Nutrição

nutrição

O profissional em Nutrição é aquele que ajuda os pacientes a melhorarem o seu estado de saúde geral, assim como ajudam na perda de peso, por meio de uma alimentação saudável. Ele encaminha os seus pacientes de forma a adotarem alimentação equilibrada e balanceada, assim como a adotarem um estilo de vida saudável e ativo.

Outros nomes para esta profissão: Nutricionista

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Designado de nutricionista, ele dedica-se à promoção de uma alimentação saudável, assim como à recuperação e manutenção da saúde ao adotar uma alimentação equilibrada e diversificada. 

Nos dias de hoje, com números crescente de obesidade, estes profissionais mostram-se essenciais para a manutenção da saúde da população em geral. Além de tratarem casos mais graves, eles dão informações úteis para que a sociedade, como um todo, consiga manter a sua saúde por meio da alimentação. 

Se está a pensar seguir esta carreira, então continue a ler esse artigo e descubra tudo o que um nutricionista faz no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, e como pode iniciar esta carreira num mercado de trabalho competitivo.

O que faz um Nutricionista?

Antes de mais nada, é importante dizer que um nutricionista e um nutrólogo não fazem a mesma coisa. Erradamente, as pessoas em geral olham para estes dois profissionais como semelhantes, quando não são. 

Ambos trabalham com nutrição, é certo, e o seu trabalho é complementar. No entanto, no nutrólogo é um profissional formado em medicina, com especialização em nutrologia médica, enquanto que o nutricionista tem uma graduação em nutrição, somente, sem a vertente médica-hospitalar.

O nutricionista tem como função principal dar opções de alimentação individualizada de acordo com as necessidades específicas do paciente, tanto para perder peso, como para controlar diabetes, ou apenas para manter a saúde em geral. 

Já o nutrólogo, tem como principal função descobrir porque o paciente não consegue perder, ou ganhar peso, de forma a indicar-lhe as melhores soluções e, caso necessário, tratar a sua condição através de medicamentos.

Sendo assim, o nutrólogo atua como um médico, podendo diagnosticar e indicar o tratamento para doenças que estejam relacionadas com os hábitos de vida e alimentação, como é o caso do cancro, diabetes, hipertensão, anemia, entre outros. 

O nutricionista não faz este tipo de trabalho, porque não tem formação médica. No entanto, estes profissionais da nutrição têm um conhecimento muito vasto e, sem dúvida, muito mais específico no que diz respeito aos alimentos. 

Por isso, uma profissão e outra são complementares, pois uma vive de mãos dadas com a outra. Enquanto o nutrólogo determina possíveis deficiências, por exemplo, o nutricionista encontra formas naturais de superá-las.

Quais as suas funções

Agora que sabemos que nutrólogos e nutricionistas são diferentes, embora ambos atuem na área da nutrição, olhemos para as funções específicas do nutricionista. 

  • Desenvolve um diagnóstico nutricional de cada paciente
  • Indica a melhor dieta para os pacientes, olhando para as suas especificidades
  • Indica suplementos nutricionais para pessoas que estejam com alguma deficiência nutricional
  • Controla a qualidade alimentar em refeitórios e restaurantes
  • Desenvolve produtos a serem usados para alimentação humana, e avalia esses mesmos produtos

Poderá atuar em diferentes áreas, todas elas distintas umas das outras. Algumas delas são:

  • Nutrição desportiva (esportiva)
  • Nutrição clínica
  • Pesquisa alimentar (alimentícia)
  • Indústria alimentar (alimentícia)
  • Marketing nutricional

Sendo assim, poderá trabalhar em diversos locais, como hospitais, clínicas privadas, laboratórios que efetuam análises alimentares, ginásios (academias), entre outros.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os profissionais de nutrição (nutricionistas) podem trabalhar em diferentes locais, como restaurantes, hospitais, ginásios (academias), indústria alimentar (alimentícia), refeitórios, supermercados, e outros locais onde sejam servidas refeições para um número elevado de pessoas. 

Além disso, o nutricionista pode trabalhar como um freelancer, abrindo o seu próprio consultório. 

Um dos setores em grande crescimento é o da alimentação coletiva. Os governos têm procurado estes profissionais para darem indicações sobre uma alimentação saudável, de forma a passar essa mensagem para a sociedade em geral e, assim, prevenir uma série de doenças provocadas pela má nutrição e maus hábitos alimentares e estilos de vida sedentários. 

Têm sido procurados, também, por Organizações Não Governamentais (ONG’s), para que estes consigam auxiliar no combate à desnutrição. 

Como entrar na carreira de Nutrição

Em Portugal, para se tornar um nutricionista deverá tirar um Curso Superior de Saúde, seja uma Licenciatura em Nutrição, uma Licenciatura em Dietética, ou uma Licenciatura em Dietética e Nutrição. Todos estes cursos têm duração de 4 anos. 

Note que cursos profissionais, pós-graduações ou formações não o tornam nutricionista se não tiver uma das três licenciaturas mencionadas anteriormente.

Para poder exercer a profissão, deve ainda estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas. 

No Brasil, se quiser seguir a profissão de nutricionista, deverá ter o diploma de bacharel em Nutrição, em qualquer uma das instituições reconhecidas pelo MEC, de forma a conseguir o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). 

O curso de Nutrição tem uma duração de 4 anos, e tem formação em áreas como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Dietética, Nutrição, Composição alimentar, Avaliação nutricional, entre outras. 

Além das aulas de componente teórica forte, o curso dispões de várias atividades práticas em laboratório. No final do curso, antes de receber o diploma, deverá concluir um estágio supervisionado.

Onde estudar Nutrição

Portugal:

Brasil:

Já se decidiu pela carreira da Nutrição? Então, escolha já o seu curso e siga os seus sonhos! Existe todo um mundo novo à sua espera para ser descoberto!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima