Assistente de Pesquisador Cinematográfico

Assistente de Pesquisador Cinematográfico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Antropologia História História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O assistente de pesquisador cinematográfico é o braço direito do pesquisador cinematográfico. Ele ajuda a recolher e organizar os materiais e as informações, as quais serão usadas para a produção cinematográfica.

A pesquisa cinematográfica é essencial para que um filme se mantenha coerente no tempo e espaço. Este processo é usado em filmes históricos, mas também é usado noutros tipos de produções, como biografias e documentários, por exemplo.

Este processo de pesquisa evita que existam desfasamentos históricos nas produções e, por isso, é indispensável para garantir a qualidade de uma produção.

Se adoras a área do audiovisual, mas também tens um particular interesse por história, então esta pode ser uma profissão excelente para ti.

Neste artigo, vais descobrir, por exemplo, o que faz um assistente de pesquisador cinematográfico, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Pesquisador Cinematográfico?

O assistente de pesquisador cinematográfico ajuda o pesquisador a fazer as pesquisas de materiais e informações, com o objetivo de preservar a memória cinematográfica.

Como vimos, a pesquisa é essencial para que as produções se mostrem fiéis ao contexto social, cultural e histórico. O processo de pesquisa não é nada simples e envolve muitas horas de trabalho.

O assistente é, então, uma peça importante para tornar o trabalho de pesquisa mais célere.

Dependendo das informações, é possível que a pesquisa envolva também entrevistas. Neste caso, é normal que o pesquisador peça ao assistente que formule as perguntas e, algumas vezes, que conduza a entrevista. A recolha de testemunhos também pode ficar a cargo do assistente.

É comum que o produtor também esteja presente neste processo (em algumas produções, o produtor fica responsável pela pesquisa, principalmente quando não há um pesquisador na equipa).

O documentarista e o roteirista, assim como o produtor, podem ficar encarregues da pesquisa, principalmente quando estes têm bastantes contactos que facilitem informações privilegiadas e entrevistas. Nestes casos, o assistente de pesquisador vai trabalhar diretamente com estes profissionais.

Quais as suas funções

O assistente de pesquisador cinematográfico tem como principal função ajudar o pesquisador a recolher as informações e materiais necessários para a realização de uma produção audiovisual.

Sendo assim, ele terá de reunir informações sobre os hábitos e estilos de vida da época e local em que a história se passa, sobre figurinos e dados históricos, entre outras informações importantes para a trama.

Além da recolha da informação, o assistente também pode trabalhar com entrevistas, não só na elaboração do roteiro da entrevista, como na condução da mesma.

Em alguns casos, o assistente pode ajudar a fazer a revisão do roteiro, com o objetivo de corrigir possíveis erros biográficos e/ou históricos.

É certo que este não é um trabalho fácil. No entanto, se gostas de história e és uma pessoa curiosa, com toda a certeza, vais sentir-te muito feliz e realizado nesta profissão.

Além da curiosidade que deve ser uma característica nata destes profissionais, valorizam-se pessoas organizadas e ponderadas. Como existem muitas informações erradas, é importante que haja um trabalho cuidadoso para que sejam apurados apenas dados verídicos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de pesquisador cinematográfico trabalha, na maior parte das vezes, em cinema. É muito comum que estes sejam chamados para filmes históricos, biográficos e para documentários.

Além de poderes atuar na 7ª arte, também é possível encontrares trabalho em emissoras de televisão (documentários, séries, telenovelas, entre outras). Este é um mercado mais favorável do que o cinema para a maior parte dos profissionais das artes. No entanto, a procura de pesquisadores e seus assistentes é menor do que no cinema.

Como entrar na carreira de Assistente de Pesquisador Cinematográfico?

Para seguires a profissão de assistente de pesquisador cinematográfico, o mais importante é que te mostres uma pessoa curiosa e com vontade de ajudar. Embora não seja obrigatória uma formação universitária, sabemos que o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais qualificados.

Sendo assim, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, e se queres crescer profissionalmente, o nosso conselho é que conclua o curso de História.

Existem, ainda, outros cursos interessantes para quem quer seguir esta carreira, como é o caso dos cursos de História da Arte e Produção Cinematográfica.

Onde estudar para Assistente de Pesquisador Cinematográfico?

Quem quer seguir a carreira de assistente de pesquisador cinematográfico e quer crescer na profissão, é importante concluir uma formação em História, História da Arte e/ou Produção Cinematográfica.

Sendo assim, aqui reunimos alguns cursos que se mostram muito interessantes para quem quer seguir esta profissão. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de assistente de pesquisador cinematográfico, então não deixes de investir numa boa formação. Com toda a certeza, vai fazer toda a diferença no teu futuro profissional. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top