Duplo (Dublê)

Duplo (Dublê)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O duplo, ou dublê (no Brasil), é um profissional que substitui os atores em cena, sempre que esta exija alguma habilidade ou perícia física, ou quando o ator principal não quer fazer determinada ação (normalmente ações que envolvem algum risco).

Esta não é uma profissão fácil e só os mais audazes são capazes de abraçá-la de corpo e alma. A verdade é que existirão momentos de grande tensão e perigo, o que acaba por “afastar” algumas pessoas que até gostariam de fazer trabalhos como duplos.

No entanto, devemos dizer, desde já, que todas as ações são treinadas e tudo é feito de acordo com as regras de segurança impostas.

Para quem gosta de estar sempre ativo e de desafios constantes, então esta profissão pode encaixar-se na perfeição. Se esse é o teu caso, estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira.

Vamos?

O que faz um Duplo (Dublê)?

O Duplo (dublê) substitui o ator em determinadas cenas, principalmente aquelas que requerem uma habilidade ou perícia física. Em inglês, chamamos a este profissional de “stunt”. Esta palavra significa acrobacia, façanha, palavras estas que podem mesmo descrever o trabalho dos duplos.

Por exemplo, cenas de quedas, acidentes de carro e atropelamentos, costumam ser feitas por duplos, e não pelo ator.

Resumindo o trabalho deste profissional, ele realiza cenas de ação extrema, ou que envolvam situações perigosas. Para que o ator realizasse estas cenas, necessitaria de ter uma grande disciplina física, assim como um grande domínio emocional.

Sem dúvida, existem situações (mesmo quando encenadas) que não são fáceis de reproduzir. Além de um esforço físico muito grande, exigem que o profissional tenha capacidade para lidar com o stress e a pressão, envolvente em cenas de ação e de perigo.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O duplo tem como função substituir o ator em cenas que envolvem habilidades, perícias físicas, e que possam colocar o ator em risco.

Embora os duplos tenham uma formação muito rigorosa, para que saibam exatamente como agir nas diferentes situações, não podemos deixar de dizer que esta é uma profissão que tem o seu grau de risco.

Existem cenas que, por muitas regras de segurança que se adotem, existe sempre uma percentagem de risco. Portanto, qualquer pessoa que segue esta carreira, deve estar ciente dos perigos desta profissão.

A disciplina é, assim, a palavra de ordem no dia a dia deste profissional. Tudo deve ser feito com muito cuidado, atenção, e com o cumprimento de todas as regras de segurança.

A formação é constante, exatamente para garantir a segurança dos duplos. Não podemos esquecer-nos que a ferramenta de trabalho é o próprio corpo e, por isso, um duplo tem de ter um estilo de vida que respeite a saúde e o corpo.

Experimenta os nossos Testes para descobrires outras profissões que se enquadram na tua personalidade!

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, o mercado de duplos é muito pequeno. São poucas as pessoas que optam por seguir esta carreira, pois não é um trabalho fácil.

Em algumas produções realizadas no país, chamam-se duplos espanhóis para realizar determinadas cenas, pois não existem aqui profissionais suficientes, ou profissionais formados para o desempenho de determinadas cenas.

Embora não existam assim tantas pessoas a quererem seguir esta carreira, devemos dizer que não é um mercado com muitas ofertas de emprego. De facto, em Portugal não se realizam assim tantas produções nacionais e, portanto, a necessidade de duplos não é grande.

No Brasil, este é um cenário um pouco melhor. Também não existem muitas pessoas a procurarem esta carreira, mas a quantidade de produções audiovisuais é maior, o que oferece melhores oportunidades de trabalho.

Em ambos os casos, é comum que este profissional seja autónomo, ou seja, trabalhe como freelancer. Existe a possibilidade de trabalhar em exclusivo para uma produtora, mas essa é uma situação incomum.

Como entrar na carreira de Duplo (Dublê)?

Para seguires a profissão de duplo, tens de ter uma formação rigorosa numa escola ou empresa para duplos. Como dissemos, esta é uma carreira que envolve risco e devemos estar preparados para lidar com situações limite.

Como não podemos estar a colocar a nossa vida em risco, o treino e disciplina são fundamentais. Não é à toa que não se contratam duplos que não tenham uma formação específica.

Por isso, se queres realmente seguir esta carreira, tens mesmo de procurar uma escola ou empresa de duplos que ofereça uma formação. Além de te preparar para o trabalho, é uma excelente oportunidade para entrares no mercado de trabalho.

As produtoras procuram essas escolas/empresas de formação quando precisam de um duplo para a realização de uma cena. Sendo assim, esta formação é também um ponto de partida para começares a trabalhar o quanto antes.

Onde estudar para Duplo (Dublê)?

Como dissemos, para seguires esta profissão, tens de ter uma formação para duplo. Aqui, reunimos alguns cursos que te podem interessar. Dá uma vista de olhos e escolhe a instituição que responde às tuas expectativas.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de ser um duplo (dublê) de sucesso, então trabalha bastante para melhorares a cada dia. Lembra-te que o teu corpo é a tua ferramenta de trabalho e deves viver em respeito a ele. Não vai ser um caminho fácil, mas acredita que valerá a pena. Nós desejamos que consigas tudo aquilo que desejas.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top