Assistente de realização (cinema)

Assistente de realização

O assistente de realização, ou assistente de direção (Brasil), faz parte da equipa de trabalho gigantesca nas produções audiovisuais. Apesar de fazer parte dos profissionais “escondidos”, que ficam fora do grande ecrã, é muito importante para que os filmes, séries e outras produções audiovisuais, tenham um bom resultado.

Outros nomes para esta profissão: assistente de direção

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Matemática, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Sem dúvida, a assistência de realização tem um papel essencial na produção de qualquer filme. O assistente é o braço direito do realizador (diretor de cinema) e é a pessoa que coordena todos os profissionais que estão no local. Ou seja, ele é que faz tudo funcionar da melhor forma.

Se esta é uma área que te interessa, então não deixes de descobrir um pouco mais sobre esta carreira entusiasmante. Vamos mostrar-te o que faz um assistente de realização, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, quais são as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta profissão.

Vamos?

O que faz um assistente de realização?

O assistente de realização é a pessoa que dá assistência ao realizador. Por isso, ele é o seu braço direito. Também tem de coordenar todos os profissionais. Por exemplo, ele coordena os departamentos, mantém todos informados dos horários, das cenas a serem gravadas, onde devem estar os equipamentos, entre outros.

Como estás a perceber, este é um dos profissionais mais importantes numa produção audiovisual, porque é ele que “põe tudo a andar”, ele faz com que tudo aconteça.

Para conseguir fazer um bom trabalho, o assistente de realização precisa saber:

  • Onde vão ser feitas as gravações
  • Quais os equipamentos têm de ser usados
  • Quais os membros da equipa serão necessários

Este não é um trabalho fácil. A rotina é bastante corrida e o cargo exige grande responsabilidade. Sendo assim, é preciso saber lidar bem com a pressão e ter a capacidade de estar atento a tudo aquilo que acontece à volta.

Quais as suas funções

O assistente de realização tem de coordenar tudo o que acontece no “set” de filmagens. Como dissemos, a rotina não é fácil. A correria é constante e tem muitas tarefas a seu cargo, como, por exemplo:

  • Definir qual a ordem do dia
  • Fazer uma análise técnica
  • Definir o plano de filmagens
  • Ler o roteiro
  • Dar orientações aos figurantes e atores
  • Direcionar toda a equipa de filmagem

Para que o realizador se possa concentrar na parte criativa e artística, o assistente tem de tratar de tudo o resto. Todas as burocracias, as “partes chatas” são da responsabilidade do assistente.

Se esta é a profissão que queres para ti, prepara-te, porque vais ser um dos primeiros a chegar ao local de trabalho, e acredita que serás um dos últimos a ir embora para casa. Tens de conseguir um olhar amplo e completo do dia para conseguires coordenar tudo e todos.

A maior responsabilidade de todas é, sem dúvida, fazer com que o trabalho em equipa aconteça. És tu que farás com que todas as pessoas trabalhem para um resultado, com que todos remem para o mesmo lado.

Saídas no mercado de trabalho

Como qualquer profissão ligada às artes e à cultura, a de assistente de realização não tem muita procura. A verdade é que faltam apoios a este setor e, por isso, a quantidade de produções audiovisuais não é muita. Por consequência, não existem assim tantas oportunidades de trabalho na área.

Além disso, ainda existem algumas pessoas formadas em Teatro e Cinema, o que faz com que a concorrência seja grande para poucas vagas.

Apesar do cinema ser o grande foco das pessoas que querem tornar-se assistentes de realização, a televisão oferece mais oportunidades. Todas as produções precisam de um assistente. Por isso, em vez de focares só nos trabalhos cinematográficos, não deixes de apostar em trabalhos na televisão.

Como entrar na carreira de assistente de realização?

Se queres entrar na carreira de assistente de realização, então não podes deixar de lado os estudos. Ter um curso em Cinema é muito importante, principalmente se quiseres tornar-te um realizador no futuro.

As áreas artísticas vivem muito de contactos, de conhecimentos no meio. Uma indicação pode valer muito mais do que um bom currículo. Por isso, frequentar um curso de cinema pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Vais conhecer pessoas influentes, que podem reconhecer o teu talento e, mais tarde, indicar-te para um trabalho.

Sendo assim, esforça-te bastante desde o primeiro dia no curso. Nunca sabes quando alguém vai olhar para ti e descobrir o grande talento que és.

Onde estudar para assistente de realização?

Portugal:

Brasil:

Sempre sonhaste em trabalhar com cinema? A profissão de assistente de realização fascinou-te? Então segue em frente e nunca desistas dos teus sonhos. Com toda a certeza vais ter sucesso.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top