Gestor Executivo

Gestor Executivo

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Ciência Política Direito Economia Informática Línguas Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O gestor executivo, também chamado de diretor executivo, diretor geral ou CEO, é o grande “cérebro” de uma empresa. Todas as decisões são tomadas por ele e, quando a empresa é muto grande, é ele que define as principais estratégias a seguir, delegando outras funções aos gestores e diretores de cada departamento.

O diretor executivo pode, ou não, ser o dono do negócio, mas, na prática, ele é a figura máxima entre os funcionários da empresa.

Se és um apaixonado por finanças, economia, administração e negócios em geral, então esta pode ser uma profissão perfeita para ti.

Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de gestor executivo para poderes tomar uma decisão acertada.

Vens connosco?

O que faz um Gestor Executivo?

O gestor executivo, também chamado de diretor geral ou diretor executivo, é responsável por planear e dirigir todas as atividades da empresa. Por isso é que o chamamos do “cérebro” de qualquer organização. É ele que define o caminho que a empresa vai seguir e orienta todos os outros profissionais para que os objetivos sejam cumpridos.

O diretor executivo define as estratégias da empresa e reúne-se com os restantes gestores e diretores de departamentos para que estes estejam alinhados com as políticas da empresa, assim como estes trabalhem para alcançar os objetivos gerais da organização.

É ele que sabe e determina para onde a empresa vai seguir e qual o rumo a tomar. Ele revê todas as operações e processos da empresa, determina mudanças e avalia os resultados da empresa.

Como já foi dito, ele pode não ser o dono da empresa, mas é ele que determina o que se irá fazer, como se vai fazer, e o que a empresa deixará de fazer. Portanto, podemos dizer que é o grande líder de uma organização.

Não só analisa a empresa como um todo, como também cruza os resultados de todas as áreas e departamento, de forma que consiga identificar como está o negócio e o que será preciso mudar.

Assim, ele tem de analisar e avaliar indicadores financeiros, mas também indicadores ligados às atividades:

  • Comerciais
  • Marketing
  • Relacionamento (pós-venda e pós-entrega)
  • Entrega

Conhece também a profissão de Gerente Administrativo

Quais as suas funções

O gestor executivo é o grande responsável por planear e dirigir as atividades da empresa. Ele define as estratégias a serem seguidas, assim como determina o rumo que a empresa vai tomar.

Como podemos perceber, ele tem uma grande responsabilidade “às costas”. O sucesso, ou fracasso, da empresa está nas suas mãos e é ele que, em último caso, responde por isso.

A rotina de trabalho é muito corrida e envolve diferentes tarefas. Entre elas, podemos destacar, por exemplo:

  • Fazer orçamentos
  • Gerir orçamentos
  • Avaliar e acompanhar o desempenho da organização como um todo
  • Controlar despesas e custos
  • Garantir que os recursos da empresa estão a ser usados de forma eficiente
  • Participar de reuniões do conselho de administração, conferências, convenções, assim como encontros oficiais (nestas reuniões, ele assume o papel de representante da empresa)
  • Seleciona funcionários que irão preencher vagas em cargos superiores
  • Garantir o cumprimento da lei e dos regulamentos em vigor
  • Avaliar e acompanhar os indicadores da empresa
  • Avaliar o desempenho financeiro da empresa, assim como o seu desempenho comercial e produtivo
  • Perceber se os objetivos e as metas definidas estão a ser cumpridas
  • Reunir com os restantes gestores e diretores para perceber o que está a correr bem e o que está a correr mal, podendo determinar mudanças nos processos, objetivos e metas
  • Perceber oportunidades de negócio, assim como detetar riscos para a empresa

Saídas no Mercado de Trabalho

O gestor executivo, ou diretor executivo, atua em empresas de vários ramos do mercado. Ele é um grande conhecedor de administração e gestão e, por isso, é muito valorizado no mercado de trabalho.

Este cargo inclui, também:

  • Administração hospitalar
  • Presidência do conselho de administração
  • Governo do Banco de Portugal ou Banco do Brasil

Embora este seja um cargo muito importante, devemos dizer que poucos conseguem alcançar este posto. Só o melhor entre dezenas de melhores é que consegue esta colocação (excetuando os próprios donos da empresa). Portanto, se queres chegar ao topo da carreira, terás de te esforçar bastante ao longo da tua vida profissional.

Ainda não sabes se esta é a carreira certa para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Gestor Executivo?

Se queres seguir a profissão de gestor executivo, então tens de investir muito na tua formação académica. Existem várias opções de formação para este cargo, embora as principais sejam em:

  • Administração de empresas
  • Economia
  • Gestão Empresarial
  • Finanças

É fundamental que tenhas conhecimentos aprofundados de negócios e gestão de empresas. Afinal, não se pode correr o risco de colocar todo o negócio na mão de uma pessoa que não entenda o que fazer para um negócio ser gerido.

Além de um excelente currículo académico, deves mostrar ser uma pessoa responsável, disciplinada, persistente, com perfil analítico e com atenção aos detalhes. Também se valorizam características como a proatividade, pensamento lógico, objetividade e transparência.

É importante que demonstres, ainda, uma grande vontade de aprender e evoluir. O mercado está em constante mudança e evolução. Por isso, se queres ser um bom gestor, tens de acompanhar as tendências do mercado.

Como serás o representante da empresa, é importante que domines outros idiomas, principalmente o inglês.

Como dissemos, este é um cargo que poucos ocupam. Por isso, enganas-te se pensas que vais atuar como diretor executivo mal termines a faculdade. Terás de ganhar muito experiência na administração de empresas para conseguires alcançar este cargo.

Onde estudar para Gestor Executivo?

Como dissemos, para te tornares gestor executivo tens de fazer um curso de economia, administração, gestão empresarial ou similar. Por isso, nós reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

No entanto, não deixes de procurar outras soluções, pois pode existir alguma que se adeque melhor às tuas expectativas e aspirações.

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser gestor executivo de uma grande empresa? Então aplica-te bastante ao longo da tua carreira e não deixes de procurar sempre evoluir e melhorar os teus conhecimentos. Sabemos que este não vai ser um caminho fácil, mas com determinação vais conseguir tudo aquilo a que te propões. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top