Instrutor de Zumba

instrutor de zumba

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia

Idiomas:

Português

O instrutor de zumba é o profissional especializado em dar aulas de zumba para grupos de alunos interessados nesta atividade física. É uma profissão perfeita para pessoas ativas que gostam de exercício físico, mas não dispensam um “pezinho de dança”.

Se existe uma carreira divertida, essa carreira é a do professor de zumba. Sem dúvida, esta é uma atividade física que envolve muita alegria, o que torna a profissão bastante aliciante.

Poder liderar um grupo de pessoas num treino fantástico e ajudá-las a ficar em forma e a sentir-se bem consigo próprias não tem preço! Além disso, podes fazer tudo isto enquanto ouves as tuas músicas preferidas.

Gostavas de saber mais sobre esta carreira? Então continua a ler para aprenderes o que faz um instrutor de zumba, como é o seu dia a dia de trabalho, quais as possibilidades no mercado de trabalho e dicas para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que é Zumba e quais são os seus benefícios?

Zumba é uma forma incrivelmente divertida de fazer exercício e melhorar a saúde! É uma atividade física de alta energia, baseada na dança, que consiste em movimentos aeróbicos e música latina.

Este tipo de exercício cardiovascular pode queimar muitas calorias, ao mesmo tempo que permite construir músculo, tornando-o uma ótima forma de te manteres em forma.

Além disso, é muito fácil de aprender, até mesmo pelas pessoas que têm “dois pés esquerdos”. A verdade é que não é uma competição de dança. O foco está na diversão aliada ao exercício físico.

Um dos grandes atrativos desta atividade é que ela é feita em grupo, o que permite criar uma espécie de “camaradagem” entre todos os integrantes. Por isso, a aula de zumba pode tornar-se num momento comum, agradável e divertido para todos.

Instrutor de Fitness

Talvez te interesse conhecer também a profissão de Instrutor de Fitness

O que faz um Instrutor de Zumba?

O instrutor de zumba dá aulas de zumba a turmas de alunos que se interessam por esta atividade física. Ele desempenha um papel muito importante, pois é ele que mantém a turma motivada e energizada.

Ele não mostra apenas os passos de dança que os alunos têm de realizar. O instrutor guia os seus alunos e estimula-os a sair da sua zona de conforto, mas sempre respeitando os próprios limites.

Com o seu carisma e a uma música otimista e motivante, este profissional torna a aula numa atmosfera única e propícia para que todos se sintam felizes.

Com as suas instruções, cada um dos alunos pode ter a certeza que os movimentos que estão a fazer os ajudam a ficar em forma, ao mesmo passo que oferece uma experiência agradável e divertida.

Quais as suas funções

A principal função do instrutor de zumba é dar aulas de zumba para grupos de pessoas. Para que estas aulas sejam sempre memoráveis, o instrutor tem de planeá-las com antecedência. Assim, antes de “partir para a ação”, o instrutor tem de escolher as músicas (devem ser conhecidas da maior parte das pessoas, alegres e motivadoras).

Depois de escolher as músicas a serem usadas na aula, ele tem de criar as coreografias para cada uma delas, sempre com foco em transformar a dança num exercício aeróbico.

Durante a aula, este profissional tem de perceber as limitações do grupo. Por exemplo, se é uma turma em que temos um número grande de iniciantes, devemos adaptar as coreografias, tornando o esforço físico menor do que o idealmente pensado. Já se nos deparamos com uma turma de avançados, podemos elevar o patamar.

Como instrutor, tens de estar preparado para ensinar pessoas de todas as idades e níveis de habilidade a moverem-se com os sons de zumba.

Apesar de serem aulas de grupo, é fundamental que dês atenção personalizada e vibrações positivas a cada pessoa da tua turma, assegurando que ninguém fica para trás!

Instrutor de Yoga

Procuras uma profissão mais calma, mas ligada ao Desporto? Conhece a profissão de Instrutor de Yoga

Saídas no Mercado de Trabalho

As aulas de zumba tiveram um boom de procura há alguns anos e a partir daí que conquistou os corações das pessoas que procuram uma atividade física divertida e não convencional. Atualmente, quase todos os ginásios oferecem aulas de zumba aos seus sócios, precisamente pela grande procura.

Sendo assim, se queres arriscar numa carreira na área do desporto, esta pode ser uma oportunidade de aliares uma profissão que gostas a uma carreira de grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Além de ginásios, também podes encontrar boas oportunidades em academias, centros de fitness, escolas de dança, centros comunitários, e até em hotéis, resorts, navios de cruzeiro ou empresas que costumam fazer atividades para os seus funcionários e clientes.

Uma das vantagens desta profissão é que podes seguir uma carreira como profissional autónomo. Podes formar as tuas próprias turmas, dar aulas numa sala tua (ou alugada para o efeito) ou até pela internet.

Como entrar na carreira de Instrutor de Zumba?

Tornares-te um instrutor de zumba certificado pode ser uma viagem divertida e excitante. Para começares nesta carreira deves fazer uma formação em Educação Física (universitária ou profissional) e depois deves procurar uma formação específica para dares aulas de zumba.

Apesar da certificação ser muito importante, não podes deixar de lado algumas características que vão fazer de ti um profissional de excelência. Sem dúvida, se queres ser um instrutor de sucesso, tens de ser uma pessoa motivada, com paixão pela dança e pelo movimento, mas também uma pessoa apaixonada pelo convívio e ajuda ao próximo.

Onde estudar para Instrutor de Zumba?

Como dissemos, para seguires a profissão de instrutor de zumba tens de ter, antes de mais nada, uma formação em Educação Física/Desporto. Depois deves procurar uma especialização em zumba para que as tuas oportunidades no mercado de trabalho se multipliquem.

Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas opções que te podem interessar. Confere!

Portugal:

Brasil:

  • Graduação em Educação Física – USPUNICAMPUFMG
  • Treinamento para Instrutor de Zumba – Zumba

Se estás à procura de uma carreira divertida na área do fitness, então a profissão de instrutor de zumba pode ser o trabalho perfeito para ti! Procura um curso na área que te ofereça certificação e não desistas de lutar pelos teus sonhos. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *