Artista 2D/3D

Artista 2D/3D

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O artista 2D/3D trabalha com o animador na criação de elementos e objetos (assets) numa produção de animação. Como o trabalho em animação é muito complexo, é importante que toda a equipa esteja a trabalhar para um mesmo objetivo.

São muitos os profissionais envolvidos numa produção de animação. Desde o animador ao diretor de animação, existem dezenas de outros trabalhadores essenciais para que o resultado seja o desejado.

Se o mundo da animação te fascina e se adoras desenhar, esta pode ser a profissão que te encaixa na perfeição.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz o artista 2D/3D, as funções que ele tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares na carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Artista 2D/3D?

O artista 2D/3D cria os elementos e objetos, chamados de assets, usadas numa produção de animação. Sendo assim, ele trabalha de perto com o animador, o qual vai fazer as personagens.

A criação de assets é um trabalho artístico e envolve muita criatividade e habilidade para desenho. Além destas características, os artistas devem ter gosto pelo trabalho em equipa e facilidade de comunicação.

No caso de desenhos 2D, o artista vai criar artes bidimensionais (muito usadas em videojogos, por exemplo). Os desenhos 3D são artes tridimensionais (com profundidade), as quais dão maior realismo à produção de animação.

É possível, também, que os desenhos 2D, feitos pelo artista, sejam posteriormente transformados em 3D por outros profissionais. A sua atuação vai depender muito da equipa que tem consigo a trabalhar e do projeto em si.

Para o desenvolvimento dos desenhos, é fundamental que tenhas conhecimentos avançados nos fundamentos do desenho, como, por exemplo:

  • Teoria das cores
  • Anatomia
  • Luz e sombra
  • Perspetiva
  • Composição

Também terás de ter conhecimentos em softwares de ilustração digital, como o Photoshop (um dos softwares mais usados na área).

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

A função do artista 2D/3D é criar os assets de uma produção de animação. Os assets são objetos e elementos usados na animação. Embora esse seja o principal objetivo deste artista, também é possível que crie desenhos de personagens, cenários, entre outros (principalmente se estiver a trabalhar numa equipa pequena).

O estilo usado para a criação dos desenhos varia muito de acordo com o tipo de projeto e deve seguir as orientações do diretor de arte de animação.

Ainda tens dúvidas sobre a carreira ideal para ti? Então conhece outras profissões que se encaixam na tua personalidade ao fazer os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área da animação tem crescido muito nos últimos anos. Deixamos de ter apenas o mercado das curtas e longas-metragens e passamos a ter um novo mundo de oportunidades em diferentes setores, como, por exemplo:

  • Videojogos
  • Internet
  • Publicidade
  • Material educativo

Os avanços na tecnologia transformaram a vida de todas as pessoas. Hoje, o mundo digital “tomou conta” das nossas rotinas e passamos muito mais tempo online, a ver vídeos, nas redes sociais, a jogar, até a ver publicidade.

Nesse sentido, o trabalho como animador viu um boom gigante, principalmente nestas produções digitais.

Atualmente, são muitas as ofertas de trabalho na área da animação para trabalhos digitais. Portanto, esta pode ser uma excelente oportunidade para conseguires trabalho na área.

Mesmo que o teu sonho seja trabalhar com curtas e longas-metragens, poderás sempre começar com as criações noutros mercados, para ganhares experiência e criares um bom portefólio.

Como entrar na carreira de Artista 2D/3D?

Para te tornares artista 2D/3D, tens de dominar os fundamentos do desenho artístico. Como vimos, existem fatores que tens de dominar, como a perspetiva, a teoria das cores, composição, luz e sombra, entre outros.

Por isso, é importante uma formação na área das artes visuais. Além disso, deves sentir-te à vontade para trabalhar com softwares de ilustração digital, como é o caso do Photoshop e do Illustrator (vectorização de imagens 2D). Também tens de dominar softwares para a criação 3D, como o zBrush e o Maya.

Embora o foco deste artista seja a criação de assets, os estúdios valorizam profissionais que tenham habilidade para criar outros elementos, como roupas, personagens, cenários, entre outros.

Além de te abrir portas no mercado de trabalho, também vais ter a possibilidade de progredir na carreira de animação. Portanto, deves esforçar-te sempre ao máximo para aperfeiçoar os teus talentos e habilidades de criação.

Onde estudar para Artista 2D/3D?

Se a tua ideia é seguir a carreira de artista 2D/3D, deves optar pelo agrupamento de Artes no ensino secundário. Assim, vais aprender a maior parte dos fundamentos do desenho. Além disso, deves procurar uma formação em animação.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de artista 2D/3D? O teu sonho é trabalhar com animação? Então não deixes de lutar por aquilo que queres. Procura uma formação que vá ao encontro das tuas ambições e perspetivas e segue em frente. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top