Storyboarder

Storyboarder

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O storyboarder constrói uma sequência de desenhos, os quais contam a história, cena por cena, focando em poses, ritmos de cena, ângulos de câmara, expressões, entre outros detalhes. Este é um trabalho muito importante na animação, pois ajuda bastante os animadores na construção dos desenhos.

Embora este profissional seja conhecido por trabalhar em animação, ele também pode desempenhar um papel muito importante no cinema, na publicidade, assim como em outras áreas.

Se gostas de desenho, se te interessas por assuntos mais técnicos do audiovisual, e se gostavas de trabalhar com animação ou cinema, esta pode ser uma profissão perfeita para ti. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Storyboarder?

O storyboarder desenvolve o storyboard. Este consiste numa sequência cronológica de desenhos, nos quais se indica como serão as cenas, envolvendo vários elementos, tais como:

  • Ângulos da câmara
  • Expressões das personagens
  • Poses das personagens
  • Ritmos das cenas

Este é um processo muito importante em qualquer processo de criação, não só em animação, como em outras produções audiovisuais, como a publicidade e o cinema, por exemplo. A partir do storyboard, já conseguimos ter uma noção de como será o produto final.

O trabalho do storyboarder mostra-se, assim, essencial para a organização e planeamento da produção.

Para entenderes melhor o dia a dia de trabalho deste profissional, vamos ver quais as funções que ele tem.

Quais as suas funções

A função do storyboarder é desenvolver o storyboard. Para realizar este trabalho, primeiro tem de ler e estudar bem o roteiro. Depois vai transformar o roteiro numa narrativa visual, com as passagens mais importantes e dando ritmo às cenas.

A ideia é fazer com que o roteiro seja transformado em imagens que nos dão uma noção clara de como a história será gravada. A partir do storyboard, é possível perceber o que é necessário para as etapas de produção seguintes.

Ao desenvolver o storyboard, é importante que o profissional seja claro e objetivo. Portanto, quanto mais simples, melhor!

Ele tem de imaginar visualmente o roteiro e organizá-lo em forma de história, de forma simples e direta, para que quem vir o storyboard não se confunda nem distraia com “acessórios”.

Se ainda não sabes se esta é profissão certa para ti, então usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O storyboarder encontra, hoje, um mercado de trabalho muito rico e cheio de oportunidades. As áreas da animação, publicidade e marketing são aquelas que mais contratam este profissional, mas não são as únicas (cinema, videojogos, produções para internet, por exemplo, são áreas que contratam este profissional).

Devemos olhar para a animação com particular interesse, pois tem crescido muito nos últimos anos. A animação está presente, atualmente, no cinema, televisão, videojogos, GIFs, publicidade, entre outros.

Esta ascensão deve-se, sobretudo, à influência da tecnologia nas nossas vidas. Nós vivemos, cada vez mais, na internet. Assistimos a vídeos, publicidade, jogamos e conversamos online, com recurso a cada vez mais conteúdos visuais.

Isso faz com que haja uma maior necessidade de animações e, consequentemente, de storyboarders.

Ainda tens dúvidas quanto à carreira a seguir? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Como entrar na carreira de Storyboarder?

Para seguires a profissão de storyboarder, deves ter talento e habilidades de desenho, mas também é importante teres conhecimento em linguagem cinematográfica e storytelling.  

Para a construção de um bom storyboard, tens de ter conhecimentos básicos de anatomia, sombreado, perspetiva, fisionomia, enquadramentos, entre outros. Estes conhecimentos podes adquiri-lo num curso de Belas Artes ou Artes Visuais.

Além destes, deves dominar as técnicas de storytelling. Afinal, de que adianta um bom desenho se ele não fizer sentido na história? Dominar a narrativa visual é, portanto, imprescindível para quem quer seguir esta profissão.

É muito importante que sejas uma pessoa com facilidade de adaptação. Nenhuma produção é igual à outra e, mesmo trabalhando num único estúdio de animação, terás diferentes projetos pela frente. Por isso, é essencial que consigas adaptar-te a diferentes estilos de desenho.

Embora tenhas de trabalhar, muitas vezes, sozinho, deves ter facilidade em trabalhar em equipa, até porque haverá momentos em que estarás rodeado de outros profissionais. Nesse sentido, tens de saber comunicar e aceitar críticas (construtivas, é claro!).

Com a digitalização das produções audiovisuais, muito do trabalho é realizado em softwares próprios para a produção de desenhos digitais. Sendo assim, se queres ter sucesso nesta carreira, também tens de dominar softwares como o Photoshop e o Illustrator.

Por último, mas não menos importante, tens de mostrar-te uma pessoa criativa. Durante o storyboard, vamos criar vários elementos marcantes de uma produção, como os traços das personagens, por exemplo.

Antes de ires, conhece também a carreira de Character Design

Onde estudar para Storyboarder?

Para seguires a carreira de storyboarder, é importante teres habilidades de desenho, assim como de storytelling. Uma formação em Artes Visuais é uma opção para quem quer seguir a profissão, mas também podes optar por outros cursos, como de Animação 2D/3D e Design Digital.

Podes, ainda, procurar formações e workshops de storyboard / storyboarding. Embora a oferta não seja assim tanta, o nosso conselho é que estejas atento e aproveites a oportunidade quando encontrares um bom workshop ou formação.

Aqui, tens algumas opções que te podem interessar. Confere!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é seres um storyboarder de referência no mercado, então não deixes de investir na tua formação ao longo de toda a tua carreira. Procura sempre ter os teus conhecimentos atualizados, pois é essencial para o teu futuro profissional. Estuda e dedica-te muito, pois vai valer a pena todo o teu esforço. Nós desejamos que consigas tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top