Game Tester / Testador de Jogos

Game Tester - Testador de Jogos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Informática Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

Um Game Tester ou Testador de Jogos trabalha na indústria de videogames e é essencial para garantir o sucesso dos novos lançamentos. O seu trabalho é testar as funcionalidades dos videojogos para ver se resultam no mercado.

Vem descobrir tudo dessa profissão!

Os videojogos são uma febre mundial que movimenta, todos os anos, milhões e milhões de dólares. Trata-se, portanto, dum negócio muito rentável, mas também é uma área muito exigente e profissional.

Assim, a figura do Game Tester ou Testador de Jogos é um dos pilares para o sucesso dos grandes lançamentos.

O trabalho desse profissional é avaliar aquilo que foi feito pelo Design de Jogos. No fundo, a ideia é perceber se todo o design, bem como as várias funcionalidades, vão agradar aos jogadores.

Portanto, o Testador de Jogos tem acesso, em primeira mão, aos videogames que tantos fãs esperam por todo o mundo! É, portanto, uma função privilegiada, mas também de grande responsabilidade. Pelas mãos de um Game Tester pode passar a decisão de pôr à venda, ou não, um dado jogo, ou de aperfeiçoar certas funções.

Mas fica connosco para entender tudo sobre essa área tão desafiante.

O que faz um Game Tester

O Game Tester precisa de encontrar as falhas e bugs existentes nos videogames antes do seu lançamento no mercado. Assim, é uma espécie de técnico de qualidade que também assegura a reputação das produtoras de jogos. Além disso, contribui para o sucesso das vendas.

A função de Testador de Jogos pode ser feita por um Gamer profissional, mas também começa a haver, cada vez mais, pessoas especializadas nesse serviço. Mas é seguro que para fazer esse trabalho, é preciso adorar videogames!

O Game Tester entra em cena quando os protótipos dos jogos estão concluídos. Nessa altura, vai trabalhar em parceria com a equipa de Design de Jogos para melhorar o produto final que será colocado à venda.

Além de procurar erros e bugs, o Testador de Jogos também avalia os videogames de forma crítica, ou seja, na perspetiva dos jogadores. Assim, dá feedback sobre se o jogo resulta, se é interessante, numa indicação do seu potencial sucesso no mercado.

Mas se estás a pensar que o trabalho é só puro lazer, estás enganado! Repara que o Game Tester tem de seguir um “guião” específico para fazer o seu trabalho. Vem saber como é isso já de seguida…

Quais as suas funções

O Game Tester não se limita a jogar conforme lhe dá prazer! A sua missão é seguir uma série de protocolos e de técnicas de teste para passar por todos os pontos fundamentais, pois só assim poderá controlar a qualidade do videogame.

Portanto, é um trabalho de testes exaustivo, para avaliar todos os parâmetros necessários. Assim, ele participa, no fim de contas, no processo de construção do videogame, dando feedback ao Design de Jogos sobre o que é preciso melhorar.

As suas funções passam por experimentar todos os menus, jogar com todos os players disponíveis e passar por todas as fases do videogame. Assim, pode ter de passar vários dias na mesma fase, ou a usar o mesmo player. Vê que o Testador de Jogos tem de confirmar que está tudo perfeito para o lançamento.

Mas, além disso, tem de reportar todas as falhas detetadas num relatório para a equipa de desenvolvimento do videojogo.

E depois das correções, terá, novamente, que testar o videogame para ver se foram mesmo corrigidas.

O que é preciso para ser Testador de Jogos

No seu trabalho, pode, por exemplo, trabalhar com consolas como XBox ou PlayStation. E ao longo da sua atividade, terá de testar RPGs e jogos multiplayer online, bem como videogames vários, desde os de lutas até aos de aventuras, entre muitos mais.

Assim, como vês, é preciso adorar mesmo videojogos para fazer este trabalho! Porém, também é preciso conseguir trabalhar sob pressão, pois os tempos são sempre apertados.

Além disso, é preciso gostar de trabalhar em equipa, o que exige boas capacidades de comunicação e de colaboração.

Quanto ganha um Testador de Jogos

Os testes de qualidade são já, atualmente, muito valorizados na indústria dos videogames. Assim, há cada vez mais empresas desta indústria a contratarem Game Testers profissionais.

Contudo, em alguns casos, ainda trabalham sobretudo com freelancers. Muitas vezes, são Gamers Profissionais que avaliam os videojogos antes de estes serem colocados à venda.

Assim, os rendimentos dos profissionais podem variar muito em função das suas realidades de trabalho.

Mas nas empresas mais conhecidas é certo que poderão ter ganhos muito interessantes. Além disso, podem evoluir na carreira e chegar a Líder de Testes ou a Chefe de Testes, o que implicará melhorias salariais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Fazer carreira no mundo dos videojogos era, há poucos anos, uma mera ilusão para os fãs desta atividade. Mas, atualmente, cada vez mais pessoas trabalham nesse ramo. Agora, a indústria de videojogos é uma das mais fortes do mundo e, por isso, há sempre oportunidades de trabalho a surgirem.

Mas o Game Tester não precisa apenas de trabalhar para produtoras de videogames. Repara que o conceito de gamming, ou a gamificação, chegou já ao universo das empresas em geral.

A lógica dos videojogos é usada em diversas áreas, desde a educação à medicina, passando por aulas virtuais de escolas de condução até a ferramentas de simulação de voo.

Assim, o Testador de Jogos pode encontrar vagas de emprego em todas essas áreas.

Como entrar na carreira de Game Tester

Não há um caminho certo para entrar na profissão de Game Tester. Mas um bom começo é praticar muito a jogar videogames.

Contudo, também é preciso investir em cursos e em especializações na área. Deves, por exemplo, fazer formações nas áreas da computação gráfica, da animação, da modelagem de cenários e personagens virtuais, mas também em produção de webgames e no desenvolvimento de jogos 3D.

Por outro lado, podes criar um canal de videogames no YouTube e perfis nas redes sociais, pois isso vai ajudar-te a teres visibilidade e a fazeres “currículo” na área. Além disso, deves investir no Twitch, um site de streaming que é uma referência online na transmissão de videogames.

Desse modo, poderás apresentar às empresas uma espécie de portefólio quando concorreres a uma vaga de Game Tester. Mas se tiveres muitos seguidores e te tornares num Influenciador Digital na área dos videojogos, podem até ser as empresas a procurar-te!

Para além disso tudo, tens de ter bons conhecimentos de Inglês e saber trabalhar com vários tipos de consolas.

Além de boas capacidades de análise crítica, tens ainda de ter uma boa dose de paciência!

Onde estudar para Testador de Jogos

Não há cursos intensivos especializados para Game Testers. Mas também não é obrigatório ter uma formação universitária para exercer a profissão.

Contudo, é conveniente fazer cursos de especialização na área dos videogames, pois isso ajuda a atualizar conhecimentos, mesmo que se seja um perito dos jogos eletrónicos.

Além disso, ter formação na área do Design de Jogos ou Desenvolvimento de Games é uma ótima mais-valia. Mas também os cursos de Ciências da Computação, Engenharia de Software e Engenharia Informática podem ser boas opções para entrar na área.

Consulta, de seguida, alguns links que te podem ajudar a decidir onde estudar…

Portugal:

Brasil:

O Game Tester ou Testador de Jogos é uma espécie de técnico de qualidade essencial na indústria dos videogames, como já percebeste. Portanto, não se trata apenas de saber muito de videojogos, mas também é preciso ter muita paciência e uma ótima capacidade de análise crítica. É este o caminho que queres seguir? Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top