principalmente os mais conceituados, podem oferecer-te um contrato de trabalho (sempre com uma cláusula de confidencialidade associada).

No entanto, bandas pequenas ou artistas menos conhecidos não têm como pagar um ordenado a um promotor. Neste caso, podes oferecer os teus serviços como profissional autónomo.

Como entrar na carreira de Promotor Musical?

Se queres entrar na carreira de promotor musical tens de começar a estabelecer contactos com artistas, músicos e agentes desde logo. É claro que um curso de promotor musical pode, sim, fazer toda a diferença, porque vais aprender os meandros do negócio.

Dá uma olhadela onde podes tirar o teu curso.

Onde estudar para promotor musical?

A World Academy oferece um curso para aqueles que querem seguir a profissão de promotor musical na área da produção e da promoção de música. No final do curso, vais poder trabalhar na promoção, mas também no agenciamento e management dos artistas.

Ficaste interessado em seguir esta profissão? Então não desistas e inscreve-te hoje num curso para promotor musical. Com toda a certeza, o sucesso está à tua espera. Nós desejamos-te o melhor.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top