Ator de Voz Original (Animação)

ator de voz principal animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

Se já assististe a um desenho animado, já deves ter percebido que as personagens movimentam a boca como se, de facto, estivessem a dizer aquelas palavras. Isso só é possível graças ao ator de voz original em animação (voice actor, em inglês).

Sem dúvida, quanto mais real nos parecer uma animação, mais engajamento conseguimos do público em geral. O trabalho não envolve apenas os desenhos, sendo que o áudio se mostra muito importante em qualquer produção de animação.

Os atores que dão “vida” às personagens animadas têm um papel central em qualquer produção de animação. Eles vivem a personagem, dão-lhe voz e personalidade.

Se esta é uma profissão que te interessa, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Ator de Voz Original (Animação)?

O ator de voz original, também chamado de voice actor, trabalha em animação e é o responsável por dar voz às personagens animadas (voice acting). Ao contrário do dobrador (dublador, no Brasil), ele insere as vozes ainda antes da animação estar concluída.

Este processo de gravação permite fazer com que as personagens movimentem a boca como se elas estivessem mesmo a pronunciar as palavras que estão a ser ditas (obviamente que no idioma original da animação).

Portanto, este ator vai participar da produção, seguindo as orientações do diretor de voz, o qual é responsável por escolher o elenco de atores para a animação e orienta a sua interpretação em cada uma das cenas.

Conhece também a profissão de Ator

Quais as suas funções

O ator para criação de voz original, como também pode ser chamado, tem como principal função dar voz a personagens animadas. É importante diferenciar, aqui, o trabalho deste ator do locutor. Enquanto o ator interpreta uma personagem, o locutor adiciona a voz noutras produções audiovisuais, como publicidades, por exemplo.

O dobrador (dublador) também desempenha uma função diferente do ator de voz original. Ele já trabalha com a animação pronta e deve “traduzir” a voz original, mantendo a interpretação, pausas, entre outros detalhes.

A voz original é essencial até para o trabalho do animador, pois vai ajudá-lo a criar a expressão corporal da animação. Sendo assim, este artista trabalha desde o início do processo criativo. A gravação das vozes é feita antes de ser feita a animação. Portanto, animadores e artistas de storyboard (storyboarder) usam-se dessas gravações para criar.

Como voz principal, terás liberdade para dar o teu cunho à animação e podes mesmo fazer algumas propostas e sugerir alterações.

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O ator de voz original encontra ainda muitas dificuldades no mercado de trabalho português e brasileiro. Isto deve-se à escassez de produções nacionais. Aposta-se muito mais na compra de animação estrangeira e na dobragem (dublagem) do que na produção, o que dificulta na hora de conseguir um trabalho para fazer a voz original.

Sendo assim, existem muito mais ofertas de trabalho para dobradores do que para atores de voz original. Ainda assim, não existem tantas vagas quanto aquelas que gostaríamos, mesmo para dobragem.

Infelizmente, a cultura e as artes em Portugal, assim como no Brasil, não têm os apoios necessários, o que se traduz em muito poucas produções, ou produções com baixos orçamentos.

Como consequência, além de poucas vagas, as condições de trabalho também não são muito boas. Não existe segurança, pois nunca sabemos quando somos chamados para fazer um trabalho, além de atuarmos como profissionais autónomos (o que acarreta maiores encargos fiscais).

Independentemente dessa questão, o ator de voz original pode trabalhar, também, noutro tipo de produções, como ator ou dobrador, por exemplo. Isso faz com que consiga abraçar a profissão de voz original, enquanto trabalha com o que gosta (quando surgir a oportunidade).

Como entrar na carreira de Ator de Voz Original (Animação)?

Para seguires a profissão de ator de voz original, então o ideal é que tenhas uma formação de interpretação. Um curso de teatro é essencial para poderes dar vida a qualquer personagem, seja ela no teatro, cinema, e até em animação.

Existem alguns cursos online específicos em voice acting, o que também pode ser vantajoso para seguires esta profissão. No entanto, estes cursos são ministrados em inglês. Portanto, deves ter bons conhecimentos de língua inglesa para entenderes o que o professor diz, mas também para te conseguires exprimir.

Experimenta ainda os nossos Testes para descobrires outras profissões que se enquadram na tua personalidade!

Onde estudar para Ator de Voz Original (Animação)?

Como dissemos, o ideal é que estudes na área do teatro/interpretação. Um curso na área vai dar-te ferramentas muito importantes para te tornares um bom profissional. Além disso, poderás também fazer um curso em voice acting.

Nós reunimos aqui algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Online:

Queres tornar-te um ator de voz original de referência no mercado? Então estuda bastante, procura evoluir sempre, pois vai valer a pena todo o esforço e dedicação. Nós desejamos-te muito sucesso ao longo da tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top