Diretor de Animação

diretor de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de animação é o profissional responsável pela qualidade do projeto de animação. É, portanto, um dos “atores” mais importantes no mundo da animação. É dele que dependem a fluência e a coerência das animações.

Quem não gosta de um bom produto de animação? Desde filmes, curtas-metragens, até GIFs, é impossível não nos apaixonarmos por uma boa animação. Se esse é o teu caso, então temos uma excelente notícia para te dar.

O mercado da animação está em alta e vai manter-se desta forma nos próximos tempos. Portanto, é uma excelente aposta profissional.

Não é ótimo? Conseguirás unir a tua paixão, o teu hobby, e um trabalho remunerado!

Para te ajudarmos, reunimos aqui todas as informações sobre a profissão de diretor de animação. Vais descobrir o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Diretor de Animação?

O diretor de animação assegura a qualidade da animação. Ele é um verdadeiro artista que domina todas as áreas da animação. Pela sua grande “visão”, ele é capaz de manter a animação fluente e coerente.

Não é fácil fazer com que os desenhos e as expressões das personagens sejam sempre fiéis ao projeto. Os artistas tendem a dar o seu cunho pessoal e afastam-se dos modelos originais. Ora, o diretor vai orientar os animadores para que estes se mantenham congruentes ao longo do projeto.

Além dos seus conhecimentos em animação, tem também de ter capacidade de liderança e excelentes habilidades de comunicação, pois vai coordenar toda a equipa de artistas de animação.

Em produções maiores, é possível que existam vários diretores de animação. Neste caso, cada um deles fica com uma, ou um grupo de personagens.

Quais as suas funções

O diretor de animação tem como principal função supervisionar todos os aspetos técnicos da animação. Ele assegura que a animação é fluente e que os animadores, coloristas e cenaristas seguem as suas orientações e os modelos originais.

Este é um dos profissionais mais importantes numa produção, pois é ele que desenvolve as secções artísticas, sempre com base no enredo. Sendo assim, eles estão à frente da animação, do design, das ações e das sequências das personagens.

Além destas funções, este profissional é responsável por:

  • Discutir opções de animação com a equipa de criação
  • Entrevistar e contratar animadores
  • Atribuir diferentes funções e trabalhos aos animadores
  • Dar instruções de trabalho
  • Orientar animadores (principalmente aqueles que têm menos experiência ou que integraram a equipa recentemente)

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes. Com toda a certeza vais encontrar a carreira ideal!

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de animação encontra muitas oportunidades de trabalho atualmente, até porque o mercado da animação está em alta. É claro que este é um cargo desejado por muitos, pois trata-se de um posto superior.

Sendo assim, é essencial teres uma formação em animação de topo, além de teres experiência como animador (fundamental e, muitas vezes, fator de exclusão).

Encontras trabalho em diferentes setores do mercado, como, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Produtores de Internet
  • Estúdios de jogos
  • Estúdios de animação
  • Agências de publicidade

Como vês, a animação há muito deixou de ser usada apenas em filmes e curtas-metragens. Hoje temos séries de animação, vídeos, anúncios de publicidades, GIFs, videojogos, entre tantos outros elementos.

Além de poderes trabalhar para outros, também podes investir nos teus próprios filmes e tornar-te um profissional independente. Poderás fazer tudo sozinho, ou então contratar outros profissionais para formar uma equipa de sucesso.

Por isso, se gostas bastante desta área, não desistas. Com toda a certeza, vais encontrar uma oportunidade de trabalho perfeita para ti.

Como entrar na carreira de Diretor de Animação?

Para seguires a profissão de diretor de animação, podes ter um curso superior em animação, belas-artes ou então ciências informáticas (computação). Todas estas formações são valorizadas para o cargo.

É muito importante que tenhas talento e habilidades de desenho, assim como experiência como animador.

Como este cargo envolve a supervisão e coordenação de uma equipa de trabalho, é essencial que tenhas perfil de liderança, conhecimentos de gestão de pessoas, de organização e comunicação.  

O mais comum é que comeces a trabalhar como animador júnior, depois animador sénior e, então, diretor de animação. É possível, também, passares por outros cargos, como colorista, cenarista, chefe de arte de animação, entre outros.

É verdade que não é fácil chegar a diretor, mas tudo é possível quando temos talento e força de vontade.

Onde estudar para Diretor de Animação?

Como vimos, para seguires a carreira como diretor de animação, tens de ter conhecimentos sólidos em animação. Por isso, aconselhamos-te a que tenhas um curso superior, embora possas também frequentar um curso profissional.

Aqui deixamos-te algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te um diretor de animação de sucesso? Então não deixes de investir na tua formação e trabalhar muito para melhorares sempre a cada dia. Acredita em ti e no teu potencial, pois um dia vais conseguir chegar ao topo. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top