Operador de Máquinas de Lavandaria

Operador de Máquinas de Lavandaria

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O operador de máquinas de lavandaria é o profissional que trabalha em lavandarias e opera as máquinas de lavar, secar e lavar a seco. Ao contrário do lavadeiro e engomador de roupa, este operador não lava roupas à mão, mas tem de saber operar as diferentes máquinas de uma lavandaria.

Esta é uma profissão que exige muito em termos físicos. Embora não tenhas de carregar muito peso nem andar quilómetros durante o dia, a verdade é que ficar o dia todo em pé, a operar as máquinas e atender clientes, não é assim tão simples.

Apesar disso, esta é uma profissão excelente para aqueles que adoram conviver e lidar com o público. Também é perfeita para quem gosta de trabalhos manuais e de costura.

Se esse é o teu caso, então fica connosco! Vamos contar-te tudo sobre esta carreira neste artigo.

O que faz um Operador de Máquinas de Lavandaria?

O operador de máquinas de lavandaria, tal como o próprio nome indica, é o profissional que trabalha em lavandarias e é responsável por operar todas as máquinas existentes nesses espaços, como as máquinas de lavar, máquinas de secar, máquinas de lavar a seco, entre outras.

Na maior parte dos casos, este é um trabalho solitário, pois o operador fica responsável por todas as funções dentro de uma lavandaria (excetuando aquelas em que existe maior movimento). No entanto, como ele é responsável por atender os clientes, a solidão não é um problema.

Sem dúvida, ter boa comunicação é fundamental para quem quer seguir esta profissão. Não basta saber operar as máquinas, trabalhar com foco no cliente é, com toda a certeza, prioridade neste trabalho.

Além disso, é importante que este profissional seja organizado e metódico. Como são muitas peças de roupa e de muitos clientes, não podemos correr o risco de termos peças trocadas ou que os prazos de entrega não sejam cumpridos por uma falha na organização.

Quais as suas funções

O operador de máquinas de lavandaria tem como principal função operar as diferentes máquinas existentes numa lavandaria. Além disso, ele atende os clientes, recebe e prepara os diferentes pedidos.

O dia a dia pode ser muito corrido, principalmente em lavandarias de centros comerciais ou de grandes centros urbanos. A quantidade de clientes é muita e existem horas em que a afluência é ainda maior. Por isso, é comum que numa lavandaria estejam presentes vários operadores.

Nesse caso, é possível que estes profissionais tenham divisão de tarefas, por exemplo, um fica encarregue de fazer pequenas reparações, outro opera a máquina de lavar a roupa e de secar e outro opera a máquina de lavar a seco.

Mas se um operador estiver sozinho na lavandaria, ele é responsável por realizar todas as tarefas, entre elas:

  • Identificar as peças de roupa com o número do pedido
  • Separar as peças e ordená-las de acordo com o tecido, cor e o tratamento que é necessário
  • Colocar as peças nos recipientes apropriados
  • Remover e tratar manchas
  • Colocar as peças nas máquinas de lavar, secar e máquinas de lavar a seco
  • Passar a ferro ou operar máquinas para alisar e desembaraçar a roupa
  • Fazer pequenas reparações e arranjos nas peças de tecido
  • Embalar as peças a serem entregues
  • Pendurar as peças de roupa prontas para entrega

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de máquinas de lavandaria atua em lavandarias. As vagas de trabalho não são assim tantas, mas também não existem assim tantas pessoas a quererem seguir esta carreira. Por isso, se mostrares competências para o cargo, não será difícil encontrares uma boa oportunidade.

Existe, ainda, a possibilidade de abrires a tua própria lavandaria. No entanto, devemos alertar para o alto investimento inicial, pois o custo das máquinas é muito elevado. Mas, se tiveres capital e quiseres investir neste negócio, além de teres de saber trabalhar com todas as máquinas, também tens de ter conhecimentos sobre marketing e gestão de negócios.

Como entrar na carreira de Operador de Máquinas de Lavandaria?

Não precisas de nenhuma formação específica para te tornares operador de máquinas de lavandaria. No entanto, conhecer as bases do tratamento de tecidos é importante. Normalmente, quando começas a trabalhar, a própria empresa oferece essa formação inicial e poderás aprender ao longo da carreira com outros profissionais mais experientes.

Se quiseres abrir o teu próprio negócio, deves procurar formações que te permitam gerir uma empresa da melhor forma. Por isso, se queres realmente abrir uma lavandaria, um curso de administração, gestão de empresas ou similar, pode trazer-te muitas vantagens.

Onde estudar para Operador de Máquinas de Lavandaria?

Como dissemos, para seres operador de máquinas de lavandaria, não precisas ter um curso. No entanto, se a tua ideia é tornares-te empreendedor, é fundamental teres conhecimentos de gestão de negócios.

Por isso, deixamos-te aqui algumas formações interessantes.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de trabalhar como operador de máquinas de lavandaria, então não deixes de te esforçar e dedicar ao longo da tua carreira. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que sonhas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top