Assistente de Estúdio

assistente de estúdio

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de estúdio é o profissional que faz a gestão e controlo da equipa do set de gravações. Ele é um dos profissionais que ajuda realizador (diretor), fazendo a ponte entre a equipa e ele.

São muitos os profissionais envolvidos numa produção cinematográfica. Num set de gravação, estão dezenas de pessoas ao mesmo tempo, e é preciso haver alguém que organize as coisas da melhor forma para que o fluxo das gravações seja eficiente.

Se és uma pessoa organizada, se adoras recursos humanos e se adoravas trabalhar com cinema, então esta pode ser uma excelente profissão para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem na sua rotina de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações importantes para seguires a profissão de assistente de estúdio.

Vamos?

O que faz um Assistente de Estúdio?

O assistente de estúdio gere e controla a equipa do set de gravações, fazendo a ponte entre a equipa e o realizador (diretor). Além disso, ele também acompanha o elenco durante os ensaios, assiste à passagem de texto e pode ajudar no posicionamento das câmaras.

Podemos dizer que é ele que torna o fluxo de gravações eficiente, pois é ele que organiza todas as pessoas que estão no set de gravações, desde os atores aos assistentes de câmara.

Como são muitas as pessoas num set, com funções das mais diversas, é fundamental que alguém esteja a controlar tudo o que é feito, de forma a cumprir com os prazos estipulados para as gravações.

Existe um cronograma que tem de ser seguido, com horários distintos para os diferentes profissionais da área cinematográfica. É o assistente de estúdio que faz a gestão de todos os elementos.

Não é um trabalho fácil, até porque são muitas pessoas. No entanto, com dedicação e organização, tudo se consegue.

Se quiseres seguir esta carreira, tens de ter facilidade em gerir pessoas e habilidades de comunicação.

Conhece também a profissão de Assistente de Direção (Animação)

Quais as suas funções

O assistente de estúdio tem como função principal gerir e controlar a equipa do set de gravações. É ele que faz a ponte entre o realizador e toda a equipa. No entanto, as suas funções não se limitam à gestão da equipa.

Ele tem de informar o realizador sobre o andamento do projeto e, para isso, ele tem de acompanhar os ensaios de elenco e às passagens de texto.

No set de gravações, ele também pode ajudar no posicionamento das câmaras de acordo com as orientações dadas.

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de estúdio trabalha em audiovisuais, mas é no cinema e na televisão que encontra maiores oportunidades de trabalho. No entanto, é importante dizermos, aqui, que não existem muitas vagas de emprego.

O cinema em Portugal, assim como no Brasil, carece de muitos apoios financeiros, o que faz com que existam poucas produções e produções de baixo orçamento. Portanto, as ofertas neste setor são pequenas.

O cenário na televisão é um pouco melhor. Em Portugal, tem havido algum investimento em telenovelas e séries nacionais, o que se traduz em mais emprego para profissionais da área, incluindo os assistentes de estúdio. Ainda assim, não existem tantas vagas quanto aquelas que gostaríamos.

No Brasil, a produção de telenovelas é muito maior, mas a concorrência no meio também é alta. Por isso, embora encontres mais ofertas de trabalho, vais ter de enfrentar mais pessoas a concorrer ao mesmo cargo.

Como entrar na carreira de Assistente de Estúdio?

Para seguires a profissão de assistente de estúdio, embora não seja obrigatória, são valorizadas formações em Comunicação, Rádio e TV, Publicidade, ou áreas similares (ensino universitário).

É importante teres conhecimentos sobre como funciona um set de gravações, mas também é essencial teres alguns conhecimentos em recursos humanos, principalmente no que toca à gestão e organização das pessoas.

Um curso de gestão e liderança de pessoas pode, assim, ser uma vantagem se quiseres seguir esta carreira.

Onde estudar para Assistente de Estúdio?

Como vimos, para seguires a profissão de assistente de estúdio, deves ter uma formação universitária em Comunicação, Publicidade, Rádio e TV, ou áreas similares. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser assistente de estúdio e trabalhar no cinema ou TV, então não deixes de investir bastante na tua formação. Procura saber cada vez mais, inscreve-te em workshops e cursos de curta duração, pois vai fazer toda a diferença ao longo da tua carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top