Stage Hand

Stage Hand

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O stage hand, ou stagehand, é um assistente de palco que ajuda nas descargas dos equipamentos para o palco (também chamados de loaders), na montagem dos equipamentos e cenários, e atua no backstage.

Qualquer produção artística precisa de stagehands, ou stage hands. Sem eles, nenhum cenário estaria pronto para o espetáculo e, por isso, torna-se um dos profissionais mais importantes no meio artístico.

Embora eles não sejam olhados com muita importância, a verdade é que eles são as pessoas que colocam todos os equipamentos em cima do palco para serem montados pelos técnicos. E como se tratam de equipamentos muito caros, eles têm uma grande responsabilidade em cima dos ombros.

Se queres saber mais sobre esta profissão, se achas que tens perfil para encarar o desafio, então continua connosco, porque vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Stage Hand?

O stage hand é o profissional que faz a descarga dos equipamentos do camião para o palco. Ele também trabalha como apoio na montagem dos equipamentos e dos cenários, assim como atua no backstage.

Esta profissão é a base da pirâmide de qualquer tipo de espetáculo, transversal a todas as áreas artísticas. Apesar de ser a base, é de extrema importância e de relevância para o mundo showbusiness.

Os milhares, ou milhões, de euros em equipamento são manuseados por estes profissionais. Isto quer dizer que é uma tarefa de grande responsabilidade. Durante as operações de carga, descarga, e manuseamento, o conhecimento sobre cada tipo de equipamento é a garantia de que o mesmo vai estar em perfeitas condições no dia do evento.

São a força braçal que enfrenta as mais diversas situações e condições de trabalho. Do armazém ao palco, é da sua responsabilidade o carregamento, armazenamento para transporte, descarregamento e colocação de todo o equipamento no palco.

Apesar de, à primeira vista, parecer uma tarefa simples, ou básica, ela traz uma série de técnicas e conhecimentos que permitem o sucesso de toda a operação. Conhecidos como os “homens de negro”, e não falamos da trilogia cinematográfica, devido às suas indumentárias, compostas normalmente por t-shirts, calções ou calças multi-bolsos, de cor preta.

Esta roupa é comum a todas as classes técnicas que estão presentes nos espetáculos. Isto tem uma razão muito prática. Durante o espetáculo, é possível que eles tenham de se movimentar no palco. Ora, se estiverem vestidos de preto, eles não ficam tão percetíveis ao público.

Os stagehands são essenciais em grandes produções, como grandes salas de espetáculos ou em festivais. No entanto, quando falamos de pequenas produções, as funções do stage hand acabam por ser feitas pelos técnicos que são contratados para o evento.

Quais as suas funções

O stagehand atua no mundo do espetáculo sob a orientação do stage manager, principalmente na área da música e do teatro. No entanto, ele também pode trabalhar no cinema e na televisão. As suas funções são:

  • Carregar o equipamento para os camiões que vão transportar para o local do evento
  • Descarregar o equipamento para o palco
  • Posicionar os equipamentos nos locais corretos para que os técnicos de som, iluminação e palco possam efetuar a montagem

Como podemos perceber, estes técnicos são polivalentes e têm conhecimentos em diferentes áreas. Como se costuma dizer, são “pau para toda a obra”.

É certo que o seu valor não é reconhecido, mas a verdade é que eles fazem um dos trabalhos mais duros no mundo artístico. E, diga-se, pode ser muito desgastante e cansativo.

Eles são os primeiros a chegar ao evento, porque deles depende todo o trabalho de montagem. Se os stagehands não estiverem no local, os técnicos vão ter de esperar para começarem a montar o equipamento.

Da mesma forma, eles são os últimos a sair do evento, porque têm de esperar que os técnicos desmontem tudo para eles guardarem os equipamentos e carregarem no camião novamente.

Na prática, isto pode querer dizer que vais ter de chegar a um evento por volta das 9h, ou até menos, dependendo do tamanho da produção, e podes sair de lá já depois das 5h (da manhã seguinte).

Pois é! Uma vida nada fácil, principalmente quando se tem vários eventos seguidos e o tempo para dormir não existe (aproveitas as horas em que viajas – normalmente no camião – e as horas mortas durante o evento).

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte das vagas de trabalho para stagehand são no mundo da música. A maior parte dos artistas contratam stagehands para acompanhar as suas equipas técnicas nos eventos, principalmente quando são grandes produções.

Também podes trabalhar na indústria do cinema, no teatro, e até na televisão. No entanto, para estas indústrias são muito menos vagas.

Não podemos dizer que existe muito trabalho para estes profissionais, até porque a maior parte das produções artísticas no país são de pequeno e médio porte. O que acontece é que, nesses casos, os profissionais que fazem a carga e descarga são os próprios técnicos que depois fazem a montagem dos equipamentos.

Como entrar na carreira de Stage Hand?

Não é preciso nenhum curso para entrar na carreira de stagehand. No entanto, se queres progredir na carreira, existe um sem-fim de oportunidades. São muitos os cargos técnicos dentro do mundo artístico. Por isso, tens muito por onde escolher.

Será que te sentes mais à vontade com o som? Ou com as luzes? Ou será que preferes seguir para técnico de palco?

Independentemente do que escolheres, existem cursos técnicos que te podem preparar para todos estes cargos.

Dá uma olhadela.

Onde estudar para Stage hand?

Portugal:

Brasil:

Depois de leres tudo o que te trouxemos aqui ainda estás com vontade de seguir a profissão de stagehand? Então não percas mais tempo e vai à luta. Não é um trabalho fácil, mas a verdade é que não há ninguém que não se apaixone pelo mundo das luzes da ribalta. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top