Chief Technology Officer (CTO)

Chief Technology Officer (CTO)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Chief Technology Officer (CTO), também conhecido como Chief Technical Officer ou Chief Technologist (podendo ser traduzido em português como Diretor de Tecnologia), é um executivo sénior que atua diretamente com as questões tecnológicas e científicas de uma empresa.

Este profissional tem poder de decisão numa organização no que respeita a assuntos de tecnologia. Portanto, este é um cargo de grande responsabilidade e que requer conhecimentos sólidos de tecnologia, mas também de gestão empresarial.

Se estas são duas áreas que te atraem, então continua connosco e vem à descoberta do que faz um Chief Technology Officer (CTO), quais as tarefas que ele tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Chief Technology Officer (CTO)?

O Chief Technology Officer (CTO) é quase como um Chief Information Officer (CIO). Tal como este último, o CTO é responsável por tomar decisões quanto à infraestrutura de tecnologia da organização, as quais devem estar sempre alinhadas com os objetivos empresariais.

O que mais diferencia estes dois profissionais é o facto de o CIO trabalhar com a equipa da Tecnologia da Informação (TI) nas operações do dia a dia da empresa. Já o CTO ocupa um cargo mais de direção.

É importante que o CTO esteja sempre a par das novas tecnologias, as quais surgem a cada dia. Determinar aquelas que podem fazer diferença na organização para melhorar o seu desempenho e resultados faz parte das responsabilidades deste profissional.

É fundamental que estas decisões sejam tomadas sempre alinhando com os orçamentos previstos para os empreendimentos da organização. Por isso, além de conhecer as novas tecnologias (assim como as já existentes), é essencial que o CTO tenha conhecimentos de gestão.

Quais as suas funções

É comum que as funções do Chief Technology Officer (CTO) variem de empresa para empresa, principalmente quando a estrutura organizacional varia muito. No entanto, podemos dizer que a principal função do CTO é perceber quais são as necessidades da empresa, tanto no curto, como no médio e no longo prazo, e faz aquisições mediante o orçamento previamente destinado para os investimentos da organização. Estes investimentos têm sempre como objetivo atingir as metas de cada um dos departamentos e da empresa no geral.

No caso de trabalhar numa empresa não técnica, o CTO trabalha diretamente com o CIO, prestando-lhe contas e reportando-se a este, e está mais focado no longo prazo.

Já em empresas de tecnologia (ou focadas em tecnologia), o Chief Technology Officer e o Chief Information Officer geralmente ocupam posições similares ao nível hierárquico. Enquanto o CIO trabalha mais com a tecnologia da informação, o CTO dá enfoque à empresa principal e em tecnologias de suporte.

Independentemente há estrutura organizacional, todos os cargos executivos que estão relacionados à tecnologia trabalham juntos e colaboram nas suas atividades para que consigam alcançar os objetivos. Todos eles se reportam ao CEO.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Chief Technology Officer (CTO) encontra um mercado de trabalho muito favorável atualmente. Como trabalha diretamente com o setor de TI, e sabendo que esta é uma área que tem tido grande investimento por parte das organizações (públicas e privadas), o CTO encontra uma série de boas oportunidades de carreira.

A maior parte das empresas atualmente têm nos seus quadros um CTO, principalmente as médias e grandes empresas. Infelizmente, as micro e pequenas empresas não têm capacidades financeiras para contratar este profissional, apesar de muitos gestores lhes reconhecerem a importância.

Por saberem do grande potencial deste profissional, alguns gestores acabam por contratar os serviços do CTO como freelancer, de forma esporádica e/ou temporária.

Assim, se quiseres seguir esta carreira, tens um leque de oportunidades muito vasto e podes optar por aquele que mais te atrai.

Como entrar na carreira de Chief Technology Officer (CTO)?

O cargo de Chief Technology Officer (CTO) é de executivo sénior e, portanto, é fundamental um grande investimento na formação. Além de uma licenciatura em Tecnologia da Informação (no Brasil a graduação em Ciências da Computação), aconselhamos a que concluas o mestrado nesta área, uma especialização e TI ou em Segurança da Informação e, caso tenhas oportunidade, pondera também uma formação em gestão de empresas.

Como é um cargo muito elevado, terás de trabalhar vários anos noutros cargos, nas áreas de TI ou SI. Por isso, deves perceber qual a especialização que queres tirar para poderes seguir o teu rumo profissional de forma apaixonada e gratificante.

Caso optes por te especializar em SI, procura especializações e cursos que te ofereçam os certificados Certified Ethical Hacker e CompTIA Cybersecurity Analyst+, pois estes dois certificados são reconhecidos internacionalmente e pode trazer-te muitas vantagens no mercado de trabalho.

Onde estudar para Chief Technology Officer (CTO)?

Como vimos, para seguires a profissão de Chief Technology Officer tens de ter uma formação superior em Tecnologias da Informação ou similar. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de Chief Technology Officer (CTO)? Então prepara-te para um desafio profissional apaixonante. Investe numa boa formação e nunca deixes de estudar, pois a atualização e aprimoramento de conhecimentos é indispensável. Nós desejamos que conquistes tudo aquilo que mais desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top