Auditor de Segurança da Informação

auditor de segurança da informação

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Auditor de Segurança da Informação é o profissional que realiza auditorias de segurança, verificando a funcionalidade dos sistemas, assim como procurando e identificando vulnerabilidades e falhas de segurança que deixem os dados expostos a invasões de hackers.

Atualmente, as questões de segurança da informação são uma prioridade, não só para o governo e organizações estatais, como também para empresas privadas.

O aumento de casos de invasões dos sistemas informáticos de grandes empresas trouxe uma maior preocupação com a segurança do contexto tecnológico, até porque hoje armazenam-se todos os dados no sistema.

Assim sendo, torna-se primordial tornar os dados das organizações seguros e livres de invasões de hackers. A realização periódica de auditorias de segurança da informação é fundamental nesse sentido.

Se esta é uma área que te interessa, se gostas de informática e a questão da segurança da informação te apaixona, então estás no sítio certo.

Aqui vamos mostrar-te o que faz um Auditor de Segurança da Informação, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Auditor de Segurança da Informação?

O Auditor de Segurança da Informação é o profissional responsável por fazer as auditorias de segurança da informação em organizações (públicas e/ou privadas), garantindo a qualidade e eficiência dos sistemas digitais, mas também assegurando que as organizações dispõem de um software seguro.

Durante a auditoria, este profissional verifica a funcionalidade dos sistemas, enquanto identifica vulnerabilidades, falhas e instabilidades que possam deixar margem para invasões de hackers. Além disso, identificam-se erros de execução, assim como outros problemas do sistema, tornando os sistemas digitais mais eficientes.

Assim, o Auditor de Segurança da Informação tem várias responsabilidades durante uma auditoria, entre elas:

  • Assegurar que a organização se encontra em conformidade com as novas exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
  • Prevenir a invasões de hackers aos sistemas e o corrompimento de dados
  • Manter a segurança de ambiente de trabalho
  • Garantir uma melhor produtividade e desempenho da equipa
  • Atestar a confiabilidade da organização para clientes, stakeholders e colaboradores
  • Assegurar que o sistema operacional se encontra em conformidade com as normas legais e regulamentares

Quais as suas funções

O Auditor de Segurança da Informação tem como principal função realizar auditorias de segurança dentro das organizações, as quais têm como objetivo manter os sistemas digitais seguros e eficientes.

As auditorias de segurança da informação são feitas em várias etapas e o ideal é que sejam feitas com frequência e regularidade, assegurando que a organização se encontra em conformidade com as normas legais e regulamentares, de acordo com as novas exigências da LGPD, assim como segura quanto à invasão de hackers e corrompimento de dados importantes.

De entre as várias etapas de uma auditoria, destacam-se:

  • Análise do fluxo de operação
  • Verificação de pontos centrais de segurança
  • Emissão de um relatório analítico
  • Identificar e comunicar as áreas dos sistemas digitais que precisam de maior atenção e quais são os processos que estão sob maiores riscos
  • Avaliar a vulnerabilidade do sistema
  • Implementação ou melhoramento da política de proteção de sistema
  • Avaliar o potencial impacto financeiro na organização no caso de um ataque digital
  • Assegurar a proteção de dados dos utilizadores, evitando fuga de dados
  • Estabelecimento de diretrizes para proteger o sistema de ataques (criptografia de dados, restrição de acesso a utilizadores ou grupos, sistema de gestão de acesso com segurança de palavra-passe, entre outras)

É importante que o Auditor de Segurança da Informação entenda como os dados da organização são tratados, processados, transferidos e acedidos, antes de avaliar quaisquer falhas ou vulnerabilidades do sistema.

Além disso, é essencial que o profissional seja capaz de identificar como o sistema digital faz essas operações e em quais pontos pode ser melhorado e corrigido (infraestrutura de acessos e palavras-passe; gestão de sistemas de e-mail; sistema de backups; compliance; atualização de sistemas; políticas de privacidade; políticas de proteção).  

Conhece também as profissões de Administrador de Segurança da Informação e Consultor de Segurança da Informação

Saídas no Mercado de Trabalho

A questão da segurança da informação está cada vez mais em voga nos dias atuais, principalmente pelo aumento expressivo de ciberataques e roubos de dados confidenciais de empresas de grande porte, as quais têm sistemas de proteção muito bons e, ainda assim, falham.

Por isso, as empresas têm vindo a investir, cada vez mais, em auditorias de segurança da informação com o intuito de assegurar que os dados da sua empresa (e dos seus clientes também) estão protegidos.

Assim sendo, o Auditor de Segurança da Informação encontra um mercado de trabalho em crescimento e com bastante futuro, até porque é uma tendência que se marcará nas próximas décadas, com a digitalização cada vez mais presente no nosso quotidiano.

Desta forma, se queres seguir esta carreira, sabe, desde já, que vais encontrar boas oportunidades de emprego e uma grande hipótese de criares uma carreira de sucesso.

Poderás encontrar trabalho numa grande empresa, mas o mais provável é seres contratado por uma empresa especializada em segurança da informação, a qual é contratada pelas empresas para a realização de auditorias periódicas.

Em Portugal, podes inscrever-te no Centro Nacional de Cibersegurança, o qual está sempre à procura de especialistas nesta área.

Podes também atuar como profissional independente, oferecendo os teus serviços diretamente às empresas. A internet veio ajudar bastante na divulgação dos serviços por parte de profissionais freelancers. Portanto, se optares por uma carreira independente, não deixes de investir também em marketing digital.

Como entrar na carreira de Auditor de Segurança da Informação?

Para seguires a profissão de Auditor de Segurança da Informação em Portugal, tens de concluir uma formação superior em Tecnologia da Informação (TI). O ideal é que faças também uma especialização em Segurança Informática ou Segurança da Informação.

Para realizares a especialização, antes precisas ter feito o teu mestrado integrado em TI. Regra geral, a especialização em Segurança Informática tem a duração de 1 ano (2 semestres).

Também podes fazer um curso técnica, mas deves sempre optar por um curso que te ofereça os diplomas Certified Ethical Hacker e CompTIA Cybersecurity Analyst+, os quais são reconhecidos internacionalmente.

Para te tornares Auditor de Segurança da Informação no Brasil, tens de concluir a graduação em Ciências da Computação (tecnologia ou bacharelado), mas o ideal é que faças também a especialização ou pós-graduação em Segurança da informação.

Existe também a possibilidade de fazeres um curso de qualificação na área (geralmente tem uma carga horária que varia entre 200 e 400 horas).

Em Portugal, assim como no Brasil, é fundamental que tenhas conhecidos aprofundados em políticas e normas das ISSO/IEC 27000-series. Conhecimentos de Risco, Compliance, Governance e GDPR são, igualmente, fundamentais.

Onde estudar para Auditor de Segurança da Informação?

Como dissemos, ter uma especialização em Segurança da Informação é fundamental para quem quer seguir a carreira de Auditor de Segurança da Informação. Assim sendo, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar Auditor de Segurança da Informação? Então investe bastante na tua formação superior, na tua especialização, mas não deixes de procurar sempre manter-te atualizado nos teus conhecimentos, pois esta é uma área em constante atualização e modernização. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top