Assistente de Trucador

assistente de trucador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O assistente de trucador é um profissional dos audiovisuais que trabalha diretamente com o trucador cinematográfico e auxilia-o em todas as suas funções.

O trucador faz trucagens óticas (truque cinematográfico que iremos descrever melhor durante este artigo). Embora seja uma técnica menos usada atualmente, ainda hoje é valorizada no cinema.

Se és um apaixonado pela 7ª arte, mas queres ficar longe das câmaras, esta pode ser uma excelente profissão para ti! Não vais aparecer em nenhuma produção audiovisual, mas o teu trabalho é indispensável para que o resultado seja perfeito.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de assistente de trucador. Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Trucador?

O assistente de trucador, tal como o próprio nome indica, assiste o trucador cinematográfico. Sendo assim, ele ajuda o trucador em todas as suas funções. Portanto, para compreendermos o que faz este assistente, temos de olhar para o trabalho do trucador.

Este último é o responsável por fazer trucagens óticas, com efeitos de imagem especificados pelo realizador (diretor). Para tal, ele usa um equipamento chamado truca. A trucagem é uma técnica usada para realizar efeitos especiais.

Geralmente é usada em desenhos animados, mas também pode ser usada noutras produções audiovisuais. Esta técnica consiste em colocar a câmara na posição vertical para filmar objetos também posicionados horizontalmente.

Até ao início da era digital, as trucagens óticas eram usadas para fazer efeitos nas películas. Ao longo do tempo, estas foram evoluindo bastante. A partir da década de 90, do século XX, as trucagens começam a ser mais escassas, pois passaram a ser usados efeitos especiais feitos em computador.

Apesar das trucagens terem sido substituídas por efeitos em computador, a verdade é que foi a partir delas que o cinema mudou. Até então, o cinema era documental. Com as trucagens, sonhos, ilusões e o inconsciente passaram a ter lugar na 7ª arte.

Atualmente, embora em desuso, ainda existem profissionais que trabalham com trucagens. Os efeitos mais comuns são:

  • Transição – fade in, fade out, fusão, wipe, viragem de página
  • Quadro “congelado”
  • Mudança na sequência de quadros
  • Aceleração e desaceleração
  • Composição de imagens, as quais têm projeções distintas
  • Zoom
  • Movimento reverso

Quais as suas funções

O assistente de trucador ajuda o trucador cinematográfico em todas as suas tarefas. Sendo assim, ele tem de perceber de efeitos especiais, equipamentos usados nas trucagens, e os diferentes efeitos produzidos por trucagem.

Apesar de não ser ele a realizar os efeitos, ajuda na execução. Por isso é importante que tenha, pelo menos, alguns conhecimentos básicos.

Tem de estar preparado, também, para realizar todo o trabalho do trucador, caso precise ser substituído.

Ainda não sabes se esta é a melhor carreira para ti? Então usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de trucador já viu melhores dias no que diz respeito ao mercado de trabalho. Até ao final do século passado, este era indispensável em qualquer produção. No entanto, com os efeitos especiais feitos em computador, o seu trabalho acabou por ser desvalorizado.

O trucador passou a ser substituído pelo editor de efeitos especiais e, consequentemente, o seu assistente também passou a ser uma figura cada vez menos presente nas produções audiovisuais.

Atualmente, estes profissionais encontram mais oportunidades na área da animação.

Queres conhecer outras profissões que se enquadrem no teu perfil? Faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Assistente de Trucador?

Para seguires a profissão de assistente de trucador, embora não precises de uma formação, o ideal é que tenhas conhecimentos das técnicas de trucagem.

Como atualmente os efeitos visuais mudaram, existem poucas formações específicas na trucagem. Por isso, é possível que tenhas de procurar um curso de after effects que incluam essa técnica de manipulação de vídeo.

Outra possibilidade é procurares trabalho como aprendiz. Desta forma, vais trabalhar com outros profissionais mais experientes que te ensinam tudo o que precisas saber.

Conhece ainda a carreira de Montador (Editor)

Onde estudar para Assistente de Trucador?

Como dissemos, são poucas as formações focadas em trucagem. Por isso, o melhor é procurares por um curso em after effects. Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal e Brasil (online):

Se queres seguir a carreira de assistente de trucador, ou, quem sabe, na área dos efeitos especiais em computador, então investe na tua formação. Procura um bom curso que te prepare para o mercado de trabalho, pois vai fazer toda a diferença. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top