Auditor

Auditor

O auditor faz uma análise às atividades de uma empresa ou de um estabelecimento para garantir que todas as ações são feitas de acordo com os objetivos dos gestores, e que as atividades são feitas com o máximo de eficácia.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma das profissões dentro da área da contabilidade, então, se queres seguir esta carreira, tens de ter talento com os números. O gosto pelas finanças e gestão de empresas deve estar presente em quem quer ser auditor.

Não é uma profissão fácil, mas é muito valorizada, ainda mais em alturas de crise e dificuldade económica das empresas. Sem dúvida, os auditores são muito importantes para ajudar os gestores das empresas a enfrentarem estas fases e a melhorarem as atividades da organização.

Se estás interessado em seguir esta carreira, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar com o pé direito. Vais saber o que faz este trabalhador, quais as funções que tem no dia a dia, como está o mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para ser auditor.

Não vamos perder mais tempo!

Vem connosco!

O que faz um Auditor?

O auditor faz uma análise e um exame às atividades da empresa ou estabelecimento comercial, com o intuito de garantir que tudo está de acordo com os objetivos dos gestores.

Se for preciso, ele pode alterar métodos de trabalho, substituir funcionários, ou trocá-los de posto, escolher novos colaboradores, dar formação aos funcionários, entre outras ações que permitam cumprir o plano traçado pela gestão.

Além disso, ele também:

  • Supervisiona e organiza os sistemas de informação contabilística
  • Analisa os registos contabilísticos
  • Assegura que todos os registos contabilísticos estão de acordo com as normas
  • Aconselha políticas contabilísticas e orçamentais
  • Desenvolve demonstrações financeiras
  • Prepara declarações fiscais
  • Dá aconselhamento fiscal
  • Faz inquéritos financeiros sempre que haja dúvidas ou suspeitas de fraude, em casos de insolvência e falência da empresa
  • Faz auditorias das contas, demonstrações financeiras, registos contabilísticos, assim como documentos contabilísticos
  • Certifica declarações financeiras
  • Aconselha os gestores no que diz respeito às finanças

Um bom auditor tem de ter uma grande estabilidade emocional, criatividade, humildade e integridade. Esta profissão exige uma grande seriedade e responsabilidade, mas também requer um grande “jogo de cintura”.

Além disso, os auditores têm de ter outra série de características pessoais, como, por exemplo:

  • Objetividade
  • Independência
  • Capacidade analítica
  • Respeito por ideias diferentes e opostas
  • Discrição
  • Boa comunicação
  • Expressão oral e escrita clara e correta
  • Facilidade e gosto em trabalhar em equipa
  • Ética
  • Respeito pelas normas da empresa

Quais as suas funções

O auditor tem um papel importante para garantir a credibilidade de todas as informações financeiras da empresa. Ele analisa as demonstrações financeiras e aconselha os gestores da melhor forma, para que os registos contabilísticos estejam de acordo com as normas e regras, mas também para melhorar o rendimento da empresa.

Além disso, ele é responsável por certificar se tudo está de acordo com as normas, e se não existem ações fraudulentas ou suspeitas.

Uma empresa que faça auditorias periódicas e constantes tem muito mais credibilidade no mercado, e perante os acionistas e investidores. Por isso é vantajoso para qualquer organização contratar estes serviços.

A principal função do auditor é fazer uma análise séria e precisa de todas as atividades contabilísticas da empresa. Caso encontre falhas, ele propõe ações que melhorem os resultados da empresa e corrijam esses erros.

Pode ter de fazer mudanças dentro dos quadros da empresa e até nos próprios métodos de trabalho. Para garantir que as suas sugestões são bem implementadas, ele pode dar formação aos profissionais, de forma a que os resultados estejam de acordo com o plano.

Saídas no Mercado de trabalho

O auditor pode trabalhar em vários setores, em empresas privadas e públicas. As multinacionais são das empresas que mais procuram o trabalho deste profissional, até por se tratar de uma empresa de dimensões muito grandes, que precisam de análises constantes, até porque os gestores têm de lidar com muitos processos.

Além disso, poderão trabalhar em empresas de auditoria externa. Estas são contratadas pelas empresas para fazer avaliações de tempos em tempos.

Pode trabalhar também como profissional independente, autónomo, prestando serviços temporários para empresas que não queiram contratar mais um trabalhador para os quadros da empresa.

Neste último caso, é importante já ter experiência. As empresas procuram sempre por pessoas que já tenham feito outros trabalhos. Assim, eles conseguem saber se fazes bem o teu trabalho e vão ficar mais confiantes.

Além disso, tens de ter atenção com os orçamentos que dás. Como trabalhador independente, terás de pagar mais impostos para as Finanças e para a Segurança Social. Então, quando fores cobrar pelos serviços, tens de pensar também nesses valores.

Como é fácil perceber, como freelancer vais cobrar mais caro. Por isso as empresas que têm possibilidades contratam para os quadros.

Como entrar na carreira de Auditor?

Para entrar na carreira de auditor é preciso ter formação em contabilidade. A licenciatura tem uma duração de 3 anos, mas o ideal é completar o mestrado, que são mais dois anos de estudos.

O estágio pode ser uma boa forma de entrar no mercado de trabalho. Muitas empresas de auditoria externa contratam os estagiários que se mostram bons profissionais e motivados para crescer na profissão. Assim como acontece noutras profissões, o estágio é o primeiro passo para começar a trabalhar.

Além de poderes ficar na empresa onde estagiaste, também podes incluir isso no teu currículo. Na hora de te candidatares vai ser uma vantagem.

Sem dúvida, a maioria dos auditores começa a trabalhar em empresas de auditoria externa. Depois de ganhar experiência, é possível encontrar um trabalho dentro de uma grande empresa, como auditor interno.

No Brasil, para entrar nesta carreira, precisa ter o bacharelado em Ciências Contábeis. Esta graduação tem uma duração de 4 anos.

São apenas 4 anos que vão fazer toda a diferença no futuro profissional! Então, não deixe de se inscrever no curso. Vai valer a pena!

Onde estudar Contabilidade e Auditoria?

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em tornar-te auditor, não deixes de investir nos teus estudos. Dedica-te durante o curso, porque esse é um esforço que vai valer muito a pena. Sabemos que muitos jovens ficam cansados de estudar. Afinal, são muItos anos agarrados aos livros. Existe aquele sentimento de querer começar a trabalhar logo, para ganhar dinheiro.

Mas os estudos podem mesmo fazer a diferença na vida. São uma oportunidade de crescer e de abrir portas no mercado de trabalho. Então, acredita! Estuda para seres um bom auditor. Com toda a certeza, vais conseguir tudo o que sempre sonhaste!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima