Assistente de Platô

Assistente de Platô

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de platô é o profissional que ajuda os outros produtores no set de filmagem, como o produtor de platô e o produtor de set. É, portanto, um dos muitos profissionais que atuam na área dos audiovisuais.

Para se fazerem filmes, séries, telenovelas, entre outras produções audiovisuais, é preciso que uma grande equipa coordene tudo. É esta a função da equipa de produção audiovisual.

Como a organização e a coordenação de todos os profissionais num set de filmagem é muito difícil, é comum que os produtores se cerquem de assistentes que os apoiam em todas as atividades do dia a dia.

Se adoravas trabalhar na área cinematográfica e o mundo das câmaras te fascina, mas se queres manter-te longe dos “holofotes”, então esta pode ser uma profissão interessante para ti.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer a carreira de assistente de platô. Aqui, vais descobrir o que faz este profissional no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para seguires a profissão.

Vamos?

O que faz um Assistente de Platô?

O assistente de platô auxilia os restantes produtores num set de filmagem, principalmente o produtor de platô (também chamado de diretor de platô) e o produtor de set. Ela dá apoio a todas as atividades destes profissionais, para facilitar um pouco a sua rotina atarefada.

Para entenderes, ao certo, o que faz este assistente, temos de perceber quais são as tarefas inerentes a estes dois produtores.

O produtor de platô é o profissional que faz a gestão do set de filmagem na pré-produção e produção como um todo. Já o produtor de set é responsável por dar suporte ao figurino, maquinaria e arte, assim como é o responsável pela organização de materiais, objetos e equipamentos do set.

Sendo assim, este assistente vai ajudar em todas estas tarefas, dependendo do que os produtores estejam a precisar.

Quais as suas funções

A principal função do assistente de platô é dar auxílio aos produtores num set de filmagem. Regra geral, ele trabalha com o produtor de set e com o produtor de platô.

Em produções pequenas, o mais comum é que se encontre apenas um produtor que reúne as funções do produtor de platô e de set. Nesses casos, irás trabalhar diretamente com um produtor apenas.

De entre as várias tarefas que este profissional pode ter, destacamos aqui, por exemplo:

  • Auxiliar na gestão da equipa de filmagem
  • Verificar se os atores estão prontos para a gravação das cenas
  • Verificar se os profissionais técnicos e equipamentos estão a postos para a gravação
  • Tratar de locações (geralmente questões mais burocráticas e rotineiras)
  • Verificar todos os materiais necessários para a produção

Como vês, as tarefas de um assistente podem ser muito distintas. Por isso, se quiseres seguir esta profissão, deves ser uma pessoa flexível e proativa, capaz de resolver vários problemas rapidamente.

Trabalhar sob pressão e grande stress é uma realidade deste profissional. Portanto, deves estar preparado para a correria de um set de filmagem e para as grandes exigências da equipa de produção.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como assistente de platô, podes encontrar trabalho em diferentes produções audiovisuais. Sendo assim, podes trabalhar em cinema, televisão, publicidade e, recentemente, para a internet.

Infelizmente, o mercado cinematográfico não oferece muitas oportunidades de trabalho em Portugal. Embora o mercado brasileiro seja um pouco melhor, não podemos dizer que ele é bom para quem quer seguir esta carreira.

No que diz respeito à televisão e publicidade, as ofertas de trabalho são um pouco melhores. Além de teres mais procura nesta área, as condições de trabalho também costumam ser melhores.

No entanto, é no mundo digital que os profissionais do audiovisual encontram um novo ânimo. Atualmente, encontras já várias plataformas que se dedicam à produção audiovisual profissional para a internet, como é o caso da Netflix ou da Globo Play, por exemplo.

Também tem havido um maior investimento por parte dos produtores de conteúdo de vídeo online (não falamos aqui de filmes, mas de vídeos, geralmente curtos) e, portanto, estes também podem necessitar de assistentes.

Como entrar na carreira de Assistente de Platô?

Para seguires a profissão de assistente de platô, não precisas ter nenhum curso ou formação. De facto, são priorizadas características como a organização e a proatividade, bem mais do que um curso superior.

Apesar disso, não podemos negar que o mercado de trabalho tem vindo a valorizar, cada vez mais, a qualificação dos trabalhadores. Por isso, se queres entrar nesta carreira com o pé direito, talvez seja adequado teres um curso na área da produção audiovisual.

Não se trata apenas de adquirires competências na produção, mas este é um mundo em que os conhecimentos podem ser determinantes para o sucesso.

A verdade é que nesta área, a maior parte das contratações dão-se por meio de uma indicação ou recomendação. Por isso, se conheceres pessoas do meio, melhor! E não há melhor sítio para começares a trabalhar os teus contactos do que num curso de produção.

Onde estudar para Assistente de Platô?

Apesar de não ser exigida uma formação para trabalhares como assistente de platô, se queres entrar no mercado de trabalho com alguns conhecimentos, e se a tua ideia é cresceres na carreira, então o curso de produção audiovisual é imprescindível.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de assistente de platô e se adoravas crescer na carreira de produção audiovisual, então não deixes de investir na tua formação, pois pode fazer toda a diferença no teu futuro profissional. Nós desejamos-te todo o sucesso do mundo!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top