Assistente de Montador de Negativo

assistente de montador de negativo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O assistente de montador de negativo, ou assistente de editor de negativo, é o profissional que trabalha com o montador de negativo e auxilia em todas as tarefas. É ele que, por exemplo, prepara o material e os equipamentos.

O mundo das produções audiovisuais é muito complexo e envolve muitas pessoas (bem mais do que aquelas que poderíamos supor).

Não são apenas atores, realizadores, roteiristas, ou operadores de câmara. São muitos profissionais que atuam na pré-produção, produção e pós-produção para que o resultado seja o melhor.

Um dos vários profissionais da área é o assistente de montador de negativo. Este é o primeiro passo para quem quer tornar-se editor de negativo e crescer profissionalmente.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de assistente de editor de negativo. Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz, as funções que tem, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais?

Então continua connosco!

O que faz um Assistente de Montador de Negativo?

O assistente de montador de negativo é o braço direito do montador de negativo, ou editor de negativo. É ele que prepara todos os materiais, assim como os equipamentos que vão ser usados pelo montador. Além disso, ele também é o profissional que organiza e guarda as sobras de material.

Para entendermos melhor o trabalho do assistente, precisamos conhecer melhor o trabalho do montador de negativo.

Este é um técnico de cinema que atua no setor industrial. O trabalho é desenvolvido em laboratórios e passa pela organização e ordenação dos negativos brutos, assim como pela colagem dos diferentes planos.

O trabalho do montador de negativo é sempre supervisionado pelo editor (montador) cinematográfico. Por isso, o assistente de montador de negativo também lida com o editor, embora obedeça aos comandos do montador de negativo.

Agora que percebemos melhor o trabalho destes dois profissionais, vamos ver como é o dia a dia de trabalho.

Quais as suas funções

O assistente de montador de negativo apoia o montador no seu trabalho. Ele executa tarefas mais básicas, como a preparação dos equipamentos e dos materiais, por exemplo. No entanto, ele pode realizar outras tarefas que o montador peça.

O objetivo deste profissional é ajudar sempre o montador, para que o trabalho seja feito com maior facilidade, rapidez e precisão.

As cenas de um filme, ou outro produto audiovisual, não são gravadas por ordem cronológica. É a edição de negativos que vais ordenar as cenas para que a história seja contada. Este é um trabalho que requer muita técnica, mas também criatividade.

O assistente vai ajudar a organizar os diferentes planos para que o trabalho do editor de negativo seja simplificado.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trabalho na área da cultura, principalmente em cinema, não é fácil. São poucas as oportunidades de trabalho e a concorrência é forte. Além disso, com a tecnologia, são poucas as produções que ainda usam a gravação em negativos. Isso torna a profissão ainda mais precária e em risco de desaparecer.

Sendo assim, é importante teres consciência de que não será um caminho nada fácil e é possível que te tenhas de adaptar ao longo da tua carreira, tendo em conta que a tendência é passarmos totalmente para os métodos digitais.

Como assistente de montador de negativo, encontras trabalho maioritariamente em cinema, pois é a área onde ainda se usam negativos. A televisão e internet, embora também tenha trabalho de edição, já está mais digitalizada e, portanto, não oferece vagas de trabalho para este profissional.

Como entrar na carreira de Assistente de Montador de Negativo?

Para seguires a profissão de assistente de montador de negativo, não precisas ter uma formação na área. No entanto, se quiseres progredir na carreira e tornar-te montador de negativo, editor cinematográfico, precisas ter uma formação na área da edição.

Existem alguns cursos profissionais que te preparam bem para executar este trabalho. Tens também a possibilidade de fazer um curso superior na área do cinema. A melhor escolha depende das tuas expectativas e aspirações.

Onde estudar para Assistente de Montador de Negativo?

Como dissemos, não existe um curso dedicado a formar estes profissionais. No entanto, é bom fazeres uma formação na área da edição cinematográfica. Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te assistente de montador de negativo, então não deixes de procurar uma boa formação que te dê conhecimentos de edição. Acredita que pode fazer toda a diferença na hora de conseguires uma oportunidade de trabalho, além de te permitir progredir na carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top